Pergunta

Sem som por RF

  • 10 May 2018
  • 16 respostas
  • 6087 visualizações

Reputação 2
Crachá +9
  • Dinamizador Júnior
  • 104 respostas
Boas


Como tenho uma TV nova, levei a que foi substituida para o quartos e liguei-a directamente por RF, portanto sem box.


Consigo sintonizar 123 canais digitais + uns 50 e tal analógicos.


O que acontece é que consigo imagem excelente nos canais digitais contudo não tenho som.


Só consigo ter som com os canais analógicos, mas estes têm uma péssima imagem.


Qual será o problema?


Já tentei sitonizar escolhendo diversos países (Portugal, Espanha, Itália e França) e o resultado é sempre o mesmo, à excepção da organização dos canais que é diferente.


 Obrigado

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

16 respostas

Reputação 2
Crachá +9
Olá,


 


Sugiro, caso não o tenha feito, que verifique como está as definições de audio da TV. (cabo não deverá ser dado que o coaxial são dois contactos e a falha de um ou outro causaria perca de qualidade da imagem). 




Poderá ser o ont equipamento. Eu reiniciava, só desligar e voltar a ligar.  
Reputação 2
Crachá +9
obrigado.


Reiniciei o router neste momento e nada.


Eu tenho som nos canais analógios mas nos digitais não.


Poderá ser incompatibilidade de codec na TV?


 


Estive a confirmar as especificações da TV que são como se segue:


 


Televisão Digital


  • DVB-T MPEG4*
  • DVB-C MPEG4*
 


Formatos de reprodução


  • MP3
  • LPCM
  • WMA v2 até v9.2
  • Fotografias.jpg
  • MPEG1
  • MPEG2
  • MPEG4
  • AVI
  • H.264/MPEG-4 AVC
  • MPEG-Progam-stream PAL
  • WMV9/VC1
 
Reputação 2
Crachá +9
Olá, 


 


Era o ONT é o equipamento antes do router, caso aplicável claro. É onde entra a fibra na sua casa que é de onde sai o coaxial. (mas eventualmente poderá não ser essa a situação) dado que ouve som pelo analógio e não pelos canais digitais. 


 


Já agora, qual é a marca modelo da sua televisão? 


 


 
Reputação 2
Crachá +9
Eu tenho o fibergateway.


 
Reputação 2
Crachá +9
Já obtive a resposta do suporte da marca da minha TV e era o que suspeitava, i.e., incompatibilidade de codec.


É pena que não façam actualização....


 


"Obrigado por entrar em contato connosco. No que diz respeito à sua consulta gostaríamos de fornecer a seguinte informação.
Com o ultimo Software Update da MEO, o codec de audio que a MEO optou foi o codec AAC e a sua tv só vem com o codec AC3 (tv de 2009) e por isso não tem acesso a audio nos canais digitais, sendo uma tv com 8 ou 9 anos(data de fabrico) a placa de audio não está preparada para esse codec... 
pode sempre comprar um DVB-T externo ( Mpeg-4 com audio AAC) para evitar ter que alugar uma BOX da MEO..."
Reputação 2
 


Bom dia. Migrei para fibra esta semana e aparentemente estou com o mesmo problema que o seu quanto ao som. A minha TV é de 2009 (Plasma Panasonic G10), montes de codecs, mas sem o AAC à data da mesma.


Pode dizer-me como resolveu o seu problema (evitando a substituição da TV, claro).


 


Muito obrigado


Cumprimentos;
Reputação 2
Crachá +9
Boas,


Estou a usar uma Android TV Box nessa TV até comprar uma Tv nova, que não deve ser tão depressa pois esta minha TV tem de facto uma imagem muito boa.


Na android box uso a app Meo Go entre muitas outras.


Agora não sei até que ponto é que o problema não é da MEO pelo facto de não disponibilizar um serviço que seja compativel com qualquer TV.


Cumps


 
Reputação 7
Crachá +24
Há cerca de 2 anos tive o mesmo problema quando passei da nossa box antiga para uma mais recente. Os técnicos ligaram tudo e dava tudo, mas através da box estava sem som. Canais analógicos e canais via antena parabólica estavam a funcionar correctamente com som. Técnicos até trocaram a box por outra, para despistar que a box tivesse alguma anomalia, mas continuava sem som.
Então tive que ir às definições de som da TV (também uma Panasonic, mas de 2015) e tentei alterar lá as coisas, até que, já não me lembro bem em que sub-pasta, estava uma definição em Modo 1 (não dizia mais nada), alterei para Modo 2 e o som voltou.
Tente algo nesse sentido.
Reputação 2
Crachá +9
Pois com box não tive qualquer problema,  nem com a que colocaram aquando da instalação nem a nova Sofia 4K.


