Olá a todos, chamo-me Luís Baptista e aproveito para cumprimentar todos os demais participantes do fórum.
Os dados da minha ligação são os seguintes:
Tipo de DSL: G.992.5 annex A
Largura de banda (cima/baixo) : 1.021 / 16.383
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 677,00 / 115,53
Alimentação de saída (cima/baixo) : 12,0 / 18,5
Atenuação de linha (cima/baixo) : 6,0 / 14,5
Margem SN (cima/baixo) : 13,5 / 14,0
Estou com um problema na velocidade de download que não chega sequer a 1Mb/s quando antes chegava aos 14 Mb/s à vontade. Já liguei para o SAC, veio um técnico cá a casa e o problema resolveu-se por uns momentos, mas agora voltou outra vez. A televisão e o telefone estão a funcionar sem problemas, consigo ver e gravar canais HD sem problema nenhum. Alguém faz ideia do que pode estar a afectar a velocidade de download?
Obrigado e cumprimentos,
Luís Baptista
O problema já está resolvido.
Cumprimentos,
Luís Baptista
Cumprimentos,
Luís Baptista
O problema já está resolvido.
Cumprimentos,
Luís Baptista
Por curiosidade, como é que o problema ficou resolvido?
Cumprimentos,
Luís Baptista
Por curiosidade, como é que o problema ficou resolvido?
Por curiosidade, como é que o problema ficou resolvido?
Vou tentar explicar o que me disseram...
O técnico disse-me que, ao tentarem resolver um problema que eu tinha com o serviço VoIP, mudaram a minha ligação de Fast para Interleaved. Isso fez com que a minha linha ficasse a sincronizar apenas a 14 Mb/s e com péssimos valores de SNR (à volta de 9,5 em download, quando eu em Fast tinha 16383 kbps com 14 dB de SNR) e também com velocidade de download à volta de 1 Mb/s. Os técnicos que estiveram aqui em casa experimentaram mudar o router, actualizar o firmware mas nada disso deu resultado. Foi então que ligaram para Lisboa (eu estou na Madeira e todas as alterações de linha são feitas em Lisboa) e pediram para falar com a segunda linha que, pelo que eu percebi, é o último recurso quando não conseguem resolver o problema de outra forma. Não sei exactamente o que o técnico de Lisboa fez, mas o certo é que voltou tudo ao normal. Disseram-me que essas alterações ficam registadas num histórico para que mais tarde possam ser consultadas por outros técnicos, caso a avaria se repita.
Cumprimentos,
Luís Baptista
Vou tentar explicar o que me disseram...
O técnico disse-me que, ao tentarem resolver um problema que eu tinha com o serviço VoIP, mudaram a minha ligação de Fast para Interleaved. Isso fez com que a minha linha ficasse a sincronizar apenas a 14 Mb/s e com péssimos valores de SNR (à volta de 9,5 em download, quando eu em Fast tinha 16383 kbps com 14 dB de SNR) e também com velocidade de download à volta de 1 Mb/s. Os técnicos que estiveram aqui em casa experimentaram mudar o router, actualizar o firmware mas nada disso deu resultado. Foi então que ligaram para Lisboa (eu estou na Madeira e todas as alterações de linha são feitas em Lisboa) e pediram para falar com a segunda linha que, pelo que eu percebi, é o último recurso quando não conseguem resolver o problema de outra forma. Não sei exactamente o que o técnico de Lisboa fez, mas o certo é que voltou tudo ao normal. Disseram-me que essas alterações ficam registadas num histórico para que mais tarde possam ser consultadas por outros técnicos, caso a avaria se repita.
Cumprimentos,
Luís Baptista
Perguntei precisamente para o caso de mais alguém vir a ter semelhante problema.
Obrigado pelo feedback, Luís!
Obrigado pelo feedback, Luís!
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