Atribuir um IP estático a um dispositivo de rede local no router Meo

  • 29 November 2013
  • 17 respostas
  • 18710 visualizações

Reputação 6
  • Conselheiro Júnior
  • 1938 respostas
Este procedimento tem de ser efetuado através de Telnet com privilégios de rootuser.


 


Aceder ao router via telnet , ip 192.168.1.254.


 


Executar os seguintes comandos.


Exemplo O primeiro comando vai mostrar a lista de dispositivos .


Em seguida deveram substituir os “00:xx:xx:xx:xx:xx” pelo MAC Address do dispositivo que pretendem alterar, e o IP “ 192.168.1.100 ” pelo IP desejado


 


code:
dhcp server lease list

dhcp server lease delete clientid=00:xx:xx:xx:xx:xx

dhcp server lease add clientid=00:xx:xx:xx:xx:xx

pool=LAN_private addr=192.168.1.100

leasetime=0 saveall

 


 


 


reiniciar o dispositivo para o qual foi alterado o IP para este receber o novo IP.


Esta configuração é permanente e só irá desaparecer se for efectuado um reset ao router .


 


Nota!! Para quem não sabe qual o username e password do rootuser, pode ver aqui como criar um . http://www.meoforum.com/meo-fibra/meo-fibra-internet/4179-como-criar-um-rootuser-aceder-telnet-firmware-10-2-1-d

17 respostas

Reputação 5
Excelente tutorial! Vai ser certamente útil a muita gente 😉
Reputação 6
Crachá +10
Boa xptopt! Já uma ou 2 vezes andei à procura disso na interface telnet, superficialmente, não achei, deixei de lado por falta de vagar e não ter extrema importância. Mas tinha isso com os Asus, o DHCP manual por lista de MACs, e dava muito jeito!

O router da MEO salva efectivamente esses endereços, de modo permanente ou se se desligar, ou reiniciar, perde e volta a disparar um automático aleatoriamente?
Reputação 6
Boas,

Fica permanente, só desaparece em caso de reset ao router.
Crachá +5
Boas

Ja agora isto serve para que? Tem alguma coisa haver como DMZ?

Cumpz
Reputação 6
Boas,
Serve para o caso de estares com algum conflito de IP e para poderes atribuir o IP que quiseres aos dispositivos ligados ao router .
Reputação 6
Crachá +10
Boas

Ja agora isto serve para que? Tem alguma coisa haver como DMZ?

Cumpz

Não tem nada a ver com DMZs...

Muito útil para quem tem uma rede LAN caseira, com DHCP activo e vários dispositivos de utilidade não móvel (ex: desktop pc), nos quais são efectuadas operações frequentes de limpeza/restauro de sistema, ou até mesmo por outras razões. Configura-se uma única vez o router (servidor) com a lista DHCP desejada de IPs reservados, e nos dispositivos (clientes), em que pretendemos IP fixo, deixa de ser necessária a configuração manual consecutiva, permitindo a estes estarem sempre devidamente organizados e identificados na LAN, sem grande maçada. Nada de transcendente, nada de imprescindível para a maioria. Mas, dá jeito com certeza.
Bom dia,

Já executei os passos aqui descritos mas não consigo atribuir um ip fixo.

Falha sempre na parte 

code:
pool=LAN_private addr=192.168.1.100
this invalid pool.

 

Não é possível fazer direto no router?

 
Reputação 1
Qual é o router em questão?


E qual é exactamente a mensagem de erro?


Se puderes coloca um printscreen e tapa só os dados privados (mac e login se for visível).
O technicolor


o print está em anexo
Reputação 6
Boas @@fpinho


 


O user que estas a usar não tem permissões para fazer isso.


Experimenta o.


User- sumeo


Pass - bfd,10ng


Se também não permitir tem mesmo de ser com root user .
Ok, Obrigado,


Vou experimentar quando chegar a casa.
Boa tarde,


Só consegui experimentar agora.


E dá exactamente o mesmo erro.


Qual é o user de root?


 


Cumprimentos,


Filipe Pinho
Reputação 6
Boas @@fpinho


 


Vê aqui para o firmware 102.1.1D


https://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Como-criar-um-RootUser-para-aceder-a-telnet-no-firmware-10-2-1-D/m-p/23325#U23325


 


E aqui para o firmware 10.2.1.L


https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-restaurar-acessos-RootUser-e-permiss%C3%B5es-num-router-TG784n/td-p/68474
Obrigado pelas respostas, mas isto não tem jeito nenhum, eu so quero poder usar um ip fixo num dos pc's,  eles não dão permissoes para isso?


Se ligar para o apoio tecnico eles nao fazem as alteracoes?


 


O mais facil é colocar o meu router e usar o meu em vez do da MEO


 


Obrigado
Boa tarde!

E através da interface gráfica com o utilizador sumeo não é possivel fazer essa atribuição?

Estou com um problema numa impressora por wifi à qual quero atribuir sempre o mesmo IP e não tive sucesso...

Só mesmo por telnet?

Se for o caso onde diz: 

code:
pool=LAN_private addr=192.168.1.100
pode ficar

code:
pool=ImpressoraHP addr=xpto ?
Obrigado,

 

Eunito.
Up!
Alguém me pode ajudar? Não consigo atribuir um ip estatico a uma impressora Wi-Fi...
Sem recurso ao Telnet não é mesmo possível?
Boas

 

Será que posso atribuir ip fixo à box para desligar o dhcp do router meo? Tenho outro router ligado antes do da meo. 

Responder