Latência elevada em jogos online e perda de pacotes.
Boa tarde, o caso que apresento já foi referido anteriormente noutro tópico sobre o mesmo assunto por forma não criar mais um com o mesmo problema, mas dado que parece que não estou a obter qualquer resposta por parte da Meo dessa forma, decidi criar um novo.
Os meus pais aderiram ha alguns meses ao serviço Meo Fibra após mudança de casa, unica e exclusivamente porque a vodafone não tem disponível o serviço fibra na nova morada, sendo esse o que estaria instalado na anterior. Uma vez que eu estive fora uns meses, e a utilização do serviço pelos meus pais é demasiado básica, este problema não foi detectado até agora.
Pois bem, o problema é o que ja foi descrito acima, as latências em Jogos online em servidores EU são absurdas, comparativamente com o serviço da Vodafone, no overwatch verificava no máximo uns 40ms, sendo que neste momento seja em que altura do dia for, o mínimo que consigo é 65/70ms. Durante a noite, é muito comum rondar os 90 com picos de 150/200ms.
Fiz testes e mais testes, Portas, Firewall do router e Windows (tudo aberto) e não ha meio de conseguir valores mais baixos. Testado com cabo Ethernet e Wireless AC na rede 5G, valores iguais.Testes de Ping e Traceroute apresentam valores relativamente normais, mas ao fazer um teste de pathping aos servidoers do jogo, julgo ter dado com o possível problema. Nos servidores bl3-77-70.dsl.telepac.pt [213.13.77.70] e bl3-77-69.dsl.telepac.pt [213.13.77.69] está a ser registado 100% Packet loss.
Computing statistics for 200 seconds...
Source to Here This Node/Link
Hop RTT Lost/Sent = Pct Lost/Sent = Pct Address
0 AntaresRaider2108 [192.168.1.74]
0/ 100 = 0% |
1 1ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% 192.168.1.254
0/ 100 = 0% |
2 3ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% 10.248.192.1
0/ 100 = 0% |
3 --- 100/ 100 =100% 100/ 100 =100% bl3-77-70.dsl.telepac.pt [213.13.77.70]
0/ 100 = 0% |
4 --- 100/ 100 =100% 100/ 100 =100% bl3-77-69.dsl.telepac.pt [213.13.77.69]
0/ 100 = 0% |
5 5ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% bt-cr1-bu10-200.cprm.net [195.8.30.245]
0/ 100 = 0% |
6 50ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% ams1-cr1-te0-0-0.cprm.net [195.8.1.38]
0/ 100 = 0% |
7 51ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% 80.249.208.83
0/ 100 = 0% |
8 59ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% ae1-br02-eqam1.blizzardonline.net [137.221.78.35]
Trace complete.
--------------------------------------------
Será que me podiam verificar este caso SFF, adicionalmente, julgo que o IPV6 possa também ter influência neste caso e gostaria que, ou me desactivem o IPV6 no GR241AG por forma a que eu possa fazer mais testes,nem que seja de forma temporária ou me forneçam um acesso de admin ao Router para que eu o possa fazer.
O numero da conta é 1327089102
Estes valores são absolutamente inadmissíveis para um serviço destes...
Obrigado.
Os meus pais aderiram ha alguns meses ao serviço Meo Fibra após mudança de casa, unica e exclusivamente porque a vodafone não tem disponível o serviço fibra na nova morada, sendo esse o que estaria instalado na anterior. Uma vez que eu estive fora uns meses, e a utilização do serviço pelos meus pais é demasiado básica, este problema não foi detectado até agora.
Pois bem, o problema é o que ja foi descrito acima, as latências em Jogos online em servidores EU são absurdas, comparativamente com o serviço da Vodafone, no overwatch verificava no máximo uns 40ms, sendo que neste momento seja em que altura do dia for, o mínimo que consigo é 65/70ms. Durante a noite, é muito comum rondar os 90 com picos de 150/200ms.
Fiz testes e mais testes, Portas, Firewall do router e Windows (tudo aberto) e não ha meio de conseguir valores mais baixos. Testado com cabo Ethernet e Wireless AC na rede 5G, valores iguais.Testes de Ping e Traceroute apresentam valores relativamente normais, mas ao fazer um teste de pathping aos servidoers do jogo, julgo ter dado com o possível problema. Nos servidores bl3-77-70.dsl.telepac.pt [213.13.77.70] e bl3-77-69.dsl.telepac.pt [213.13.77.69] está a ser registado 100% Packet loss.