Mas como comprei tv nova, está Philips foi para um dos quartos onde não existe box só sinal RF normal e foi quando me deparei com a situação. 


Portanto com box tenho som e sem box não....


Não tenho opções de som que permitam alterações a nível do processamento de áudio e avaliando pela resposta técnica da Philips existe mesmo uma limitação de compatibilidade do codec áudio.


Mas lá está, é um jogo do empurra  e nós que estamos no meio é que levamos com a factura.


 


Por acaso estou em casa e fui testar a tv novamente e nada. 


Há só um canal que dá som mas não dá imagem o MCS TV ultra HD. Não dá imagem porque a minha tv é só Full HD, mas este dá som
Reputação 2
Obrigado pela sua resposta.


 


Já fui ver às definições da minha Panasonic e não tive sorte. Também já confirmei junto da marca e o firmware que tenho já é o mais recente.


Parece que é mesmo uma questao de codec, pois tenho muito boa imagem (em alguns canais) ao sintonizar por DVB-T. Só falta mesmo é o som!!!


 


Segundo andei a ver, será que terei que adquirir algum tipo de descodificador/conversor externo que comtemple o codec em causa?


 
Reputação 7
Crachá +24
 Estive a ver e no meu caso é nas configurações - definição HDMI Auto - HDMI1 - Modo 1 (estava em modo 2 e não dava som nenhum).
Reputação 2
Obrigado pela dica. Logo vou ver se na minha tv tenho essa opçao(menu) e se é desta que consigo ter som. 
Reputação 2
Boa noite.


Infelizmente não encontro essa opção na minha TV Panasonic de 2009-2010.


Uma coisa que noto é que quando sintonizo os canais em DVB-T alguns têm boa qualidade, outros não e crasham, mas nenhum dá som e ás vezes ouve-se um "estalido" nas colunas. So consigo ter som nos canais analógicos, que têm fraca qualidade e ainda mais num plasma de 50'' em que se nota tudo. Quanto ao DVB-T, pode-se ver pelas imagens que a "qualidade do sinal" é muito baixa (neste canal, mas repete-se em alguns outros), no entanto por outro lado também tenho canais que em termos de imagem tenho o sinal quase no máximo. Se fosse problema da fibra, não se iria reflectir em todos os canais?


 


Reputação 2
 


RESOLVIDO!!!


Já consigo ter imagem com força máxima e qualidade 9-10 (máximo). Qual era a questão: Apesar de já não estar a usar a antena exterior da casa (aliás já não a tenho fisicamente à mais de um ano), o cabo que vinha da antena e passava por um amplificador de sinal, (IN) ainda tinha 2 cabos (OUT), que estavam a injetar sinal, ou neste caso a criar interferência (ruido) com o sinal da fibra injetado pleo ONT na rede coaxial. Dito de outra forma , tinha 2 sinais na mesma rede coaxial (1 da antena) e outro injetado pela fibra (ONT). O que fiz foi desativar os cabos que vinham da antena e deixar o sinal da fibra circular "livremente" na rede coaxial. Depois de nova sintonização apareceram finalmente todos os canais previsto (DVB-T + radio). Quanto ao problema do som, tive que comprar um recetor DVB-T2 externo por causa da descodificação do codec AAC de áudio, que a minha TV nao faz porque é antiga.
Tenho duas TV ,uma na sala com Box e outra na Cave da marca PANASONIC e o modelo é o TX-L42U10E que liguei-a directamente por RF, portanto sem box. Esta TV já tem uns anos.


Consigo sintonizar 123 canais digitais + uns 50 e tal analógicos.


O que acontece é que consigo imagem excelente nos canais digitais contudo não tenho som.


Só consigo ter som com os canais analógicos, mas estes têm uma péssima imagem.


Qual será o problema?




Obrigado

Freddy Faisca

Boas


Como tenho uma TV nova, levei a que foi substituida para o quartos e liguei-a directamente por RF, portanto sem box.


Consigo sintonizar 123 canais digitais + uns 50 e tal analógicos.


O que acontece é que consigo imagem excelente nos canais digitais contudo não tenho som.


Só consigo ter som com os canais analógicos, mas estes têm uma péssima imagem.


Qual será o problema?


Já tentei sitonizar escolhendo diversos países (Portugal, Espanha, Itália e França) e o resultado é sempre o mesmo, à excepção da organização dos canais que é diferente.


 Obrigado