VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração

VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração

SOLUCIONADO
Henrique_MEO
Especialista MEO

VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração

Serviço VOIP Nómada > reconfiguração de acesso

 

Devido a migração de plataforma técnológica e dada a necessidade de reconfiguração dos acessos VoIP Nómada a partir de 8 de outubro de 2018, os clientes que tiverem números VoIP Nómada ativos (3020xxxxx) deverão efetuar os seguintes passos:


a) Dirigir-se à sua Área de Cliente (e.g https://cliente.meo.pt ) e entrar na gestão do seu pacote em [NET FIXA[ e [Números VOIP] > [GERIR]

encontrará a seguinte mensagem:


Voz sobre IP (VoIP):

Por atualização tecnológica a partir de 08/10/2018 para poder continuar a utilizar o serviço deverá alterar a password e configurar novamente os seus dispositivos, consultando a Ajuda e suporte do site MEO - Como posso configurar o VoIP? (https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/internet/servicos#utilizarvoip), se já o fez o seu serviço está a funcionar corretamente para efetuar e receber chamadas. Com o VoIP pode fazer e receber chamadas dentro e fora de casa, para todas as redes nacionais e internacionais usando a internet.


b) Consultando a Ajuda e Suporte no link acima indicado poderá obter mais informação sobre a configuração dos seus dispositivos, mais concretamente a saber:


Dados de configuração nas aplicações VoIP:

Endereço Registar (Host): sip.sapo.pt [porta: opcional 5070]
Endereço Proxy (Outbound Proxy): proxy.sip.sapo.pt
Porta Proxy: 5070
Utilizador (Username): +3513020xxxxx(*)
Password: [de 6 a 8 carateres]
Transporte Rede (Network Settings): UDP [opcional]
SIP URL: +3513020xxxxx (*)
(*) Número VoIP criado.

 

Pode fazer e receber chamadas VoIP através de:

-Uma rede WiFi de acesso à internet;
-Uma rede de dados móveis 4G.


Os preços e condições mantém-se inalterados, ver em: https://www.meo.pt/ajuda-e-suporte/produtos-meo/internet/servicos#voip


Em anexo, podem encontrar imagens de configuração de área de cliente MEO e de aplicações para smartphone (CSIP SImple e Zoiper).

  • As opiniões expressadas acima são opiniões pessoais que não representam necessariamente a posição da Altice Portugal.
31 RESPOSTAS
Visitante Sénior gilaraujo
Visitante Sénior

Re: VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração

Boa Tarde

Tinha, até ontem, o servico Nomada a funcionar perfeitamente na plataforma FreePbx

 

Será possível, esclarecer quais as peer settings a registration strings para fazer a migração para a nova plataforma?

Por outras palavras, SIP ou pjsip? e quais os settings por favor?

 

Obrigado

Henrique_MEO
Especialista MEO

Re: VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração


@gilaraujo  escreveu:

Boa Tarde

Tinha, até ontem, o servico Nomada a funcionar perfeitamente na plataforma FreePbx

 

Será possível, esclarecer quais as peer settings a registration strings para fazer a migração para a nova plataforma?

Por outras palavras, SIP ou pjsip? e quais os settings por favor?

 

Obrigado


Boa tarde,

 

Tem de fazer primeiro o registo de password na Área de Cliente (MEO ou PT Empresas, conforme seja o caso, na tab NET FIXA do seu produto MEO). Se não tiver Área de Cliente e fôr uma Empresa deverá ligar o apoio técnico empresarial.

 

Indicação do que mudou:

 

host: onde estava voip.sapo.pt: 5060 passa a estar sip.sapo.pt: 5070

proxy: onde estava proxy.voip.sapo.pt: 5070 passa a estar proxy.sip.sapo.pt: 5070

 

Penso ter respondido à sua questão.

H.

 

  • As opiniões expressadas acima são opiniões pessoais que não representam necessariamente a posição da Altice Portugal.
Visitante Sénior gilaraujo
Visitante Sénior

Re: VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração

Boa Tarde

Obrigado pela resposta rápida.

Infelizmente tal alteração não é o suficiente

Explico (dados protegidos por **bleep**)

Anteriormente as settings eram as seguintes:

 

Trunk SIP:

General Tab

Trunk Name: MEO

OutBound Caller ID: +351302xxx

 

Sip Settings Tab Outgoing

username=+351302000xxx
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=xxxxxxxx
registername=+351302000xxx
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.voip.sapo.pt
insecure=port,invite
host=voip.sapo.pt
fromuser=+351302000xxx
fromdomain=voip.sapo.pt
from=+351302000xxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+351302000xxx

allow=ulaw&alaw

 

Incoming

Register String apenas

+351302000xxx@voip.sapo.ptSmiley de línguaassword:+351302000xxx@proxy.voip.sapo.pt:5070/+3513020001xxx

 

Contudo, alterando apenas os host. ou seja voip.sapo.pt e proxy.voip.sapo.pt para os respetivos sip.sapo.pt não permite a autenticação

 

O status é: 

proxy.sip.sapo.pt:5070                  Y      +351302000xx       120 Request Sent   

Ou seja, houve uma alteração mais profunda no processo ade autenticação.

