IP público do Router 4G diferente do WhatIsMyIPAdress.

  • 13 November 2014
  • 43 respostas
  • 7988 visualizações

Boa tarde, Adquiri um cartão MEO 4G 150/50Mbits e com 30GB de dados. Consigo ter a configuração do meu router D-Link DWR-921 com uma performance de 50Mbits Down e 42Mbits up o que não é mau para 4G. Até aqui tudo bem. O problema foi quando tentei configurar Dynamic DNS da NO-IP. Criei um xxxxxxx.no-ip.org no site da noip.com, configurei no router mas não consigo utilizar. E porquê?????!!!!! O router mostra-me e configura-se com um IP público 10.64.130.250 como podemos ver abaixo, mas quando vou verificar qual é realmente o mey ip público, no site http://www.whatismyip.com/ aparece outro ip público completamente diferente 88.214.170.99. Quando faço ping para 10.64.130.250 tenho 100% de respostas. IP do Router. Quando faço ping para 88.214.170.99 não obtenho respostas. No site http://www.noip.com, o meu nome do Dynamic DNS xxxxxx.no-ip.org tem o IP 88.214.170.99 Realmente é complicado e não sei o que está a acontecer. Alguém conhece este problema? É alguma limitação dos cartões MEO 4G? Será que é para não deixarem o pessoal ter IP dinâmico para depois terem de adquirir o IP Fixo? NOTA IMPORTANTE. Com o SIM da Kanguru/Optimus 4G ilimitado que tinha instalado anteriormente tudo funcionava bem excepto a velocidade que era muito baixa para os padrões LTE 4G. Apena 6Mbits download por 4Mbits upload e porque estava um pouco longe da torre 3G/4G mais próxima. Configurações no router DWR-921. WAN Connection Type : 3G/4G Service Type : 3G Network Status : Established Connection Time : 1 Hour 8 Min 38 Sec Signal Strength : IP Address : 10.64.130.250 Subnet Mask : 255.255.255.252 Default Gateway : 10.64.130.249 DNS Server : 88.214.178.1 , 88.214.182.2 IP no What is my ip 88.214.170.99 Um abraço a todos.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

43 respostas

Reputação 5
Crachá +17
Olá @@@Dualcomp , para podermos analisar esta questão, agradecemos que envie mensagem privada com o número de telemóvel do cartão que indica e um contacto telefónico.


Indique a ref. 3-51458011145 no titulo da sua mensagem.
Telefone do cartão: 967798312


Meu contacto: 966125276
Reputação 5
Crachá +17
@@@Dualcomp, lamentamos a demora na resposta. A situação que reportou está a ser analisada e com a maior brevidade possível, entraremos em contacto consigo. 
Boa tarde,


 


Posso ainda ajudar com a seguinte informação.


Tenho um cartão, julgo que 3G TMN mais antigo, movel 961459815, SIM Nº:8935106 que instalo no respectivo router D-Link DWR-921, e coloco somente o seu respectivo PIN e TUDO funciona 5 estrelas. Consigo configurar em 10 segundos o Dynamic DNS da NO-IP.COM sem problemas e consigo fazer ping para o meu IP dinâmico público do router.


Isto, sem alterar a configuração do router feita com o novo cartão MEO 4G, movel 967798312, SIM:553212661.


Prefer Service Type: Auto Mode (pode ser 3G ou 4G) Geralmente autoconfigura-se para 4G com o novo cartão.


Telecom: TMN


Profile: Internet


Username: (em branco)


Password: (em branco)


Dialer Number: *99#


Authentication: Auto (pode ser PAP ou CHAP)


APN: internet (colocado automaticamente quando escolho no campo Telecom o ISP TMN)


E por fim o respectivo PIN.


 


Outras informações que podem ajudar:


 


Cartão antigo TMN Sapo - Card Info (D16Q1) - Network Name (P TMN) - ISP (TMN-GPRSCOSTUMERS)


Cartão novo MEO - Card Info (D16Q1) - Network Name (MEO) - ISP (PT-TMN-200606)


 


Obrigado e cumprimentos,


Carlos Encarnação
Reputação 5
Crachá +17
@@@Dualcomp , foi feito contacto telefónico no seguimento desta questão.


Caso exista alguma situação adicional, estamos sempre ao dispor.
Boa tarde Luis,


 


Disse que tinha ligado mas eu não recebi nenhuma chamada.


Nota: Se vem como chamada desconhecida não entra no meu telemóvel.


 


Se pretender comunicar comigo o melhor é ligar de um número a descoberto.


