PT Bloqueia Porta 5060!!!

  • 15 October 2010
  • 48 respostas
  • 2007 visualizações

A PT com o novo firmware está a bloquear a porta 5060 o que faz com que quem utiliza Asterisk em casa deixe de conseguir conectar-se a outros serviços VOIP que tenham essa porta (que são quase todos)! Com a firmware antiga tal não acontecia porque ao desligar o VOIP do router este libertava a porta, agora nem isso faz e pela conversa com o Suporte, a PT explicitamente pediu para assim ser!

Mais alguém com este problema?



Já existe solução. Fazer telnet ao router e correr este comando:

connection unbind application=SIP port=5060

48 respostas

Crachá +7
Engraçados, estes tipos da PT.
A Internet costumava ser livre, pretérito imperfeito.
Hoje em dia, a Internet é o que os operadores querem que ela seja.
Qualquer dia só podemos navegar nos sites que lhes apetecer, ou só nos que tenham publicidade do operador.
É uma tristeza...
Reputação 6
Crachá +22
Engraçados, estes tipos da PT.
A Internet costumava ser livre, pretérito imperfeito.
Hoje em dia, a Internet é o que os operadores querem que ela seja.
Qualquer dia só podemos navegar nos sites que lhes apetecer, ou só nos que tenham publicidade do operador.
É uma tristeza...

O Porto 5060 não influencia em nada o funcionamento da Internet ou o acesso a determinados sites.
O Porto 5060 é comummente usado para VoIP.
Crachá +7
Sim, é verdade que as páginas web estão normalmente acessíveis nas portas 80 e 443.
E também é verdade que a porta 5060 não é utilizada para navegação web.
Mas, GreenHead, será que a Internet é apenas navegação web?
O meu último parágrafo foi apenas uma ironia do que poderá ser um futuro próximo e não uma relação directa com os parágrafos anteriores.
Que tal se a partir de amanhã a PT cortar a porta 23 de telnet (sinceramente que se lixe), ou a porta 22 de SSH ou a porta 21 de FTP ou a porta 119 de NNTP, etc...
A Internet é muito mais que simples navegação web e ao barrar tráfego de certos portos os operadores só vão fazer da Internet um lugar muito pior e só se vão antagonizar com os clientes.
"Olhe, tome lá as chaves do seu novo carrinho. Mas já sabe, só pode andar em auto-estradas da Brisa, o carro nas auto-estradas do Atlântico pára."
Seria ridículo, não?
O Porto 5060 não influencia em nada o funcionamento da Internet ou o acesso a determinados sites.
O Porto 5060 é comummente usado para VoIP.

Deduzo pela tua resposta que concordas então com estas restrições que paulatinamente se parecem querer implementar?

É que eu realmente fico revoltado que nos limitem seja no que for quando pagamos para ter um serviço, mas ainda mais me entristece é ver as pessoas aceitarem de animo leve e até concordarem com estas acções impositivas pela parte dos operadores (lembrando o tempo da outra senhora onde tínhamos de fazer aquilo que nos impunham).

Colegas, sejam Meo, Zon, Cabovisão ou lá quem for, se nos retiram a liberdade (e não estou a falar de libertinagem!) de poder-mos usufruir do serviço que pagamos para o utilizar-mos como melhor nos convier então temos o dever de reclamar e exigir aquilo a que temos direito.

Ponho o meu exemplo. Eu antes de me ter sido oferecido as 24h de chamadas nacionais, apenas as tinha diariamente das 21H às 09H, resolvi então utilizar o VOIP para colmatar a situação e procurar assim ter uma factura mais reduzida ao final do mês (porque é disso que se trata, POUPAR no orçamento familiar cada vez mais fragilizado por tudo aquilo que nós sabemos!). Hoje em dia apenas o utilizo em esporádicas chamadas para o estrangeiro, mas o certo é que me continua a ser útil. Agora um belo dia actualizam-me o firmware e pumba fico sem o poder utilizar, como é que fico? Lá muito feliz não será certamente e vou precisamente ver a "coisa" como uma injustiça e total abuso pela parte do operador.

Por tudo o que expliquei, não posso concordar, com o que me pareceu ser uma conformidade da tua parte. 😕

POdias explicar-me melhor o teu ponto de vista?