 

Aguardo instruções

 

Highlighted
Henrique_MEO
Especialista MEO

Re: VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração


@gilaraujo  escreveu:

Boa Tarde

Obrigado pela resposta rápida.

Infelizmente tal alteração não é o suficiente

Explico (dados protegidos por **bleep**)

Anteriormente as settings eram as seguintes:

 

Trunk SIP:

General Tab

Trunk Name: MEO

OutBound Caller ID: +351302xxx

 

Sip Settings Tab Outgoing

username=+351302000xxx
type=peer
t38pt_udptl=yes
secret=xxxxxxxx
registername=+351302000xxx
qualify=yes
port=5070
outboundproxy=proxy.voip.sapo.pt
insecure=port,invite
host=voip.sapo.pt
fromuser=+351302000xxx
fromdomain=voip.sapo.pt
from=+351302000xxx
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=from-trunk
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+351302000xxx

allow=ulaw&alaw

 

Incoming

Register String apenas

+351302000xxx@voip.sapo.ptSmiley de línguaassword:+351302000xxx@proxy.voip.sapo.pt:5070/+3513020001xxx

 

Contudo, alterando apenas os host. ou seja voip.sapo.pt e proxy.voip.sapo.pt para os respetivos sip.sapo.pt não permite a autenticação

 

O status é: 

proxy.sip.sapo.pt:5070                  Y      +351302000xx       120 Request Sent   

Ou seja, houve uma alteração mais profunda no processo ade autenticação.

 

Aguardo instruções

 


Boa tarde,

 

O primeiro passo é re-registar a password VoIP na Área de Cliente. Tenho que confirmar consigo que já efetuou este passo. É esta ação que recria o seu número na plataforma.

 

Se já o fez e não consegue efetuar o registo SIP e/ou efetuar/receber chamadas envie-me o seu número por mensagem privada aqui no Forum.

 

H.

  • As opiniões expressadas acima são opiniões pessoais que não representam necessariamente a posição da Altice Portugal.
Contribuinte Muldy
Contribuinte

Re: VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração

Depois de fazer as alterações deixou de funcionar:

 

[2018-10-09 23:16:37] NOTICE[1243] chan_sip.c:    -- Registration for '+351302000XXX@proxy.voip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #2)
[2018-10-09 23:16:37] NOTICE[1243] chan_sip.c:    -- Registration for '+351302000XXX@proxy.voip.sapo.pt' timed out, trying again (Attempt #2)
port=5070
outboundproxy=proxy.sip.sapo.pt
host=sip.sapo.pt
username=+351302000XXX
authname=+351302000XXX
secret=XXXXXXX8
Contribuinte Muldy
Contribuinte

Re: VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração

AGora que li o que escrevi... vi que ele ainda está a tentar o proxy.voip.sapo.pt e devia ser proxy.sip.sapo.pt ...

 

vou averiguar mais...

Visitante Sénior gilaraujo
Visitante Sénior

Re: VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração

Sim ha que fazer as alterações no inbound e no outbond 

Contudo não funciona simplesmento alterando os dominios voip -> sip.

Nem qualquer outra lateração referenciado no artigo no site.

 

Algo mudou essencialmente no handshake. mas não sei o que exatamente.

Tentei todas as combinações que consigo imaginar mas sempre com o mesmo resultado.

"Registration Sent" mas não passa dai.

 

 

Contribuinte Muldy
Contribuinte

Re: VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração

Se bem que hoje de manhã já dá:

Failed to authenticate on REGISTER to '+351302000XXX@proxy.voip.sapo.pt'

Devo ter-me enganado a por a password...

max 8 carateres certo?

Henrique_MEO
Especialista MEO

Re: VoIP Nómada, mudança de plataforma de serviço > reconfiguração


@Muldy  escreveu:

Se bem que hoje de manhã já dá:

Failed to authenticate on REGISTER to '+351302000XXX@proxy.voip.sapo.pt'

Devo ter-me enganado a por a password...

max 8 carateres certo?


Bom dia,

 

Sim, 6 a 8 carateres. As novas configurações após ter reinserido a password na área de cliente proxy são "proxy.sip.sapo.pt" e o host é "sip.sapo.pt". portos: 5070

  • As opiniões expressadas acima são opiniões pessoais que não representam necessariamente a posição da Altice Portugal.