Resolvido

Valores de velocidade da Internet


Boas pessoal.


 


Vou fazer uma pergunta, provavelmente estúpida da minha parte mas é uma questão que ainda não entendi bem.


 


http://i.imgur.com/qH7AM7U.png


 


Como podem ver, estou a receber 1/16, o que não é nada mau de facto.


 


A minha questão é, se estou a receber esses valores, como é que só tenho 14mb disponíveis para a Internet com as 2 box's desligadas?


http://www.speedtest.net/result/3458008697.png


Não deveria de estar a receber os 16?


 


Ou será que existe sempre alguma margem de "funcionamento" para as box's ?


Como disse, provavelmente é uma questão estúpida, apenas não entendo.


 


Obrigado e Cumprimentos.
icon

Solução por AntónioCosta 29 October 2014, 23:05

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

133 respostas

Reputação 4
Boa tarde @@@André_Costa, para verificarmos esta situação pedimos que nos envie por mensagem privada o NIF do titular do seu serviço e um nº de contacto. Indique o nº 3-29281746239 na sua mensagem.
@@@Jorge_MEO já enviei o que pediu.
Reputação 4
@@@André_Costa, estamos a verificar a questão colocada e daremos feedback em breve. 
 @@@Jorge_MEO Certo, fico a aguardar.
Reputação 5
A questão está a ser tratada pelo apoio técnico do MEO por isso eles darão uma explicação mais aprofundada, mas é normalíssimo só chegarem os 14Mb, a velocidade vai diminuindo com a distância por isso, mesmo que à saída da central sejam 16Mb, em casa será sempre 14Mb a 14,5Mb.


 


Quanto à linha, está no máximo, os 1/16.
Nem sequer me tinha ocorrido esse "pequeno" detalhe da distância mas faz todo o sentido.


Quanto à linha, não há nada a fazer e já estou bastante bem :)


De qualquer das maneiras devem de me dizer algo, penso eu.


 


Obrigado Paulo :)


 


Cumprimentos,


André Costa
Reputação 1
Se puderem fazer alguma coisa por mim que estou com 1 mo nos melhores dias agradecia. Se eu tivesse 14 mo seria extraordinário, acho que só no século **bleep** e nessa altura tarde demais...
Reputação 4
Boa tarde @ Sanceriz para podermos averiguar a situação também no seu serviço. Envie-nos por mensagem privada, o NIF associado ao mesmo e um n.º de contacto. Indique a referência 3-29355258877.
Reputação 4
@@@Sanceriz estamos a verificar a questão da velocidade da sua ligação internet, contactaremos logo que possível acerca desta situação.
As boxes efectivamente também ocupam algum espaço, um canal SD por exemplo ocupará 1 ou 2 mb e um HD mais. Nas respostas diz que a equipa técnica lhe ia explicar melhor. Pode dar-nos algum feed-back?
Certo, essa questão das boxes utilizarem largura de banda eu já tinha conhecimento.


 


O que estava em causa eram os 14 mb que recebia no máximo, mesmo com as duas box's desligadas.


Aparentemente é normal, existe sempre uma margem da largura que está associada às box's estando ou não ligadas..
Reputação 7
Crachá +23
boas...


 


um erro de interpretação...o teu router esta sincro a 16Mb...mas a comunicaçao entre o router e o pc existem perdas e por isso só "veres" 14Mb...esta é a parte que normalmente as pessoas se esquecem (nomeadamente na fibra)...existem sempre perdas talvez em media +/- 10% entre pc e router...claro que as vezes mais outras menos.


 


claro que esses parametros mudam de pc para pc...no teu caso não nada para te preocupares tanto a nivel de equipamentos ou linha...


 


 
Boas.


 


Eu tenho conhecimento dessas tais "perdas" até porque fui informado das mesmas pelo apoio técnico, quando fui contactado. 


Só achei estranho é que sendo o computador novo (4 meses) e mesmo assim obter a mesma velocidade por Wireless que consigo obter por cabo é algo estranho para mim. Mesmo que existam perdas, nunca pensei que fossem tão acentuadas mas adiante ..


 
Boas, não está relacionado nem com perdas nem com débito "reservado" para STBs.

 

A velocidade dada pela ligação ADSL na página no HGW é a da linha, no seu nível mais baixo(Layer 2) a velocidade medida por speedtest é a velocidade da troca a nível de TCP/IP que são níveis superiores (Layer 3, 4 e 5) que acrescentam cabeçalhos aos pacotes e por isso o débito útil não é 16Mbps mas sim 14Mbps (a linha ADSL tem de enviar e receber o trafego IP mais os cabeçalhos de todos os níveis).

 

Só há consumo de débito para trafego das STBs se estas estiverem ligadas e/ou a gravar: SD 2,8Mbps e HD 5,6Mbps.

 

 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


Guilherme, podes explicar melhor a questão dos protocolos TCP/IP? eu sei que tem tudo haver com isso, mas explicar de uma maneira mais tecnica...ja me falta as palavras...
Wikipedia não falha :)


 


http://en.wikipedia.org/wiki/OSI_model


 
Obrigado guilherme 🙂
Reputação 4
Boa tarde @@@Sanceriz verificámos que a nossa equipa técnica entrou em contacto com o titular do serviço no seguimento da situação que nos reportou.


Disponha sempre que necessário.
Reputação 1
Crachá +6
Boa Tarde.


A minha ligação de internet não sincroniza a mais de 91 Mbs. O serviço contratado prevê que o sincronismo seja de 100 Mbs. Gostaria de reportar a situação de forma a resolvela o mais rápido possível. Estou ligado com cabo de rede a ambas as portas GB.O meu pacote é o M4O.
Reputação 4
Olá @@@Xaka, pode nos enviar por mensagem privada o NIF do titular do seu serviço e um nº de contacto para analisarmos esta situação? Indique o nº 3-29649184392 na sua mensagem. 
Reputação 4
@@@Xaka  estamos a analisar a situação que indica e posteriormente entraremos em contacto.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


como esta explicado mais acima...o serviço esta sincro a 100Mb...mas as perdas da comunicação entre pc e router provoca as perdas que tens...daí os 91Mb...


 


se tivesses abaixo dos 85Mb...aí tinha alguma preocupaçao...agora com esses valores...esta tudo bem com o serviço...alem que o contrato diz expecificamente que as velocidades sao garantidas até ao router...
Reputação 1
Crachá +6
Boas


 


Pode até ter uma certa lógica,mas ao longo de vários meses tive sempre 100/101.


O problema veio a partir da última atualização do router.
Reputação 7
Crachá +23
dar 100Mb...sempre vou achar que tenha sido erros de leitura...


 


se o router estiver sincro a 100Mb...é tecnicamente impossivel o PC dar 100Mb...no link do wikipedia explica o porque...


 


ja vi ate dar mais que 100Mb...mas depois confirma-se problemas no pc...nao me parece que seja esse o caso...
Reputação 1
Crachá +6
Então se contratar um tarifário de 200Mb ou 400Mb,o que é que me espera?