Velocidade minima contratual fibra

SOLUCIONADO
Contribuinte Sénior Cl3m3nt1n4
Contribuinte Sénior

Boas, o outro dia num forum fui exposto a uma situação de um cliente MEO que tinha fibra com velocidades garantidas de 100Mbps/100Mbps, no entanto, de acordo com o mesmo, por cabo e em vários computadores a velocidade não atingia o garantido. Tenho por conhecimento que na ADSL onde os contratos são todos "ATÉ" para se poder desistir do contrato tem de se ter um minimo inferiror a 128Kbps, mas nos contratos da fibra que dispõem de velocidades garantidas qual é o minimo legal para que se possa rescindir o contrato? Apenas pergunto por curiosidade, pois como não é uma situação muito comum nunca vi nada em concreto sobre o assunto.

Cumprimentos 

15 RESPOSTAS
yEL-
Consultor Júnior
Solução

Re: Velocidade minima contratual fibra

As velocidades em Fibra são garantidas.

Portanto, se tiveres um pacote de 100 MB, a ligação tem de debita-los, de 200 igualmente e assim sucessivamente.

Ter atenção que embora as velocidades sejam garantidas há sempre que ter em conta os equipamentos. Portanto, se tiveres um pacote de 100 MB, o teu computador tem de ter uma placa de rede gigabit para que possas ter essa mesma velocidade.

Moderador
Moderador

boas

e qual é a velocidade que tens?

Contribuinte Maxim_l20
Contribuinte

Eu queria perguntar eu tenho contratado 200 no download e 100 no upload nós testes da velocidade da ANACOM diz que tenho 100 de upload e 100 de download aviso já que tenho um PC não muito novo e queria saber se isso pode influenciar os testes e também tenho uma sensação que a meo de propósito diminui a velocidade de internet pelo WiFi para ficar só 65mbs 

yEL-
Consultor Júnior

Para receberes 200MB no PC este tem de ter placa de rede Gigabit. Caso contrário, só recebes os 100MB.

Por wifi nada é garantido, como já te foi dito noutro tópico.

Contribuinte Sénior Dminister
Contribuinte Sénior

Antes demais, verifica que realmente estás a receber os 200megas de download.
vai a 192.168.1.254/ethinfo.lp(user: meo / pass: meo) e verifica que na porta WAN, a vermelho, se encontra a 1Gbps.
Se sim, o problema está na placa do teu pc, se estiver apenas a 100Mbps, deves de ligar para o suporte técnico.

Como verificar se a placa suporta ligações a 1Gbps.
Abres o explorador de ficheiros do windows, e inseres este caminho, Painel de Controlo\Todos os Itens do Painel de Controlo\Centro de Rede e Partilha, clicando em enter para aceder.

Nessa "pasta" clicas em Ethernet e onde diz velocidade, é a velocidade máxima que a tua placa consegue transmitir com o router.

Em relação ao wifi, a meo não controla essa velocidade. Com o router da meo, esses valores que dizes são os normais. Só consegues ter velocidades superiores se tiveres um router a transmitir a 5Ghz e os equipamentes suportarem wifi a 5ghz

Espero ter ajudado Smiley feliz 

Contribuinte Maxim_l20
Contribuinte

Ajudoume muito mas não percebi como posso ver realmente qual é a velocidade que eu disponibilizo pois na box está escrito q tenho 200 de download mas não me parese   como posso ver os número e sim a parte vermelha diz 1gb

Contribuinte Maxim_l20
Contribuinte

É isto o que aparece é a box também diz que tem só 100 Screenshot_2017-06-22-23-22-20.png

Contribuinte Maxim_l20
Contribuinte

Eu queria saber se é possível saber sem ser com o PC se tenho mesmo 200mbs pois não me parece muito e tmb pk o PC aguenta no máximo 100mb já sei de certeza

Moderador
Moderador

boas

tens de pedir a alguem que tenha um pc com placa Gb...