Tutorial para usar outro router para gerir a internet

Tutorial para usar outro router para gerir a internet

Principiante Rennie
Principiante

Re: Tutorial para usar outro router para gerir a internet

@nmcota Boas

Essa pergunta já foi respondida muitas vezes. Piscadela do Smiley

O teu router tem o firmware 10.2.1.L e essa opção já não existe. Se tiveres MEO fibra, segue este guia: http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-firmware-10-2-1-L-mais-segundo-router-a-gerir-o-servi%C3%A...

A Meo vai supostamente lançar um firmware que permita fazer bridge na porta 4 do router, à semelhança daquilo que já acontece em outros ISPs. Pelo que percebo esse firmware está para breve (leia-se quando as galinhas tiverem dentes).

Relativamente ao guia, eu estou neste momento a usar o método 1 com um router TP link de 10€ (não havia dinheiro para mais) e funciona maravilhosamente. Apesar do meu router ter OpenWRT, não uso o método 3 simplesmente por causa da localização dos equipamentos e porcaria dos telefones.

Passo a contar a minha história. Na primeira semana após instalar meo fibra usei os computadores cá de casa ligados ao thomson e tinha demasiados problemas de download: não conseguia ver o twitch sem buffering de 5 em 5 segundos, era obrigado a diminuir a qualidade dos vídeos para medium, o download no speedtest nunca passava os 50mbps e os downloads que fazia por http / steam / uplay oscilavam MUITO entre os 4MB/s e os 6MB/s. Isto por CABO não por wireless. Por outras palavras tinha um download completamente instável.

Farto da situação, comprei o switch mais barato que encontrei para seguir o método 1 mas com um router TP-Link a gerir a internet. Diferença instantânea do dia para a noite, todos os problemas acabaram e passei a ter um download totalmente estável. Saco ficheiros a 12MB/s CONSTANTES seja por http ou sacando jogos pela steam / uplay e os testes que faço no speedtest ficam sempre entre 95 e 99mb/s. Até parece que passei de ADSL para Fibra com um simples switch. Tive de alternar várias vezes entre o meu router e o router da Meo para ter a certeza que não estava a sonhar. Completamente inaceitável que um ISP com os padrões de qualidade da Meo esteja a instalar routers neste estado lamentável na casa dos clientes. Devia ser considerado crime, a máquina de lavar dvee conseguir uma velocidade de download mais elevada.

Resumindo, o router da Meo é lixo para gerir a internet. Todas as pessoas que conheço com Meo Fibra tiveram os mesmos problemas antes de mudar de router.

Highlighted
Contribuinte Sénior frocha
Contribuinte Sénior

Solução para quem tenha apenas um cabo que chega à box meo e que tenha mais aparelhos, nessas imediações e que não tenha net devido ao Vlan atribuido a porta X (quem meteu os routers MEO no lixo Smiley feliz  - fácil e barato - sem cabos pendurados, colados na parede ou porque o tubo não suporta ou sea impossivel passar mais cabos, sem gastos em AP's ou Powerlines...

É um trabalho porquito mas resulta 5 estrelas para ligações de 10/100mbits (nas 1gig não dá porque usa-se os pares todos) e apenas temos que cravar 4 novas rj45 . - fazer de um cabo duas saidas  duas entradas - usando os mesmos pares numa ponta e depois na outra: por exemplo branco laranja, laranja e branco castanho, castanho (rj45 pins 1,2,3 e 6) e ligar ao router na porta destinada à box meo e a outra rj45 cravada com a mesma sequencia de cores e pontos e ligar a box.

os outros pares na mesma sequencia branco azul, azul e branco, verde e verde cravar na seq 1,2,3 e 6 no rj45 e repetir noutra ponta, e ligar ao router na porta 2 ou 3 .. e do outro lado junto a box, podem ligar um switch, ou directo à tv... bla bla

quem tenha tomadas - fazer 2 chicotes idênticos

Principiante a16318
Principiante

Olá bons dias,

tenho M5O em casa e - pelo que tenho visto - não sou a único a queixar-me da velocidade da internet, quer por cabo quer por wireless. Então decidi comprar um router Asus a ver se solucionava a questão. Comprei um Asus RT-AC51U ontem e segui à risca a configuração do site da Asus - com actualização automática do firware e tudo.

Acontece que não noto diferença absolutamente nenhuma nas velocidades: continuo a ter 40Mbps por wifi e por cabo lá chega aos 70Mbps, tanto na 2 como na 5 GHz.

Que poderei fazer? Alguma ajuda?

Principiante a16318
Principiante

a16318 escreveu:

Olá bons dias,

tenho M5O em casa e - pelo que tenho visto - não sou a único a queixar-me da velocidade da internet, quer por cabo quer por wireless. Então decidi comprar um router Asus a ver se solucionava a questão. Comprei um Asus RT-AC51U ontem e segui à risca a configuração do site da Asus - com actualização automática do firware e tudo.

