VPN ou BRIDGE em Router AIO GR241AG

  • 20 October 2017
  • 32 respostas
  • 6739 visualizações

Boas,

Necessito de saber se há a possibilidade de criar uma VPN ou Bridge de modo a poder criar a mesma. Correm rumores de que o equipamento está a aguardar um novo firmware. alguem sabe para quando e se trás alguma destas funcionalidades?

 

Obrigado

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

32 respostas

VPN sim, modo bridge não.
mau... entao no que ficamos?? sei de fonte segura que é ao contrário...
A tua fonte segura ao menos tem o equipamento? É que eu tenho o equipamento e não tem modo bridge, podes é usar uma DMZ. Em relação à VPN, esqueci-me de mencionar que dá para abrir as portas para comunicar com um Qnap que tem a VPN a correr. Configurar directamente no router não tem essa opção.
A minha fonte é tester desse equipamento e está a desenvolver essa versão que virá.

Pode-se é usar a função de duplo NAT, que provávelmente será o que irei utilizar, com um draytek.

 
Pois... virá, futuro. Eu estou a falar neste momento e não tem modo bridge. Tens que dizer a tua fonte para por opçõe de alterar os DNS's, desabilitar o IPV6 
É já agora corrigir o erro ao abrir as portas principalmente a 80 e a 443
As portas tá a ser tratado. irá haver novidades em breve no update que está quase ai fora. quanto ao resto ainda não será para já.
Sabes se vai ter opção para alterar os DNS's? Os dns da Meo provocam lentidão. 
De isso não sei nada.
Em relação aos bugs das portas e modo bridge vai ser corregido numa nova atualização k saira em breve em relação a mudança de dns isso vai ser impossivel pk a lei assim n o permiti por causa dos diretos de autor
O breve será só para o ano certo? 
A indicação k tenho é k é para este mês ou inicio de dezembro de 2017 a fonte é de serviço empresarial n é serviço domestico k nada percebem.
Espero bem que seja no final deste mês porque já ando farto destes bugs
Reputação 1
Crachá +4
Idem aspas. Tenho estado satisfeito com a Meo nestes últimos anos em que tenho tido sempre a possibilidade de usar o meu próprio router. Após a renegociação para as novas velocidades o meu fiel Asus ficou encostado apenas a servir para o HDD e o DHCP (este último de nada serviu para evitar os IPv6 que são na mesma repassados por via diferente e certamente serão a causa dos problemas nos telemóveis, com lentidão ocasional na navegação/apps)...


 


Teria ficado satisfeito com ONT + Router separado caso tivesse as velocidades contratadas com a mesma configuração (perda entre 30 a 70 Mbps, mesmo com ligação direta a ONT via VLAN tag).


Não sei bem porque só com o AIO consigo as velocidades contratadas, visto saber que há clientes que não o estão a usar e conseguem as velocidades esperadas. Talvez o ONT que me colocaram na altura fosse defeituoso, mas o que é certo é que com o AIO voltei a ter os valores normais (chegaram a dizer-me que existem configurações de serviço com velocidades mais limitadas só para quem escolhe Router + ONT vs sem limite para quem tem AIO, não sei bem porque razão também).


 


Por isso assim vou usando este router, que até tem melhor sinal wireless que o meu Asus, que já é velho, mas a navegação web especialmente nos telemóveis está-me a deixar deveras desiludido.


A forma como a Meo/Altice irá tratar a questão das atualizações de firmware nos tempos que virão (no que diz respeito a Bridge, Portas, Firewall, DMZ, IPv6, DNS) irá pesar bastante para mim em decisões futuras. Espero boas notícias para breve.


 


PS. Tem também havido clientes com reboots, que espero que se trate de apenas algum defeito no fabrico e não alguma incompatibilidade no firmware relativo ao tipo de conexões que fazem. No meu caso cheguei a ter um que se reiniciava sozinho, mas que estava ligado a um transformador fraco. Agora que tenho o transformador correto não tenho tido mais reboots, mas o mesmo não posso dizer de outras pessoas...
Crachá
Boa tarde,

 

Eu instalei recentemente o serviço e foi-me dito pelo atendimento geral e pela aquipa de suporte técnico que todos os routers MEO suportam o modo bridge. Infelizmente isto não é verdade. Enganar clientes, começa bem.

 

Aquando da instação tive a ver com o técnico que fez a instalação e o router AIO não tem modo bridge. O técnico acabou por me deixar um router technicolor 784nv3 com ONT separada.  technicolor 784nv3 também não tem bridge, mas como tenho ONT à parte posso utilizar um router meu com VLAN tagging estando o technicolor apenas a servir para  telefone e para a box.

 

Como já tinha sido dito, no setup ONT separada do router existe uma penalização nas velocidades. O meu contrato é de 100/100 e quando o técnico vá veio com router AIO as velocidades eram perto de 100/100. Com a ONT+Technicolor são de 100/10, o upload ás vezes chega aos 15Mbps mas nao passa muito disso.

 

Tive a ver na internet pelo modelo da ONT e não creio que exista alguma limitação no hardware para que não possa servir os 100/100 portanto se estou com velocidades inferiores é porque alguém na MEO nao quer os 100/100 a funcionar nos clientes com ONT separada do router, ou seja, os clientes capazes de ligar um router em condições à rede e tirar partido dos 100/100.

