Quebras constantes no sinal

  • 1 August 2014
  • 35 respostas
  • 3909 visualizações

Tentarei ser o mais explícito e esclarecedor acerca do problema que afecta o acesso a televisão/internet na minha residência:

Desde há muitos meses para cá (estará a fazer 1 ano com toda a certeza) que se começaram a notar quebras no sinal de televisão e internet em curtos espaços de tempo mas por várias vezes ao longo de todo o dia. Mais concretamente, 3 a 4 vezes por dia o "router" dava conta de perda de sinal, como que se reiniciasse, e durante 1 a 2 minutos (tempo de reinicio do router, suponho eu) estava privado da utilização tanto de qualquer canal televisivo (era mostrada a mensagem de que haveria qualquer problema e que seria aconselhável ligar para o número de apoio) e de acesso à internet, ficando apenas o serviço de telefone disponível.
O problema agravou-se poucas semanas depois, passando para uma frequência maior de quebras de sinal (pelo menos 1 vez por hora) e foi então que o incómodo começou a ser justificável de uma chamada para o apoio técnico da Meo, que depois de todos os "despistes" feitos para perceber qual seria o problema concluiu que seria necessário uma equipa actuar directamente na residência.
O atendimento à residência foi efectuado com rapidez e quanto à disponibilidade não há nada a apontar, mas a verdade é que os problemas apenas estavam a começar porque o problema não ficou resolvido até ao dia de hoje. Passo a explicar. As várias equipas que vieram até a minha residência procuraram sempre resolver o problema de diversas formas: foram ligados e desligados aparelhos e cabos, feitos resets a tudo o que era possível e foi inclusive trocado o router (o problema persistiu); foram trocado os cabos no interior da residência e tratados todos os remendos que poderiam afectar a ligação (o problema persistiu); idas à "central" para averiguar as quebras, reforçar o sinal e subidas aos "postes", perdoem-me a falta de termos técnicos, também não resolveram o problema; foram substituidos cabos no EXTERIOR da residência, que de nada serviu.

Percebo que com tantas intervenções não eficazes o problema talvez seja algo complicado de resolver, mas a verdade é que neste momento a Meo tem um cliente que paga integralmente a sua mensalidade para usufruir de um serviço, e desde há vários meses que se vê privado de um uso continuado do mesmo. Porque há dias, como o de hoje, em que o desconforto de perder sinal de televisão e internet por alguns minutos ao dia passa ao incómodo e idignação de não conseguir estar mais que 20 minutos em utilização constante. Torna-se muito incómodo principalmente quando o cliente necessita do serviço que paga para motivos profissionais.
Até agora apenas descrevi os "sintomas" do problema tal como os experencio, mas há algo que pode ajudar na procura de resolução ou ser apenas coincidência: em dias de mau tempo (especialmente quando há mais vento na zona) as quebras de sinal são muito mais frequentes e o serviço fica indisponível por períodos maiores.

Esta queixa está longe de ser qualquer tipo de ameaça, até porque sou cliente Meo há longos anos, mas a verdade é que a falta de qualidade do serviço e os constantes problemas ao longo do último ano têm feito ponderar algum tipo de mudança pois preciso de um serviço constante por motivos tanto profissionais como de lazer. Serviço esse que neste momento e após várias intervenções de profissionais parece não melhorar. Não peço um serviço melhor do que o que pago, apenas o serviço que pago. Deixa de ser uma questão de "gostar ou não gostar" do serviço para ser uma questão de "poder ou não poder" utilizá-lo sempre que preciso (até porque quando está a funcionar, o serviço satifaz-me na perfeição). Peço portanto que os responsáveis por estes assuntos tenham em atenção este(s) caso(s) em específico porque já que o problema não é da residência nem do equipamento comprado e/ou alugado para o efeito, passa a ser da responsabilidade da operadora garantir o serviço a que se compromete. E caso não o possa fazer, deveria informar o cliente ou pelo menos tentar oferecer alternativa.