Meu contacto: 966125276


 


Obrigado,


Carlos Encarnação
Reputação 5
Crachá +17
@@@Dualcomp , estamos a verificar o sucedido e logo que possível daremos novas informações acerca da situação que indica.
Boa noite,

 

Como me deparei com o mesmo problema que o utilizador Dualcomp, gostaria de saber se porventura este tema teve solução e se afirmativo qual o procedimento para o solucionar.

 

Obrg.,

 

Cumprimentos,

 
Boa tarde Frobalo,


 


Realmente ainda não tenho solução e a última resposta que tive, por parte da MEO, foi a seguinte:


--------------------


Caro Carlos Encarnação,


No seguimento do seu pedido, mereceu a nossa melhor atenção, informamos que após análise, solicitamos que contato o gestor de cliente da empresa ALEGRIA SENSACIONAL, LDA, de modo ao mesmo solicitar ip público em vez de ip privado.


 


Para mais informações, estamos sempre disponíveis através do seu gestor, pelo 16 206 e na Área de Cliente em ptempresas.pt.


 


Ficamos, como sempre, à sua disposição,


 


Serviço ao Cliente


ptempresas.pt


----------------------------------


Confeço que não percebi. Então eu tenho IP Privado???!!!


Claro que fui verificar e realmente NÃO TENHO IP PRIVADO até porque não solicitei e também não estou a pagar IP Privado.


Só pode ter sido engano do técnico. Certamente ele queria dizer para solicitar IP Privado (Fixo) em vez do atual IP Público, claro a pagar mais uma quantia ao mês.


Pois parece-me que o objetivo destas "artimanhas" é mesmo para obrigar o cliente a pagar IP Privado (Fixo).


Sendo assim, vou entregar o cartão, anulando o contrato por falta de viabilidade técnica.


Vou adquirir um cartão NOS ou Vodafone que , já tive oportunidade de fazer testes, não têm estas limitações.


Inclusivé o cartão 4G NOS não tem limitação de transferencia de dados ou melhor, a limitação é tão alta que na prática nunca a vai esgotar ao mês.


Alerto também para meu amigo frobalo que se quiser instalar um servidor com exchange ou outros serviços "pendurados" no seu router 4G, não vai ter uma quantidade de portas abertas nem vai poder abrir essas portas. Simplesmente estão bloqueadas a montante nos servidores da MEO. Claro, estou a falar no novo cartão 4G MEO.


É que eu tenho um cartão 3G TMN bem antigo e funciona tudo na perfeição só que é lento. Mesmo muito lento.


Nem vale a pena utilizar.


Olhe, já ando nisto vai para 2 meses e não vou perder mais tempo.


Vou daqui direitinho ao Cascaishoping resolver o assunto.


Um abraço e boa sorte.


Carlos Encarnação


 
Dualcomp, boas,


 


Obrg. pela info. Sucede que nestes ultimos dias montamos um servidor para comunicações/dados e video-vigilancia num projecto que estamos a iniciar para os lados da Zambujeira do Mar e como tinhamos o cartão 4G do M5O colocamo-lo num router, o meu espanto quando comecei com testes de port forwarding para chegar aos serviços do servidor e nada funcionava.


 


É uma lástima que os operadores andem permanentemente a alterar processos para limitarem a operacionalidade das coisas (quizá para os venderem mais à frente como um serviço novo, os IPs privados costumam-se pagar bem) .


 


Estava sériamente a pensar em adquirir mais um cartão 4G com 30gb à MEO, por incrivel que pareça e quem sabe se como consequência da estrutura que criaram para o festival MEO Sudoeste, na ZM seja em 3G ou 4G conseguem-se taxas de transferência de dados que aqui em Cascais ou Oeiras nem de perto se lá chega, mas assim sendo, já percebi que será uma luta em vão ! A resposta de certeza será, quer IP privado, nós temos essa facilidade, pagando como óbvio !!!


 


Vou tentar a NOS.


 


Obrg. de qq forma e boa sorte (Infelizmente nesta matéria das comunicações parece que a "sorte" é efectivamente algo que faz a diferença)


 


Cumprimentos,


 


 
Olá, bom dia.

 

Eu tenho exactamente o mesmo problema, mas não sou cliente MEO, "apenas" comercializamos equipamentos que depois utilizam os pacotes de dados dos clientes e isso restringe o acesso à assistencia....

 

Duvido que a MEO (TMN?) não tenha como ultrapassar o problema!