 

Alguém da MEO é capaz de me explicar esta situação? Porque não tenho 100/100 e porque fui enganado pelo atendimento telefónico geral e pelo suporte técnico?

 

Obrigado.
O AIO GR241AG vai ter o modo bridge disponível no proximo update de firmware.
Crachá
 obrigado pela informação e confio no que dizes e que tenhas as tuas fontes seguras mas...

Eu já vascilhei este forum e zwame inteiro sobre esta situação e a verdade é que muitos utilizadores dizem o modo bridge no AIO está para breve, ou no proximo update, ou no proximo mês, mas a verdade é que 1 ano depois não existe comunicação oficial da MEO sobre o assunto e continuam as promessas. 
Um ano depois?!?!? O AIO saiu para o mercado em Setembro. O que eu sei e dito por um cliente piloto é que no proximo update o modo bridge vai estar disponível, agora quando será não faço ideia. E sempre podes usar a DMZ.
Crachá
Calma, o "ano depois" era no sentido figurado, no entanto não sei até que ponto não acabará por se transformar em algo literal.

 

Em relação ao cliente piloto, também vi no zwame um cliente piloto que anda deste novembro a dizer que é no proximo update e depois na verdade chega o update e "ainda existem alguns bugs será no próximo" e já estamos em fevereiro.

 

Sinceramente tendo em conta como a MEO funciona duvido que esta funcionalidade algum dia chegue, porque nos technicolor apenas havia um modelo (TG789vac) que suportava isto. Os outros nunca tiveram isto a funcionar provavelmente porque alguém na MEO achou que não era boa ideia fornecer internet em vez de um pseudo acesso gerido por um router limitado.

 

Outra coisa que me leva a querer que esta funcionalidade nao chegará é o facto de quem tem uma ONT separada do router (como eram as instalações todas antigas) não consegue ter 100Mbps de upload. Parece que alguém na MEO decidiu limitar aquilo de proposito porque nestes casos é possível utilizar um router nosso com VLAN tagging.
O cliente piloto diz o que lhe dizem, se alguém muda de opinião depois já não é culpa dele.


 


Mas quem é que vai querer um router da operadora com modo bridge se dá para ligar directemente o ONT a um router de outra marca? Essa não percebi!
Crachá
Vamos por partes, como sabes no caso do AIO não da para ligar o “router de outra marca directamente na ONT” porque a fibra entra diretamente no AIO...

 

Nos restantes casos: a opção deveria estar disponível nos technicolor por duas razões:

1) ligar diretamente na ONT requer conhecimento da VLANs e (como publiquei anteriormente) configurar o nosso router para passar as restantes VLANs ao router da operadora para que possamos ter na mesma o telefone e televisão.

2) As configurações das VLANs não estão disponíveis em todos os routers “3rd party” nem funcionam bem em todos os firmwares e equipamentos. Sendo isto uma questão técnica da organização da rede da operadora de certa forma a MEO poderia simplificar o processo e fazer o mesmo que a NOS, adicionar um bocado a dizer “ligar o bridge na porta X”. Ninguem me garante que daqui a 1 mês, 1 ano etc a VLAN 12 continuara a ser a da internet, mais uma vez, questões interinas da operadora com as quais a maioria dos power users não quer lidar, estar a par etc...

 

o pior disto tudo è mesmo como alguns utilizadores já disseram, nos setups com ONT separada do router a velocidade do acesso è cortada. No meu caso em vez de 100/100 passou a 100/10. Quando o técnico ca veio e testou com o novo AIO a velocidade era mesmo próxima de 100/100 com uma ONT + Technicolor fica-se pelos 100/10, mesmo que liguei o meu router na ONT diretamente não passa dos 100/10. É por isto que é importante ter o bridge a funcionar no AIO, para poder ter modo bridge com 100/100.
Neste momento podes ligar qualquer outro router via DMZ ao AIO.


 


Em relação ao resto; antes de ter o AIO tinha ONT mais um Asus RT-AC68U a gerir a internet e mais o Technicolor tg784n v3 só por causa do telefone. No proprio site da Asus explica como configurares a vlan para cada operador. A Ubiquiti também premite fazer isso.
Crachá
Sim posso e tenho a funcionar. O problema é que com a solução ONT separada do router apenas tenho 100/10 em vez dos 100/100.

 

Eu publiquei aqui como fazer isso que dizes num Netgear R7000 com dd-wrt: https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/technicolor-tg784n-v3-BRIDGE-MODE/m-p/119084/highlight/true#M20426
Tu tens algum problema no patch da tua rede ou então o ont que tens tem algum problema, eu com o ont dos primeiros tinha 100/20
Crachá
Hmm é possível que seja da ONT, porque eu ja experimentei ligar um computador directamente na ONT (e definir para a VLAN 12) e as velocidades de upload continuam a variar entre os 10-15Mbps. O mesmo computador ligado num AIO de um amigo meu dá perfeitamente os 100/100.

Mesmo que isto chegasse aos 100/20 como no teu caso estaria muito abaixo do que era expectável.