Computing statistics for 200 seconds...
Source to Here This Node/Link
Hop RTT Lost/Sent = Pct Lost/Sent = Pct Address
0 AntaresRaider2108 [192.168.1.74]
0/ 100 = 0% |
1 1ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% 192.168.1.254
0/ 100 = 0% |
2 3ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% 10.248.192.1
0/ 100 = 0% |
3 --- 100/ 100 =100% 100/ 100 =100% bl3-77-70.dsl.telepac.pt [213.13.77.70]
0/ 100 = 0% |
4 --- 100/ 100 =100% 100/ 100 =100% bl3-77-69.dsl.telepac.pt [213.13.77.69]
0/ 100 = 0% |
5 5ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% bt-cr1-bu10-200.cprm.net [195.8.30.245]
0/ 100 = 0% |
6 50ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% ams1-cr1-te0-0-0.cprm.net [195.8.1.38]
0/ 100 = 0% |
7 51ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% 80.249.208.83
0/ 100 = 0% |
8 59ms 0/ 100 = 0% 0/ 100 = 0% ae1-br02-eqam1.blizzardonline.net [137.221.78.35]
Trace complete.
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Será que me podiam verificar este caso SFF, adicionalmente, julgo que o IPV6 possa também ter influência neste caso e gostaria que, ou me desactivem o IPV6 no GR241AG por forma a que eu possa fazer mais testes,nem que seja de forma temporária ou me forneçam um acesso de admin ao Router para que eu o possa fazer.
O numero da conta é 1327089102
Estes valores são absolutamente inadmissíveis para um serviço destes...
Obrigado.
Tópico fechado, já não permite mais respostas.
Olá Antares666,
A MEO tem uma linha de apoio tecnológico Sou Smart (serviço é prestado pela PC MEDIC) através do número 16202 (custo desta chamada é de 0,45€/minuto) que pode ser que ajude na resolução do seu problema.
A MEO tem uma linha de apoio tecnológico Sou Smart (serviço é prestado pela PC MEDIC) através do número 16202 (custo desta chamada é de 0,45€/minuto) que pode ser que ajude na resolução do seu problema.
Agradeço a resposta, mas não, obrigado. Conheço bem o péssimo nível de serviço da pcmedic, já trabalhei com outros parceiros deles.
Além disso, sou perfeitamente capaz de executar sozinho todos e quaisquer despistes que a pcmedic me pode recomendar por telefone, e podem ter a certeza que não vou pagar os 60€ que me iriam pedir para enviar um "técnico" a casa, para apenas depois me dizerem o que eu já sei. O problema não é o computador, é a linha e o vosso routing nos nós internacionais, como demonstrei acima (é um portátil absolutamente novo, com menos de duas semanas de uso na altura em abri este post). Pois bem, se a vossa resposta final vai ser esta, rezem apenas para que a Vodafone não extenda a cobertura de fibra deles neste local, porque a partir do momento em que acabar a Fidelização que tenho convosco, podem bem dizer adeus a mais um cliente...E não vos adianta ligarem com promoções e afins entretanto, o pacote que está instalado neste momento é o que vai ficar até que a fidelização termine. A minha anterior residência onde tinha fibra Vodafone é relativamente perto da nova, portanto é só uma questão de tempo até que estendam a cobertura até á residencia actual. Depois disso podem ter a certeza que é adeus Meo...
Além disso, sou perfeitamente capaz de executar sozinho todos e quaisquer despistes que a pcmedic me pode recomendar por telefone, e podem ter a certeza que não vou pagar os 60€ que me iriam pedir para enviar um "técnico" a casa, para apenas depois me dizerem o que eu já sei. O problema não é o computador, é a linha e o vosso routing nos nós internacionais, como demonstrei acima (é um portátil absolutamente novo, com menos de duas semanas de uso na altura em abri este post). Pois bem, se a vossa resposta final vai ser esta, rezem apenas para que a Vodafone não extenda a cobertura de fibra deles neste local, porque a partir do momento em que acabar a Fidelização que tenho convosco, podem bem dizer adeus a mais um cliente...E não vos adianta ligarem com promoções e afins entretanto, o pacote que está instalado neste momento é o que vai ficar até que a fidelização termine. A minha anterior residência onde tinha fibra Vodafone é relativamente perto da nova, portanto é só uma questão de tempo até que estendam a cobertura até á residencia actual. Depois disso podem ter a certeza que é adeus Meo...
editado: postado por engano, por favor apagar.
