Resolvido

Problemas de routing (Moderador por favor lê)

  • 11 May 2016
  • 36 respostas
  • 2526 visualizações

Reputação 1
Boas a todos,

Tenho um problema e troubleshooting que gostaria que os moderadores ou alguem que consiga contactar os responsaveis pelas ligações da MEO lhes transmitisse.

 

Passo a explicar:

Eu gosto de jogar Counter-Strike: Global Offensive tal como muitos utilizadores da meo, e nos ultimos 3-4 dias o meu ping para os servidores espanhois officiais da Valve (a distribuidora do jogo) subiu de 30-50 para 100-110 estáveis.

Isto faz com que o jogo tenha um atraso de cerca de meio segundo entre os outros jogadores, e dada á natureza do jogo este torna-se extremamente frustrante de jogar competitivamente contra pessoas com ligações decentes...

 

Nas tentativas de descobrir o que se passava com este problema que apareceu subitamente fui fazer uns testes...

 

Primeiro fui buscar o IP de um dos servidores da Valve em Madrid:155.133.247.26

(Para arranjar este IP, entrei num servidor official e escrevi Status na consola, este deu me o ip e a localização do servidor)

 

Depois na linha de comandos fiz um ping a este IP e como era de esperar obti estes resultados:

http://s32.postimg.org/70dgxp411/ping.jpg

 

Para tentar descobrir então o problema, para o poder arranjar, fiz um traceroute ao IP para ver por onde a minha ligação passava até chegar ao servidor em Madrid, e eis os meus resultados:

http://s32.postimg.org/kkvz832xx/tracert.png

 

O que podemos observar nesta imagem, é que a MEO para me ligar a Madrid, faz com que o sinal primeiro vá à Alemanha mais precisamente a Frankfurt dá uns saltos dentro da Alemanha, depois salta para o Reino Unido, mais precisamente em Londres e só depois é que vai para Madrid onde acaba por dar timeout mas eventualmente chega ao destino.

 

O resultado disto, é que desde que a rota mudou eu e possivelmente mais pessoas da minha area ou com o mesmo serviço que eu não consigam desfrutar do jogo na totalidade e poderá levar algumas pessoas a abandonar o serviço para adquirir outro... Eu pessoalmente estou a ponderar esta situação caso não veja interesse da vossa parte em resolver este problema.

 

Tenho MEO TV+NET+Telefone o pacote antigo de 25MBs em que só chega 12 ás nossas casas... 

 

Peço desculpa por este post longo mas queria explicar o mais detalhadamente possivel...

 

Meo plz fix :)

 

 
icon

Solução por NeoPayne 16 May 2016, 20:24

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

36 respostas

Estou com o mesmo problema, ja contactei a meo pela pagina e infelizmente não obtive qualquer resposta!
Boas aqui tambem se sucede o mesmo (tracert identico ao teu) ja contactei o INOC bem como a Cprm por email agora so falta ligar ao helpdesk da cprm durante as horas laborais.... Devo dizer que isto é frustrante pois o Encaminhamento para Espanha esta muito mau para quem tinha 30ms passar para 110 é obra.
Reputação 1
É bom saber que não sou o único, isso aumenta as probabilidades de eles fazerem algo quanto a isto... So falta chegarmos aos ouvidos de quem possa arranjar isto... Não pode ser muito dificil...
Reputação 7
Crachá +23
Boas


 


reportado internamente...fico aguardar uma resposta da parte da Meo...
Estou com o mesmo problema... Até ontem a rota estava a ir diretamente a Madrid, não percebo porque é que agora vai dar uma volta pela Europa primeiro.


Este servidor em Madrid foi a melhor coisa que nos aconteceu, mas pelos vistos decidiram estragar tudo.
Neopayne muito obrigado por tomar atenção pois a MEO nunca teve este problema antes aguardo resposta 🙂
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


preferia que as pessoas esperassem por alguma resposta que estar a mandar boatos sem fundamento...


 


antes de reportar a situação ja estava a ser analisada...
Concordo contigo NeoPayne porém este acontecimento é esquesito para a MEO pois não é normal mas de qualquer forma agredeço te por reportares o problema de qualquer das formas há quem tenha paciência 😉
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


podem existir problemas nos servidores internacionais que de nada dependem da Meo...pode ser um servidor não estar a fazer o redirecionamento mais correcto por algum motivo que ainda não ser sabe...pode ser pode ser pode ser pode ser muitas coisas e nenhuma...


 


esperar para ver a resposta que dão...
Ok espero que o problema seja resolvido (volte ao normal) pois faço parte de uma equipa CSGO e estamos numa liga europeia e o ping aumentou 3x desde domingo/segunda(causando delay) e esta a afetar bastante a performance... mesmo assim agradeço a atenção Neo.

Ruben.
Reputação 1
Rub3nix? Haha boa, não esperava que viesses a este post.

 

Bem, é bom saber que a equipa da MEO já está em cima do problema, espero que o consigam resolver...

 

 
O problema não é do servidor em Madrid, pois se jogarem com alguém que seja de um dos isp da concorrência podem ver que eles continuam com pings a rondar os 10~20~30
Reputação 1
Eu penso que o problema está no routing só para servidores em Madrid, se tentares jogar em servidores do Reino Unido está tudo normal...
Pois, não se percebe... Estavam sobrecarregados para este servidor e tiveram de mudar o Peering? 


Eu não quero começar a stressar, mas costumo jogar quase todos os dias neste servidor e assim fica complicado com quase meio segundo de lag. Espero que esta situação se resolva rapidamente...
Reputação 1
Tem calma, já recebi mensagens a pedir me dados do cliente, suponho que eles já estão em cima do problema, agora é so esperar até eles resolverem... Duvido que seja muito complicado, pode é demorar uns dias...

