VPN ou BRIDGE em Router AIO GR241AG

VPN ou BRIDGE em Router AIO GR241AG

Visitante Sénior lapis
Visitante Sénior

Re: VPN ou BRIDGE em Router AIO GR241AG

Em relação aos bugs das portas e modo bridge vai ser corregido numa nova atualização k saira em breve em relação a mudança de dns isso vai ser impossivel pk a lei assim n o permiti por causa dos diretos de autor

Contribuinte Sénior SysCon
Contribuinte Sénior

O breve será só para o ano certo? 

Visitante Sénior lapis
Visitante Sénior

A indicação k tenho é k é para este mês ou inicio de dezembro de 2017 a fonte é de serviço empresarial n é serviço domestico k nada percebem.

Contribuinte Sénior

Espero bem que seja no final deste mês porque já ando farto destes bugs

Contribuinte Sénior pedrovsk
Contribuinte Sénior

Idem aspas. Tenho estado satisfeito com a Meo nestes últimos anos em que tenho tido sempre a possibilidade de usar o meu próprio router. Após a renegociação para as novas velocidades o meu fiel Asus ficou encostado apenas a servir para o HDD e o DHCP (este último de nada serviu para evitar os IPv6 que são na mesma repassados por via diferente e certamente serão a causa dos problemas nos telemóveis, com lentidão ocasional na navegação/apps)...

Teria ficado satisfeito com ONT + Router separado caso tivesse as velocidades contratadas com a mesma configuração (perda entre 30 a 70 Mbps, mesmo com ligação direta a ONT via VLAN tag).

Não sei bem porque só com o AIO consigo as velocidades contratadas, visto saber que há clientes que não o estão a usar e conseguem as velocidades esperadas. Talvez o ONT que me colocaram na altura fosse defeituoso, mas o que é certo é que com o AIO voltei a ter os valores normais (chegaram a dizer-me que existem configurações de serviço com velocidades mais limitadas só para quem escolhe Router + ONT vs sem limite para quem tem AIO, não sei bem porque razão também).

Por isso assim vou usando este router, que até tem melhor sinal wireless que o meu Asus, que já é velho, mas a navegação web especialmente nos telemóveis está-me a deixar deveras desiludido.

A forma como a Meo/Altice irá tratar a questão das atualizações de firmware nos tempos que virão (no que diz respeito a Bridge, Portas, Firewall, DMZ, IPv6, DNS) irá pesar bastante para mim em decisões futuras. Espero boas notícias para breve.

PS. Tem também havido clientes com reboots, que espero que se trate de apenas algum defeito no fabrico e não alguma incompatibilidade no firmware relativo ao tipo de conexões que fazem. No meu caso cheguei a ter um que se reiniciava sozinho, mas que estava ligado a um transformador fraco. Agora que tenho o transformador correto não tenho tido mais reboots, mas o mesmo não posso dizer de outras pessoas...

Visitante Júnior TCB13
Visitante Júnior

Boa tarde,

Eu instalei recentemente o serviço e foi-me dito pelo atendimento geral e pela aquipa de suporte técnico que todos os routers MEO suportam o modo bridge. Infelizmente isto não é verdade. Enganar clientes, começa bem.

Aquando da instação tive a ver com o técnico que fez a instalação e o router AIO não tem modo bridge. O técnico acabou por me deixar um router technicolor 784nv3 com ONT separada.  technicolor 784nv3 também não tem bridge, mas como tenho ONT à parte posso utilizar um router meu com VLAN tagging estando o technicolor apenas a servir para  telefone e para a box.

Como já tinha sido dito, no setup ONT separada do router existe uma penalização nas velocidades. O meu contrato é de 100/100 e quando o técnico vá veio com router AIO as velocidades eram perto de 100/100. Com a ONT+Technicolor são de 100/10, o upload ás vezes chega aos 15Mbps mas nao passa muito disso.

Tive a ver na internet pelo modelo da ONT e não creio que exista alguma limitação no hardware para que não possa servir os 100/100 portanto se estou com velocidades inferiores é porque alguém na MEO nao quer os 100/100 a funcionar nos clientes com ONT separada do router, ou seja, os clientes capazes de ligar um router em condições à rede e tirar partido dos 100/100.

Alguém da MEO é capaz de me explicar esta situação? Porque não tenho 100/100 e porque fui enganado pelo atendimento telefónico geral e pelo suporte técnico?

Obrigado.

Contribuinte Sénior

AIO GR241AG vai ter o modo bridge disponível no proximo update de firmware.

Visitante Júnior TCB13
Visitante Júnior

@SysCon obrigado pela informação e confio no que dizes e que tenhas as tuas fontes seguras mas...

Eu já vascilhei este forum e zwame inteiro sobre esta situação e a verdade é que muitos utilizadores dizem o modo bridge no AIO está para breve, ou no proximo update, ou no proximo mês, mas a verdade é que 1 ano depois não existe comunicação oficial da MEO sobre o assunto e continuam as promessas. 

Contribuinte Sénior

Um ano depois?!?!? O AIO saiu para o mercado em Setembro. O que eu sei e dito por um cliente piloto é que no proximo update o modo bridge vai estar disponível, agora quando será não faço ideia. E sempre podes usar a DMZ.

Visitante Júnior TCB13
Visitante Júnior

Calma, o "ano depois" era no sentido figurado, no entanto não sei até que ponto não acabará por se transformar em algo literal.

Em relação ao cliente piloto, também vi no zwame um cliente piloto que anda deste novembro a dizer que é no proximo update e depois na verdade chega o update e "ainda existem alguns bugs será no próximo" e já estamos em fevereiro.

Sinceramente tendo em conta como a MEO funciona duvido que esta funcionalidade algum dia chegue, porque nos technicolor apenas havia um modelo (TG789vac) que suportava isto. Os outros nunca tiveram isto a funcionar provavelmente porque alguém na MEO achou que não era boa ideia fornecer internet em vez de um pseudo acesso gerido por um router limitado.

Outra coisa que me leva a querer que esta funcionalidade nao chegará é o facto de quem tem uma ONT separada do router (como eram as instalações todas antigas) não consegue ter 100Mbps de upload. Parece que alguém na MEO decidiu limitar aquilo de proposito porque nestes casos é possível utilizar um router nosso com VLAN tagging.