 

Esperando uma resposta breve,

os melhores cumprimentos.

35 respostas

Reputação 6
Crachá +22
Encaminhado para o suporte técnico.
Obrigado pela resposta breve.


Perdoe-me pela ignorância, mas sendo a primeira vez que utilizo o fórum para expôr o problema, em que consiste o processo de "encaminhar para o suporte técnico"? Serei contactato via fórum, email ou telefone com alguém preparado para tratar do problema em específico ou para voltar a fazer todos os procedimentos de despiste de causas já feitos inúmeras vezes?
Serás contactado via fórum, por uma pessoa da meo.
02-08-2014: O problema persiste ao longo de todo o dia de hoje.


03-08-2014: Com menos frequência, e com menos tempo de utilização dos serviços, mas o problema persistiu em diferentes horas ao longo do dia.


04-08-2014: Coincidência ou não, a cada rajada de vento o sinal de televisão, internet e telefone perdia-se voltando apenas alguns minutos depois. Tal aconteceu várias vezes durante toda a tarde. Ainda sem nenhuma contacto por parte da Meo até ao momento.


05 a 08-08-2014: Tudo na mesma, passado uma semana desde o post original. Sem indício de tentativa de contacto por parte da Meo.
09-08-2014 - O problema continua. Ainda sem qualquer tipo de contacto por parte da Meo.
Reputação 5
@@@joelrrneves, vou voltar a reencaminhar para um colaborador, peço que aguarde mais um pouco.
Reputação 3
Não querendo ultrapassar o suporte técnico , apenas faço uma pergunta .


Qual o seu serviço ? ADSL ou Fibra ?


 
ADSL. Creio que o serviço de Fibra ainda não se encontra sequer disponível na minha área de residência.
Reputação 3
Eu perguntei , porque eu já tive um problema desses .


No meu caso a situação éra que que os ligadores umas vezes fazim contato e outras vezes deixavam de fazer contato ou  contato não éra eficaz .


ligadores para linhas de comunicação


Não quer dizer que seja este o seu caso .


 
Se bem me recordo, um dos primeiros "técnicos" da Meo que se dirigiu a minha habitação há já longos meses atrás verificou esses mesmo ligadores, tendo até substituído os mesmo pelo sim pelo não. Não resolveu em nada o problema.
Reputação 3
Aqui foi a mesma coisa , mas o fato é que éra esse problema .


Por norma eles costumam trocar o par de entrada de linha para casa , se era o branco /azul , para branco /laranja  , e depois trocam o par na caixa repartidora .


Por vezes um cravamentento com defeciencia dos pares na caixa de distribuição , é o suficiente para isso acontecer .


Pode ser tambem na instalação de casa , tomadas antigas de telefone .


A melhor opção para não haver perdas de sinal mesmo em largura de banda é levar o sinal de entrada de linha da PT até ao modem (filtro adsl) (o mais perto do modem) , apartir dae é fazer a saida do filtro para a instalação de casa .
Não sendo muito entendido na matéria, parece-me plausível que o problema possa ser mesmo esse. Continuo no entanto a estranhar o facto de terem feito reparações e alterações a todos, ou quase todos os cabos em causa logo nas primeiras vezes que dei conta do problema. Se assim for, desilude-me o facto da reparação ter sido ineficaz por uma assistência incompleta ou deficiente. Apesar de tudo, não deixo de achar estranho a coincidência das quebras serem mais frequentes e prolongadas em dias com mais vento (sei que soa a paranóico, mas é demasiado recorrente) e não sei como isso pode ter influência nas ligações no interior da habitação. Já para não falar que nunca houve problemas até pouco tempo depois de fazer um "DOWNGRADE" ao pacote de serviços do qual era cliente.


Posso estar a dizer algumas barbaridades, e por isso agradeço comentários como os seus "tipepe", pois podem vir a ser muitos úteis caso haja nova intervenção por parte das equipas de assistência técnica.