Se os novos cartões vêm com esta configuração é porque alguém definiu estas especificações. Por segurança, Politica Comercial ou qualquer outro motivo são opções que a operadora conhece e que até poderão em ser legitimas...

 

O que efectivamente se exige á operadora é uma resposta TÉCNICA que esclareça os clientes.

 

Ou a operadora pode e quer ultrapassar o problema, Ou tem alguma solução de reconfiguração dos equipamentos (cartões) ou não quer resolver o problema dos clientes e exige a aquisição de IP's fixos. O que tem é de ser clara e não deixar os clientes à procura de soluções que não dependem deles....

 

O que mais custa ainda é obter apenas respostas dos comerciais depois de muitos minutos/horas de espera dos call centers que por mais empenho que tenham não resolve o problema dos clientes.

 

Há 5 dias que espero uma resposta a um mail sobre este assunto... encontrei agora este Forum com este Post... espero que alguém da operador a o veja.

 

Dualcomp: Se conseguir alguma resposta ou solução informarei 🙂 Peço desculpa por usar o seu Post mas é por uma causa comum...

 

Vou insistir por outras vias...

 

Cumprimentos

José Mendinhos

 
Boa tarde,


Eu tenho o mesmo problema!


Apesar de já não ser cliente MEO tenho clientes meus que o são e gostariam de utilizar esta possibilidade. Há dias que levo a tanter obter respostas e nada!!!


Parece que o problema da MEO é a falta de IP's publicos e como tal utiliza, pelo que entendo, algum processo de routeamento (NAT) para alargar o número de clientes sem aumentar a gama de IP's publicos. Até aqui tudo bem.


Também pode ser legitimo (embora eu e muitos clientes possam não concordar) que não queira facilitar a disponibilização de IP's publicos para obrigar os clientes a comprar IP's Privados. Aqui, enquanto clientes, já podemos começar a não gostar da politica da empresa mas... é uma questão concorrencial.


O problema, e onde me parece que há falta de organização/estratégia ou conhecimento é no facto de os clientes NÃO TEREM DE FACTO UM VERDADEIRO APOIO TÉCNICO. Sempre que estas questões se colocam são tratadas por comerciais e/ou por "técnicos" com um guião do callcenter que está limitado àquilo que a empresa especifica e quando sai da norma não há resposta ou há uma resposta politicamente correcta a chutar para canto" i.é. a remeter para outro departamento... e o cliente fica espera...


As  questões que os responsáveis têm de definir são:


A MEO pode ou não pode disponibilizar um IP publico, mesmo que a pedido dos clientes interessados? Se pode, como devemos fazer e que custos tem ou não?


Se não pode/quer disponibilizar os IP's Publicos, qual a solução que sugere? Ou a alternativa é saltar para a concorrencia?


 


São estas questões novas que têm de colocar nos guiões dos callcenters para este "problema" dos IP's Publicos / Privados e o redireccionamento para acesso remoto.


 


Cumprimentos


José Mendinhos


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


em Portugal se queres um IP tens de o pagar seja em que operadora for...


 


como é do conhecimento geral os IP's estao a esgotar-se a mt tempo e a alternativa é fazer a gestão de IP's...queres um privado pagas por isso...alem que a PT ja comprou varias gamas de IP's para Portugal...sim as operadoras pagam os IP's para nós podermos usar a net...


 


no entanto esta a ser implementado o IPv6 gradualmente na rede que em teoria irá resolver esse problema...espero que em breve todos tenhamos um IP unico para cada cliente, mas o que tambem poderá trazer problemas de segurança caso os clientes nao estejam preparados para isso e qq hacker mediocre pode fazer ataques a qq pessoa pois o IP publico ja nao é renovado...mas ja existem rumores que em breve tambem se iram esgotar...


 


no entanto ja vivi em Espanha e França e são sempre IP's renovados...desligas o router e ficas com novo IP...ou ao fim de algum tempo o IP renova-se...
Olá,


Concordo quase tudo o que disse.


O que se está a passar é que os IP's que são renovados não são públicos! e isso impede o acesso a equipamentos que se encontrem "atrás" destes equipamentos.


A Vodafone continua a disponibilizar IP's publicos.


Quanto á segurança, concordo, mas quem tem necessidade dos serviços deve ter essa possibilidade competindo-lhe proteger-se...


 


Um abraço e Bom Natal.