Olá
apesar de ser um post antigo, questiono se a situação já se encontra resolvida.
Será que me podiam verificar este caso SFF, adicionalmente, julgo que o IPV6 possa também ter influência neste caso e gostaria que, ou me desactivem o IPV6 no GR241AG por forma a que eu possa fazer mais testes
De facto o IPV6 em alguns jogos online não é o melhor e desativar poderá ser uma resolução. Pelo pathroute que enviou o jogo em questão deverá ser o WOW (blizzard). Jogo warframe e só desligando o IPV6 é que fiquei sem problemas. Mas informo que o ipv6 do seu serviço é desligado nos serviços da MEO e não no seu equipamento.
Indique-me sff se a situação está ultrapassada.
apesar de ser um post antigo, questiono se a situação já se encontra resolvida.
De facto o IPV6 em alguns jogos online não é o melhor e desativar poderá ser uma resolução. Pelo pathroute que enviou o jogo em questão deverá ser o WOW (blizzard). Jogo warframe e só desligando o IPV6 é que fiquei sem problemas. Mas informo que o ipv6 do seu serviço é desligado nos serviços da MEO e não no seu equipamento.
Indique-me sff se a situação está ultrapassada.
Olá spy, agradeço a resposta. Infelizmente a situação mantém-se uma vez que ainda nada foi feito para a resolver. Apenas me tentaram encaminhar para a pc medic.. como ja referi, o problema nao está no computador, inclusive ja tive a oportunidade de testar o mesmo computador em outra ligação e realmente o problema nao se verificou. Os pings apresentaram-se normais (entre 30ms e 45ms). O jogo em questao é o Overwatch. Quanto á questao do ipv6, não posso afirmar com certeza, mas se houver disponibilidade da vossa parte para efetuar testes, inclusive desactivar o ipv6 de forma temporária, eu estou perfeitamente disposto a ajudar no que for preciso, desde que nao me tentem passar um atestado de incompetência e descartar as culpas para outro lado. Adicionalmente, tenho a caminho um router Asus, que irei utilizar em modo bridge, também na tentativa de resolver este caso, foi outra das soluções que outros clientes sugeriram.
Portanto, ao fim de testes e mais testes e mais testes não me restam quaisquer dúvidas que a culpa é o routing da ligação. já testei literalmente todos os angulos possíveis e imaginarios. Wireless e cabo ethernet, Firewall, DMZ, Portas, Ja instalei routers adicionais com QoS configurado,.Testei 2 diferentes, um deles Asus com firmware proprio para a meo AC68U, realmente consigo baixar o bufferbloat, mas mesmo assim sem qualquer impacto no ping do Overwatch, não há meio de conseguir nada abaixo dos 65ms que ja mencionei. Já foi desactivado o Ipv6, nada. Mais uma vez, testei o mesmo portátil na ligação de um amigo relativamente próximo daqui, e mesmo sem sequer configurar nada de portas, numa ligação Wireless N na banda de 2.4ghz o Overwatch apresentou um ping consistente de 40ms, 25/30ms mais baixo do que em casa, por cabo ethernet. Sendo assim, peço que se quiserem verificar a questão do vosso lado e manter-me a par, ficarei agradecido. Caso contrário o resultado será como falei acima, aproveitem bem esta fidelização, porque nao vai passar disso.
De qualquer forma agradeço ao spyVspyAeon a tentativa de ajudar até aqui em relação ao Ipv6.
Obrigado
De qualquer forma agradeço ao spyVspyAeon a tentativa de ajudar até aqui em relação ao Ipv6.
Obrigado
Boa tarde.
Entretanto conseguiste resolver esta questão? Também jogo online (Fifa e Cod) e desde que tenho Meo fibra não consigo. Também ja tentei com um router asus em modo bridge e não consigo resolver o meu problema. Acho que ja tentei tudo o que consigo fazer e também não queria pagar a um tecnico para vir aqui e não fazer nada. Alguma sugestão?
Um abraço
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