Sem som por RF

Sem som por RF

Contribuinte Sénior BARRAS
Contribuinte Sénior

Re: Sem som por RF

@Ricardo27

Obrigado pela sua resposta.

Já fui ver às definições da minha Panasonic e não tive sorte. Também já confirmei junto da marca e o firmware que tenho já é o mais recente.

Parece que é mesmo uma questao de codec, pois tenho muito boa imagem (em alguns canais) ao sintonizar por DVB-T. Só falta mesmo é o som!!!

Segundo andei a ver, será que terei que adquirir algum tipo de descodificador/conversor externo que comtemple o codec em causa?

Ricardo27
Consultor Júnior

Estive a ver e no meu caso é nas configurações - definição HDMI Auto - HDMI1 - Modo 1 (estava em modo 2 e não dava som nenhum).

Contribuinte Sénior

@Ricardo27

Obrigado pela dica. Logo vou ver se na minha tv tenho essa opçao(menu) e se é desta que consigo ter som. 

Contribuinte Sénior

@Ricardo27

Boa noite.

Infelizmente não encontro essa opção na minha TV Panasonic de 2009-2010.

Uma coisa que noto é que quando sintonizo os canais em DVB-T alguns têm boa qualidade, outros não e crasham, mas nenhum dá som e ás vezes ouve-se um "estalido" nas colunas. So consigo ter som nos canais analógicos, que têm fraca qualidade e ainda mais num plasma de 50'' em que se nota tudo. Quanto ao DVB-T, pode-se ver pelas imagens que a "qualidade do sinal" é muito baixa (neste canal, mas repete-se em alguns outros), no entanto por outro lado também tenho canais que em termos de imagem tenho o sinal quase no máximo. Se fosse problema da fibra, não se iria reflectir em todos os canais?

IMG_20181007_002604.jpgIMG_20181007_002628.jpg

Contribuinte Sénior

@Ricardo27

RESOLVIDO!!!

Já consigo ter imagem com força máxima e qualidade 9-10 (máximo). Qual era a questão: Apesar de já não estar a usar a antena exterior da casa (aliás já não a tenho fisicamente à mais de um ano), o cabo que vinha da antena e passava por um amplificador de sinal, (IN) ainda tinha 2 cabos (OUT), que estavam a injetar sinal, ou neste caso a criar interferência (ruido) com o sinal da fibra injetado pleo ONT na rede coaxial. Dito de outra forma , tinha 2 sinais na mesma rede coaxial (1 da antena) e outro injetado pela fibra (ONT). O que fiz foi desativar os cabos que vinham da antena e deixar o sinal da fibra circular "livremente" na rede coaxial. Depois de nova sintonização apareceram finalmente todos os canais previsto (DVB-T + radio). Quanto ao problema do som, tive que comprar um recetor DVB-T2 externo por causa da descodificação do codec AAC de áudio, que a minha TV nao faz porque é antiga.