 


 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


os IP's são publicos!...rodam é por todos os clientes...o IP que tenho agora pode ser o teu a seguir...e depois do teu vizinho...pelo que sei esta será a designação do IP publico...o IP privado é normalmente usado por empresas que o necessitem, claro que para isso existe custos (acho que ate demasiado elevados) para manter sempre o mesmo IP seja em que situação for...


 


com tantos serviços de Dynamic DNS pela net não se encontra uma solução viavel? eu uso o no-ip alguns anos e sem qq dificuldade e sem problemas...
Olá. A questão está ai mesmo!


Os ips de que estamos a falar ERAM públicos.  Os novos cartões não permitem usar os dynamic dns que eu também utilizo à anos.... Agora no mesmo equipamento (router 3g) eu posso colocar um cartão mais antigo e tenho tudo a funcionar,  mas quando coloco um dos novos cartões, já não funciona porque o router vê um ip e os dynamic dns outro sendo que nenhum permite o redireccionamento... tem de ver os primeiros Posts!!
Ola


Eu também tenho mesmo problema.


Já conseguiram resolução ????


Ou será que também tenho de mudar para a NOS ?


 


carlos lopes
Desculpem, isto eh a continuação do post anterior.


Este problema surge porque a rede MEO 4G foi pensada por engenheeeeeeeeeeeeros super dotados.


Aqui no algarve, sotavento (entre  Faro e V.Real), não existe 4G e porquê?


A rede MEO 4G está em conflito com as mesmas frequencias da rede espanhola, logo a MEO teve de desligar a 4G nesta zona e só temos 3G.


Coisas de engenheeeeeeeeeeeeros !!!!!!


Pode ser que os franceses da Altice ponham ordem na casa.


Veremos


carlos lopes
Reputação 4
Bom dia @@@frobalo


 


Relativamente à situação que nos expõe e de forma a analisarmos a mesma, envie-nos por mensagem privada indicando no assunto a refª 3-69019027302, o seu nº de cliente/NIF e um nº de contacto alternativo. 
Olá boa tarde,


Infelizmente as conclusões não são as melhores. Após vários contactos com a MEO Empresas e com uma empresa parceira da MEO, concluimos que se trata de uma restrição introduzida em alguns TARIFÁRIOS, não tem nada a ver com os routers ou cartões.


Conseguimos testar vários cartões diferentes registados  com tarifários diferentes em routers diferentes e consoante o tarifário activo assim nos é atribuido um IP publico ou dois IP's distintos que não permitem o reencaminhamento de pedidos de fora para dentro.


O problema que pessoalmente me deixa chateado nem sequer é se funciona ou não. O Problema é que ninguém das linhas de apoio da MEO consegue explicar o que se passa e/ou se há alguma possíbilidade de solicitar um tarifário que seja compatível com este tipo de necessidades.


No nosso caso estamos a encaminhar os clientes para a Vodafone, pelo menos enquanto estes não inventarem alguma coisa parecida...
 

Que grande confusão!

O IP 10.x.x.x é um IP privado. Privado significa que está numa rede privada, não acessivel/visivel pela internet. Para correr serviços (ser acessivel pela internet) é necessário ter um IP público, quer fixo quer variavel. Se não for fixo (o que tem um custo) basta correr um updater de IP dinâmico.

Mesmo tendo um IP público, é possivel que o operador corte o acesso de fora (necessário para correr serviços), seja em apenas alguns portos, seja em todos.

 
Olá,


Realmente é uma confusão!


Eu sei que o IP 10.x.x.x. é privado. O que acontece com alguns cartões quando activados EM DETERMINADOS TARIFÁRIOS é que passamos a ter


2 IP's. Passo a explicar de novo: 


Um 1º IP privado que se visualiza QUANDO UTILIZO A PÁGINA DE ADMINISTRAÇÃO LOCAL do router (e já testei vários routers) e que é da gama privada 10.x.x.x. este IP está disponível na minha rede local e varia de ligação para ligação.


Um 2º IP supostamente publico 87.x.x.x (não tenho presente se é mesmo 87 mas sei que também varia) que é visivel quando utilizo o browser para ver o IP publico, por exemplo no whatsmyip.com.


 
jmendinhos escreveu:

Olá,


Realmente é uma confusão!


Eu sei que o IP 10.x.x.x. é privado. O que acontece com alguns cartões quando activados EM DETERMINADOS TARIFÁRIOS é que passamos a ter


2 IP's. Passo a explicar de novo: 


Um 1º IP privado que se visualiza QUANDO UTILIZO A PÁGINA DE ADMINISTRAÇÃO LOCAL do router (e já testei vários routers) e que é da gama privada 10.x.x.x. este IP está disponível na minha rede local e varia de ligação para ligação.