Obrigado! 🆒
Reputação 6
Crachá +22
Nunca disse que concordava com essa medida 😉
Pronto assim já fiquei mais esclarecido! 😛
Crachá +7
Nunca disse que concordava com essa medida ;)

Hmmm, então não percebi muito bem a tua penúltima intervenção.
Reputação 6
Crachá +22
Hmmm, então não percebi muito bem a tua penúltima intervenção.

Como tu começaste a falar da Internet e da liberdade de navegação, só quis esclarecer que o único constrangimento do bloqueio desse porto é o VoIP, caso houvesse alguém que não soubesse.
Da última vez que perguntei se bloqueavam portas a resposta foi: Não.

WP
Sé bloqueassem essas portas muita gente que tenha servidores iram ter a vida difícil,por não acho façam isso pois iria ser mau para o negocio da meo. pois muita gente iria abandonar o serviço com justa causa
Crachá +7
Como tu começaste a falar da Internet e da liberdade de navegação, só quis esclarecer que o único constrangimento do bloqueio desse porto é o VoIP, caso houvesse alguém que não soubesse.

Tudo tem um começo.
Hoje bloqueiam portas de VoIP.
Amanhã bloqueiam IPs/sites. ;)

Da última vez que perguntei se bloqueavam portas a resposta foi: Não.


A quem perguntaste, WP?
Ao pessoal do 16200?
Reputação 7
Crachá +23
...infelizmente essa porta é para ficar bloqueada...por enkanto nao ha nada a fazer...
A quem perguntaste, WP?
Ao pessoal do 16200?

Não, foi mesmo do apoio técnico fibra. No entanto também não deixa de ser verdade que não me referia a "portas Voip".

WP
Crachá +7
Portas são portas.
Podes passar SIP em cima de outras portas sem ser a 5060.
Mas isso obriga a que o teu TISP te forneça acesso noutra porta sem ser a 5060.
Claro que se barrassem portas como as 80, 21, 443, etc, dava logo barraca.
Mas como estão a barrar a porta que vulgarmente é usada por SIP...
A verdade é que isto não é forma de tratarem os clientes.
Eu vou ler cuidadosamente as condições do meu contrato e depois decido o que fazer.
Reputação 7
Crachá +23
a PT alega ke por causa da nova plataforma voip (IMS) poderá existir alguns conflitos com os outros voip's...por isso fecharam essa porta...
Crachá +7
Bullshit.
Sabem que se usamos o port 5060 é porque temos outros operadores SIP.
Se temos outros operadores SIP, é porque queremos fazer chamadas sem pagar para os destinos que a PT nos cobra.
Eu diria que essas medidas até são prejudiciais ao mercado das comunicações livres e até podiam dar uma grande barraca nos jornais.
Na realidade o que a PT está a fazer, é a limitar a liberdade dos seus clientes e isso na TVI dá logo um festim no jornal da noite.
Isto, se de facto é mesmo verdade que barraram o port 5060.
O port pode estar inacessível devido a um qualquer erro na última actualização de firmware...
O port pode estar inacessível devido a um qualquer erro na última actualização de firmware...

Não me admirava nada...

WP
isso de bloquearem a porta por causa disso é "bullshit"... mas existem soluções para contornar isso... uma delas é entrar com Root!
Bom dia!

Tenho o mesmo problema. deixei de conseguir fazer o registo do meu operador voip (justvoip) existe alguma solução ou será melhor ir para a zon 😞
Crachá +7
isso de bloquearem a porta por causa disso é "bullshit"... mas existem soluções para contornar isso... uma delas é entrar com Root!

Qual root, Dluis?
Não me parece que os nossos routers tenham um login root.
Já encontrei uma solução para o problema. Basta fazer telnet ao router e correr este comando:

connection unbind application=SIP port=5060

E a porta volta a ficar disponível.
Que versão de firmware tens no router?
Informações

Nome do produto: TG784

Versão do Software: 8.4.2.Q
Informações

Nome do produto: TG784

Versão do Software: 8.4.2.Q

Boas,

o telnet não está bloqueado nesta versão de firmware?

É que no meu parece estar... :(

Cumprimentos
Crachá +7
Boas,

o telnet não está bloqueado nesta versão de firmware?

É que no meu parece estar... :(

Cumprimentos

Com esse firmware, consigo fazer telnet com administrator e com microuser.
Terá de ser outra coisa.

Responder