Acontece que não noto diferença absolutamente nenhuma nas velocidades: continuo a ter 40Mbps por wifi e por cabo lá chega aos 70Mbps, tanto na 2 como na 5 GHz.

Que poderei fazer? Alguma ajuda?

Já tentei falar com a ASUS por twiter, mas não tem sido muito solicitos na ajuda.... fiquei na mesma Smiley triste

Novo Membro norim_13
Novo Membro

pmcatarino escreveu:

Utilizei IGMP-Proxy com as seguintes configurações: http://pastebin.com/SweR8tBW

Onde:

• eth4.12 = WAN
  • switch0 = Rede Interna

Todas as portas do switch (neste momento eth0, eth1, eth2) dão para ligar a box ou qualquer outro equipamento.

A porta eth4 está ligada ao ONT e a eth3 é dedicada ao VoIP (onde uso o Thomson como se fosse um adptador de VoIP).

E depois há umas regras de firewall para permitir o multicast, mas nada de complicado: http://pastebin.com/vX5Ewbvx

No caso do teu ERPoe‑5, julgo que podes configurar uma porta para WAN (eth0), outra para VOIP (eth1) e o switch para as boxes.

e obter uma configuração idêntica ao meu ERX.

Convém no entanto que tenhas alguma forma de IGMP Snooping no para previnir o flooding. Tanto quanto sei, o meu ERX não suporta (não sei se o ERPoe-5 suporta). No meu caso, os meus AP's são também da Ubiquiti e permitem IGMP Snooping, por isso não tenho problemas. Mas também podes resolver ligando um switch que suporte IGMP Snooping ao ERPoe-5 e ligas todos os equipamento a esse switch.

Qualquer dúvida, diz.

Desde já obrigado pelas configurações. Comprei um EdgerouterX Lite e funcionou tudo 100%. Pelo menos durante uns 3 ou 4 meses... Há uns dois dias, comecei a ter problemas na box... A imagem pára passados cerca de 5s ao ver tv em directo. Gravações funcionam sem qq problema. Penso que isto possa estar a acontecer por não ter qualquer IGMP Snooping (no entanto não percebo porque é que só agora é que este problema se começou a manifestar).

Se isto for realmente sintoma da falta do IGMP snooping, tenho então algumas dúvidas acerca de como a rede precisa de estar ligada. É-me suficiente ter um switch que suporte IGMP snooping ligado ao router, e depois todos os dispositivos ligados a esse switch, mesmo que existam outros switches pelo caminho? Pergunto isto pois tenho o router numa divisão, onde lhe ligaria o switch com snooping, e tenho a box noutra divisão, ligada a um 2º switch (sem IGMP snooping), que receberia ligação do 1º switch. A questão é então se este 2ª switch entre a box e o 1º switch (com IGMP snooping) não tem qualquer efeito, ou se a box teria de estar mesmo directamente ligada ao switch com IGMP snooping.

Muito obrigado.

Visitante Júnior eighteen
Visitante Júnior

Alguém usa um R7000 com a última versão do ASUS Xwrt e que tenha a um client openvpn configurado não teem problemas com o meo?

Desde que actualizei para a última versão que quando activo a vpn alguns serviços MEO como as gravações automáticas ou o vídeo clube que não lhes consigo aceder!
Principiante odrakir
Principiante

Bom dia, também adquiri um Edgerouter X recentemente mas não consigo fazer nada dele. Já configurei o interface de WAN com a VLAN 12, apanho IP da range 176.x.x.x, tenho conectividade do router para fora, mas dos interfaces para fora, não consigo fazer nada, nem um único ping...

PMCATARINO podes colocar a tua config do ERX (com devia censura), num pastebin?

Obrigado! 

Visitante Felizardo_j
Visitante

Boas

existe forma de gerir a internet do TG789vac v2 com router asus rt-ac51u 

apenas pretendia este último para a questão das vpns 

Contribuinte Sénior BrunoN
Contribuinte Sénior

Topico errado, corrigido

Novo Membro Efeitoaxe
Novo Membro

Boa noite, 

Eu tenho meo adsl, e ando aqui com umas duvidas.....

Tenho duas casas lado a lado e que utilizar uma meo box numa asa e só internet noutra, a resposta simples seria colocar o router da meo na casa que necessita de box para tv e passar cabo e ligar num router pela wan e voilá.....mas claro que eu não quero a soluçao simplesSmiley de língua.

Quero ligar o router asus na minha casa e ficar só a utilizar a internet deste, passar cabo para casa da minha avó ligar lá telefone, box tv e o router meo e passar cabo para minha casa.

Logo gostava de saber se estes metodos funcionam com meo adsl, tenho oTG787 SIP já com soft 10.2.1.L, ontem andei ali de roda ro rotuter asus que tenho (ac51u) consigo imagem uns segundos depois começa a encrencar e com falhas, ja liguei o IGMP e nada....igual....o que será que me anda a falhar ou quero fazer algo impossivel.

Obrigado desde já pela ajuda Smiley feliz.