Um 2º IP supostamente publico 87.x.x.x (não tenho presente se é mesmo 87 mas sei que também varia) que é visivel quando utilizo o browser para ver o IP publico, por exemplo no whatsmyip.com.


 



Não. O IP público que vês quando usas o browser é o IP partilhado que a MEO está a usar para fazer a tua ligação à internet, e não só a tua. É exactamente o mesmo o que acontece quando usas um router em casa para ligar vários dispositivos à internet. A MEO dá-te um IP público ao teu router, que na fibra e no ADSL costuma ser só teu, depois o teu router cria uma LAN e distribui IP's privados pelos teus dispositivos, por norma 192.168.x.x, mas que também poderiam ser 10.x.x.x, basta configurar o router para dar IP's nessa gama. Quando acedes ao myIP, por exemplo, obviamente ele vai dizer que estás a usar o IP público (WAN do router), por que é o único IP que consegue falar na WAN, mas o teu PC no qual usaste um browser para ir ao myIP tem um IP privado.


Assim, nas pens GSM estás numa LAN privada criada por um router do MEO com IP 10.x.x.x.


O IP público que vês quando vais ao myIP não te interessa para nada, é o IP público que a MEO está a atribuir ao router que cria a rede privada em que estás. Não podes fazer nada com ele porque tens montes de gajos com pens GSM na mesma rede privada. Não podes redirecionar portos (terias que ter acesso ao router do MEO), logo, não podes correr serviços porque não é possivel estabelecer ligações da WAN para o teu IP.
Obrigado pela atenção.


Parece que finalmente alguém está a olhar para a questão.


Realmente é como referes: "Não podes redirecionar portos (terias que ter acesso ao router do MEO), logo, não podes correr serviços porque não é possivel estabelecer ligações da WAN para o teu IP."


O que se passa é que é precisamente isto que eu necessito. Eu necessito de establecer ligações da WAN para os meus PC's ligados ao meu router.


Consigo faze-lo com as PEN's Vodafone e com as antigas Sapo, mas com os novos tarifários já tinha entendido que era criada uma rede privada com as todas PEN's.


A questão é "simples" existe ou não uma solução que me permita aceder aos meus equipamentos remotamente? Se sim, que tarifários e equipamentos tenho de adquirir?


 


Parece que finalmente alguém está a olhar para a questão.




A questão é "simples" existe ou não uma solução que me permita aceder aos meus equipamentos remotamente? Se sim, que tarifários e equipamentos tenho de adquirir?


 



Atenção que eu não sou da MEO, andava aqui à procura de saber se era possivel correr serviços numa pen MEO e deparei-me com esta discussão. Sou apenas um cliente.


Há sempre solução! O problema aqui é que não podes estabelecer ligações de fora para o router onde tens a pen GSM. Mas podes sempre estabelecer ligações da pen  para fora. Ora, eu tenho MEO fibra numa casa e pretendo usufruir de internet através de uma pen MEO numa segunda casa. E quero correr serviços nessa segunda casa. Uma vez que já sei que não tenho um IP público, vou fazer o seguinte:


Uso um router (ou um raspberry PI) que estabeleça uma ligação VPN da segunda casa para a primeira. Nota que tem que ser a segunda casa a iniciar a ligação, não pode ser ao contrário. Essa ligação tem que ser persistente, ou seja, se a ligação cair, ou se a internet por GSM falhar, o router ou o raspberry PI tém que reestabelecer a ligação novamente. A partir daí a segunda casa está registada na LAN da primeira casa. Logo, o router da segunda casa, e consequentemente todas as máquinas que lá tenha, para todos os efeitos, é como se estivessem na primeira casa, e eu posso estabelecer ligações da internet para todas as máquinas que tenha na primeira casa (fibra). Voilá!


Portanto, o que tu precisas é de um sítio com IP público, que tu controles, onde o router da tua pen  (ou um raspberry ou um PC,......) possa estar permanentemente ligado. Esse sítio irá fazer de relay para as ligações que pretendas fazer à LAN onde tens a pen GSM. Se não tens um sítio assim, podes contratar um "sítio" na internet para te fazer isso. Há muitas empresas a vender serviços de "processamento, espaço em disco, memória e banda" para quem pretende, por exemplo, montar um site (a começar nuns 5 euros por mês). Neste caso, em vez de um site, montarias um servidor VPN onde a tua pen pudesse estar permanentemente ligada.