Configs VOIP MEO Fibra (TG784) - Núm. não nómada +3512x

Membro maia
Membro

Boas!

Depois de muito ler aqui no forum (e não só), mantenho algumas dúvidas relativamente ao VOIP MEO Fibra.

Pretendia desligar o VOIP no TG784 (10.2.1.D com RootUser) e passar a usar um hardphone IP tipo Cisco, Yealink ou Gigaset. Não queria adquirir uns poucos de terminais IP destes (para fazer uma rede interna) e descobrir que não os consigo usar!!

Algumas questões:

- É possível configurar estes aparelhos com o VOIP do número do MEO, ou seja, +3512x? Neste momento não estou interessado nos números nómadas, a prioridade é colocar o +3512x a funcionar!

- Aparentemente o que tenho aqui configurado é IMS (proxy.ims.iptv.telecom.pt:5070). Li que há dificuldades em registar outros terminais que não o TG784. É verdade?

- Como descobrir a pass do VOIP? A instalação é de 2010 e os técnicos não deixaram a password. Já tentei através do Inspect Element, Page Source, fazer apply nas configs e pedir ao FF para a guardar e ir ao gerenciador de passwords para a ver... em todos os sítios a pass apresenta-se como sendo constituída apenas por asteriscos.

- Já tentei instalar um softphone (x-lite) mas nunca me consegui registar (Erro 500). Resta saber se coloquei bem as configs ou não, mas o problema deve advir da password (não é a mesma do acesso PPPoE já agora).

- O que dizer da porta 5060? A PT bloqueia o acesso à porta 5060 a qualquer dispositivo que não o TG784? Já vi que se consegue desbloquear isso através de Telnet/CLI se for preciso.

Outra pergunta mais teórica: existe alguma coisa no contrato que implique a utilização dos dispositivos fornecidos por eles? Não que os contacte frequentemente, mas fico com a sensação que eles não dão os dados de configuração, de rigorosamente nada. Antigamente os dados eram todos fornecidos aos clientes e cada qual comprava o que quisesse. Para além do número de telefone, do user e pass PPPoE e a chave do wireless não deixam mais infos nenhumas! Qual é o inconveniente, para eles, de eu, como cliente final, usar um router de qualidade e possuir uma rede interna telefónica/central (que é possivel fazer com os Gigaset DECT analógicos fornecidos por eles!!)?

Obrigado desde já :great:
16 RESPOSTAS
Membro elPDO
Membro

Re: Configs VOIP MEO Fibra (TG784) - Núm. não nómada +3512x

faz downgrade do firmware e já consegues sacar a password. ou então tenta capturar os pacotes que saem pelo interface wan
Visitante Sénior Blue Zee
Visitante Sénior

Tanto quanto sei o telefone tem que ser configurado remotamente.
Moderador
Moderador

Esquece configurar o voip noutro router... a configuraçao do voip é remota e nem quem faz a configuraçao tem acesso a pass do voip...por motivos de segurança... e sim será obrigatorio ter os equipamentos da PT a funcionar se queres ter o serviço estavel...bem é possivel fazer algumas alteraçoes por iniciativa propria de mts utilizadores e ainda bem... mas voip e tv tem mesmo de ser pelo router fornecido mas a net ja pode ser controlada por outro router...mas nada isso é oficial...claro...
Novo Membro VoipX
Novo Membro

Realmente se é isso que estão a fazer é mais uma demonstração de falta de seriedade, se o cliente paga o serviço não tem nada que esconder partes do serviço, se quero outro equipamento é problema do cliente não da PT. Quero a Password caso contrário vou usar outro operador voip e não gasto nem dinheiro nenhum atraves da PT ou então cancelar o serviço fibra.

Principiante john3voltas
Principiante

Concordo quase inteiramente com a tua observação.

Só 1 observação: se optares por outro operador VoIP possivelmente irás pagar um serviço extra porque não dá para pedir à PT para ele descontarem o valor do telefone.

Quer dizer, pelo menos nos clientes de internet+telefone não dá, talvez dê nos clientes de internet+tv+telefone.

Já agora, que outro operador VoIP te daría um número geográfico (p.ex: 21 ou 22)?

Cumps

Principiante roamer
Principiante

Claro que há vários operadores que entregam os números geográficos diretamente num trunk voip!!

Já migrei 10 DDI para VOIP e funciona muito melhor do que qunaod era pela PT!

Principiante john3voltas
Principiante

Amigo, o tópico tem 2 anos e 3 meses. Mas vá, vamos lá a desenterrá-lo.

Já migrou 10 DDI's para VoIP? Excelente. Olhe, eu já devo ter migrado uns 800 DDI's em centrais de clientes de TDM para VoIP.

Mas a questão de fundo mantém-se:

- não dá para pedir à PT para descontar o valor do telefone no serviço, eles continuam sempre a cobrar o número geográfico mesmo que não o usemos.

- não há nenhum service provider (pelo menos que eu conheça) que forneça números geográficos de borla, tenho sempre de o pagar ou então subscrever um pacote de comunicações VoIP em que já venha incluído um (ou mais) número geográfico.

Ou seja, posso ganhar em não ter de usar o router que a PT me coloca em casa e optar por usar um equipamento melhor ou mais adaptado às minhas necessidades do que a trampa do Thomson que costumavam meter, mas a brincadeira vai sair-me cara.

Contribuinte fpacheco
Contribuinte

Alguma alteração? já existe alguma maneira?

Principiante roamer
Principiante

Embora este tópico seja antigo aqui vai uma atualização:

Há efetivamente operadores Voip que cobram 5€ ou 10€ pelo números geográficos convertidos em chamadas. Há operadores que não cobram nada desde que as comunicações sejam feitas por lá (e são uma pechincha).

Boa comunicações.