 
12-08-2014 - O dia inteiro com quebras constantes.
13-08-2014 - Com menos frequência que nos dias anteriores, mas ainda com quebras no sinal. Ainda sem contacto por parte da Meo.
Reputação 5
Olá @@@joelrrneves , lamentamos a demora na resposta. Para dar seguimento ao seu pedido, envie por mensagem privada o NIF do titular do contrato e um contacto telefónico.
Reputação 5
@@@joelrrneves, a sua questão está a ser analisada, o MEO entrará em contacto consigo assim que possível.
Obrigado pela atenção Paulo.Santos.


 


Update: 14 a 18-08-2014 - Tudo na mesma; apenas contactado pelas equipas de telemarketing.
Reputação 2
Por favor, vá atualizando o seu "post", mesmo que não tenha nada a indicar. Pelo menos, fica um registo da ausência de respostas e da má perceção do serviço prestado pela Meo. Pode ser importante, para quem, antes de mudar, queira perceber qual o grau de incidência de avarias. 


 


Cumprs, 



TSCHIKU
19-08-2014: O problema persistiu ao longo de todo o dia de hoje.
20-08-2014 - Verificadas quebras no sinal durante todo o dia, algumas delas consecutivas e com períodos longos de recuperação.
Reputação 3
Penso que deverias participar da avaria sempre que isso aconteçe continuamente .


Digo isto porque isso não é normal , e assim a MEO é informada que existe um problema técnico no cliente .


Gostava que experimenta-ses uma coisa (se for possivel) .


1- Desliga-ses todos os telefones de casa .


2- Retira-ses o filtro adsl e ligases o modem directo a linha telefónica .


3- No entanto , verifica no modem se a largura de banda aumentou com esta experiência .


 


Nota : Liga o modem na primeira tomada telefónica de chegada da linha PT .


Faz este teste durante 24h .


 


Estou a tentar perceber por alto , onde se encontra o problema .


 


 


É para


 
Obrigado pela sugestão@tipepe


Recordo-me que antes de uma das última intervenções das equipas técnicas da Meo, há já longos meses, testei exactamente o que sugeriu e foi a conclusão de que o problema persistia que levou à "substituição de cabos no exterior" que referi no meu primeiro post.


No entanto, e visto que nada perdia, acabei por fazer exactamente o que sugeriu, passo por passo. Não foi preciso esperar muito tempo até à primeira quebra. E fazendo neste momento as 24h de "teste, noto que nas últimas horas houve um episódio de "quebras consecutivas". A largura de banda não aparentou sofrer qualquer tipo de alteração.


 


Agradeço também a sugestão de "participar a avaria sempre que isso aconteçe continuamente".


Infelismente, o recurso aos fóruns da Meo não é nem foi de todo a minha primeira opção para resolver o assunto. Diria até que será o meu último recurso pois aparentemente seria o único meio de contacto com o departamento técnico que evitaria ter que ligar todos os dias para o 16200 (ou variantes), ouvir em cada chamada que "o seu número já está referenciado a um problema" (ou algo do género), falar com alguém que irá sugerir fazer os habituais "despistes", o sinal de net voltar entretanto e darem o problema como resolvido e ouvir um "colocarei uma aqui uma nota para casos futuros". Espero, no entanto, que analisem o problema na minha ligação pois julgo ter dado informações suficientes para tal acontecer (e continuarei a testar todo o tipo de sugestões).


 


Cumprimentos
Reputação 3
Pois , eu estáva em duvida se seria algum telefone interno que tive-se a fazer cair a linha .


No entanto , visto o apoio técnico já ter mudado o cabo de entrada para a habitação até há distribuição , a unica coisa que pode ser efectuada apartir deste momento é ligar a sua linha no distribuidor em um outro par disponivel , e trocar as ligações do dslam .


Se mesmo assim a linha tivér quedas , então ou é o modem , ou a porta do dslam que está com deficiençias .


Esses problemas são chatos , mas não são impossiveis de reparar .


