Velocidade de download baixa

  • 28 September 2010
  • 4 respostas
  • 958 visualizações

  • Estagiário Sénior
  • 116 respostas
Olá a todos, chamo-me Luís Baptista e aproveito para cumprimentar todos os demais participantes do fórum.

Os dados da minha ligação são os seguintes:

Tipo de DSL: G.992.5 annex A

Largura de banda (cima/baixo) : 1.021 / 16.383

Dados transferidos (enviados/recebidos) : 677,00 / 115,53

Alimentação de saída (cima/baixo) : 12,0 / 18,5

Atenuação de linha (cima/baixo) : 6,0 / 14,5

Margem SN (cima/baixo) : 13,5 / 14,0


Estou com um problema na velocidade de download que não chega sequer a 1Mb/s quando antes chegava aos 14 Mb/s à vontade. Já liguei para o SAC, veio um técnico cá a casa e o problema resolveu-se por uns momentos, mas agora voltou outra vez. A televisão e o telefone estão a funcionar sem problemas, consigo ver e gravar canais HD sem problema nenhum. Alguém faz ideia do que pode estar a afectar a velocidade de download?

Obrigado e cumprimentos,

Luís Baptista

4 respostas

O problema já está resolvido.

Cumprimentos,

Luís Baptista
O problema já está resolvido.

Cumprimentos,

Luís Baptista

Por curiosidade, como é que o problema ficou resolvido?
Por curiosidade, como é que o problema ficou resolvido?

Vou tentar explicar o que me disseram...

O técnico disse-me que, ao tentarem resolver um problema que eu tinha com o serviço VoIP, mudaram a minha ligação de Fast para Interleaved. Isso fez com que a minha linha ficasse a sincronizar apenas a 14 Mb/s e com péssimos valores de SNR (à volta de 9,5 em download, quando eu em Fast tinha 16383 kbps com 14 dB de SNR) e também com velocidade de download à volta de 1 Mb/s. Os técnicos que estiveram aqui em casa experimentaram mudar o router, actualizar o firmware mas nada disso deu resultado. Foi então que ligaram para Lisboa (eu estou na Madeira e todas as alterações de linha são feitas em Lisboa) e pediram para falar com a segunda linha que, pelo que eu percebi, é o último recurso quando não conseguem resolver o problema de outra forma. Não sei exactamente o que o técnico de Lisboa fez, mas o certo é que voltou tudo ao normal. Disseram-me que essas alterações ficam registadas num histórico para que mais tarde possam ser consultadas por outros técnicos, caso a avaria se repita.

Cumprimentos,

Luís Baptista
Perguntei precisamente para o caso de mais alguém vir a ter semelhante problema.

Obrigado pelo feedback, Luís!

Responder