 

Lá porque as rotas estão diferentes não quer dizer que estivessem sobrecarregados e mudaram... Pode ser milhares de coisas... Até pode ser problemas de hardware num servidor qualquer e para o serviço não ficar interrompido fizeram uma ligação alternativa... Mas isto são tudo suposições...

 

Até lá, joga nos pubs ou no Faceit 😛 porque Matchmaking ou os servers de DM não estão jogáveis...
Pagamos pelo melhor, natural por vezes surgirem problemas! Mas tb seria natural reaolverem o problema o mais rapido possivel, com tanta concorrencia nao podem dormir a sombra da bananeira...
Bem é desta que experimento o Face it ? :)


Mas é normal uma pessoa se chatear com isto... Não ha fibra por aqui ainda, ADSL 10mb bem no limite, a pagar tanto ou mais que fibra, e a unica coisa que tinham a favor que era o ping neste servidor tiram. Ate com 4G de outra operadora consigo um ping inferior a 50ms onde moro, e com a ADSL anda nos 90~100ms
o melhor mesmo é espera pelo menos para mim (contrato ainda é recente com a MEO) 😉
pessoal verificando o tracert (rota dos dados para espanha) tudo voltou ao normal 

Tracing route to 155.133.247.25 over a maximum of 30 hops

1 1 ms 1 ms 1 ms 192.168.1.1
2 * * * Request timed out.
3 19 ms 15 ms 14 ms bl3-75-101.dsl.telepac.pt [213.13.75.101]
4 15 ms 14 ms 15 ms bt-cr1-hu-4-0-0.cprm.net [195.8.10.213]
5 43 ms 42 ms 42 ms mad1-cr1-te2-0-0.cprm.net [195.8.0.186]
6 33 ms 33 ms 33 ms mad-b2-link.telia.net [213.248.76.185]
7 59 ms 59 ms 58 ms valve-ic-316029-mad-b1.c.telia.net [62.115.144.41]
8 * * * Request timed out.
9 57 ms 58 ms 58 ms 155.133.247.25

 

ou seja esta a ir a lisboa e passa logo para madrid
Reputação 1
Confirmo aparentemente já está de volta ao normal.

Obrigado pela assistência 🙂
O mesmo problema por aqui. E por incrivel que pareça é a segunda vez. Obrigado meo..
Reputação 7
Crachá +23
Boas


 


hoje deram a situação como resolvida, apesar de ja existir pessoal a confirmar o ok do serviço, ou seja neste momento não deve existir qualquer problema na ligação ao servidor em Madrid...


 


no entanto passo a informação que me foi passada pois penso que é esclarecedora do que se passou e pelo que percebo poderá voltar a acontecer, se voltar a comunicação dos utilizadores é importante para resolver rapidamente...


 


....Como sabes o routing na internet é dinâmico, adaptando-se automáticamente a alterações de topologia das interligações entre operadores. No entanto o protocolo que gere o routing (bgp) ignora latências, procurando apenas minimizar o número de operadores no caminho que escolhe entre os dois IPs que trocam informação.


 


Neste caso em particular, deve ter existido uma alteração de topologia da Valve em Espanha (ligou/desligou circuitos?) e o melhor caminho passou a ser (automáticamente) via Frankfurt. Do nosso lado não houve qualquer alteração que justifique esta mudança de encaminhamento.


 


Após análise das várias "queixas" (entre "" porque na realidade não se trata de uma avaria, apenas a consequência normal do funcionamento da internet), concluimos que no imediato seria possível melhorar a ligação à Valve em Espanha, forçando o encaminhamento por um via "menos boa" (em termos de routing). Esta alteração ficou concluida ontem à tarde.


 


Porque é que "deixamos" o routing ser dinâmico? Porque existem 600000 rotas e é impossível verificar uma a uma se existe um caminho alternativo "menos bom" mas com melhor latência. Criar excepções (como neste caso) é contra indicado, porque basta outra alteração de topologia e o "remendo" deixa de ter efeito. Para além disso, cada rota alterada afecta o routing de dezenas de milhares de cliente finais, não apenas os que jogam. No limite (apenas uma hipotese) pode acontecer que ao forçar o tráfego para a Valve por Madrid se esteja a aumentar a latência dos clientes que jogam em servidores na Alemanha
Se deram a situação como resolvida, não foi para todos os clientes. A única coisa que houve aqui foi uma melhoria de 100 para cerca de 90. E em relação a servidores nacionais continua uma miséria. E continuo ainda a espera que o apoio técnico me queira dizer alguma coisa. Sinceramente é o último problema que tolero, porque sinceramente estou farto de pagar 50 euros por um serviço miserável .


 


EDIT: E sinceramente dúvido muito que o problema tenha sido com a Valve, como já me disseram isso da primeira vez, porque se fizer um teste de ping a um servidor nacional o ping passou de <20 para +30 , e se o fizer com um servidor espanhol que nada tem a ver com a valve passou de uns 50/60 para +100. Sinceramente o problema ser na valve é só areia para os olhos de alguns, mas pronto.
Concordo contigo ?, sinceramente isto não continua assim tão bom, basta comparar com as outras operadoras, seja para o servidor que for ganham sempre.


Exemplo hoje a jogar no sv da valve em espanha, eu com 70 ms de ping, um amigo meu da concorrencia com 30ms. E tem sido sempre assim... Acho que a meo deveria olhar com olhos de ver para isto, pois nos dias de hoje em que existe tanta gente a jogar seja cs, lol, o que for, jogos em que qualquer segundo é importante não se admite.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


caso as coisas persistam enviem os dados do routing para poder reportar...