O grande problema é que uma avaria dessas pode demorar no minimo 4 horas a ser detectado o problema , fazer trocas de pares , novas configurações no dslam , etc...


E isso pode ser prejuizo para o técnico que vai intervir , pelo facto de perder muito tempo com um cliente , onde em 4 horas podia fazer 4 clientes .


Eles recebem 25 euros por cada cliente , se no entanto o cliente voltar a ter o msmo problema depois do técnico fechar a avaria , eles teem um abate do valor da avaria no vencimento .


 


Indique-me uma coisa , qual é o modelo do seu modem ?


Eu tembem tinha quebras consecutivas num modelo "Pirelli" , modem preto ao principio , até o t´cnico mo substituir por um thomson .


Apartir desse dia nunca mais tive qualquer queda de serviço .


Eu apesar de por vezes comentar um pouco negativamente em relação a certos serviços da MEO , neste meu caso de quedas tenho que salientar que no meu caso a MEO tem tido a linha sempre up , o que é muito bom .


Como diz o velho ditado : "em tanto mal , alguma coisa áde ser boa."
Anteriormente tinha um router Thomson TG"qualquer coisa" (não me lembro do modelo, mas era branco). Após a 1ª ou 2ª intervenção técnica foi trocado o router, e de momento tenho um Technicolor TG784n v3. De nada serviu a troca, embora eu prefira o router actual.


 


Pessoalmente não sou cliente de barafustar muito, até porque sou cliente fiel desde sempre e previamente nunca o serviço ou atendimento me deram razões de queixa. E tenho perfeita noção que as equipas técnicas têm que lidar diariamente com avarias e problemas, desde tão simples que se resolvem com o pressionar de um botão até aos mais complicados que implicam processos complicados. No entanto é frustrante saber que, além de estar a ser vítima de um problema na linha cuja origem é alheia ao conhecimento da Meo, poderei estar também a ser vítima de uma política de "se dá muito trabalho deixa para último" ou de "resolver os problemas a esse cliente fiel não compensa". Admitir que as mensalidades pagas há anos não me garantem prestação de apoio técnico a problemas complicados dos quais não tenho culpa, seria pôr em causa a seriedade que a empresa tem para com os seus clientes. Seria mesmo negligência, hipótese que prefiro não acreditar.


Possivelmente para um utilizador ocasional o problema em causa seria de pouco incómodo mas visto que parti do princípio que podia contar com um acesso (minimamente) contínuo à internet para trabalhar, o problema está a causar-me alguns transtornos e atrasos profissionais. Espero ansiosamente por um contacto de modo a resolver o problema o mais brevemente possível.


P.S.: Obrigado tipepe pela atenção dada. Continuarei a responder a questões sempre que possível
Reputação 3
Sim , em certa parte concordo consigo .


No entanto existem clientes mais exigentes do que outros .


No seu caso  a minha prespectiva é que voçê não é uma pessoa exigente , apenas quer a net a funcionar não importando se os valores de largura de banda no contrato com a meo correspondem ao real .


Sabe , Sr. Joel , eu até percebo a sua prespectiva e até concordo em certa parte , mas se os clientes não reclamarem pelo que teem direito , então torna-se complicado até para futuros clientes que desconheçem o serviço .


Participe das anomalias que vai tendo no seu serviço , só assim "o navio poderá chegar a bom porto" .


Se mais multiplas intervenções técnicas forem efectuadas e o problema não ficar resolvido , então das 2 uma :


 


1- continua com as falhas de serviço , continua a pagar a fatura na globalidade do mês , e os técnicos vão há sua habitação/escritorio de semana a semana , mas as coisas continuam na mesma .


 


2 - Faz queixa há entidades competentes sobre a situação em que se encontra , e deixa que essas entidades resolvam o problema com o operador .


 


Na hipotese 2 o senhor não está a cometer nenhuma ilegalidade, como sabe .


No entanto antes de chegar ao ponto 2 espera-se que o operador consiga resolver essa situação da melhor forma possivel para ambas as partes .

Responder