É possivel ser "expuloso" do MEO por serviço inviavel...depois de 3 ANOS como cliente

  • 21 May 2012
  • 25 respostas
  • 1190 visualizações

  • Estagiário Sénior
  • 242 respostas
Viva...

Enganei-me e começei a historia aqui:
http://www.meoforum.com/meo-fibra-instalacao-anomalias-reclamacoes/2446-servico-baixo-mas-nao-estou-muito-optimista.html#post18932

Versão actual...o tecnico veio ca a casa e disse-me que estou a 2700m da central e que é estranhou ter serviço ADSL instalado! E ficou a olhar para mim quando lhe disse que tenho serviço hà TRÊS ANOS!!!

Basicamente é assim:
- Serviço começou a falhar há uns 2/3 meses...perdia sincronismo uma vez por semana ou assim
- Telefone funciona bem
- Liguei para 16209 na 4 feira...DESDE AI NUNCA MAIS SINCRONIZOU
- Tecnico veio ca no Sabado...não consegui sincronizar o Router em lado nenhum...nem um Router novo...e "estranhou" muito eu ter serviço
- Continua sem funcionar...pediu a intervenção da equipa de cabos (ou parecido)...mas referiu que a linha está "boa de medidas" (pareceu-me pessimista)

Será que posso fazer algo util...ligar para o 16209 a insistir que vejam se está tudo bem configurado na linha? Ter ido abaixo depois dos testes deles ainda me faz alguma confusão...

É posssivel que me digam que não posso ter serviço...e que os ultimos tres anos foram um engano? 😞

25 respostas

Crachá +6
Tu nunca vais ser "expulso"... 😃 quanto muito propõem-te uma outra solução.. satélite + net fixa (sapo) ou 4G

Mas 2 700 m não é propriamente uma grande distancia.. Deve haver pessoal como tu e com estabilidade.

Quanto muito houve foi um acréscimo muito grande de clientes na tua zona/central...
Eu tinha meo adsl a 3500metros da central, obviamente com débitos a 8mbps e também tinha técnicos iluminados que perguntavam como era possível! Ainda sobrevivi um ano e meio nessa situação.
Eu tinha meo adsl a 3500metros da central, obviamente com débitos a 8mbps e também tinha técnicos iluminados que perguntavam como era possível! Ainda sobrevivi um ano e meio nessa situação.
E que aconteceu depois?

Satelite eu disse desde o inicio que não aceitava (regras condominio)...e Sapo "sempre" fui cliente...ate passar para o MEO. Fibra ainda podia negociar...desde que o preço não subisse...
MAS se me propuserem satelite vou ter mesmo de sair...julgo que não há fibra por aqui...

Se calhar foi por isso que se "esticaram" na instalação, pois sabiam que era ADSL ou nada...avisaram que nunca passaria dos 8MB...mas isso para mim é aceitavel...não uso a net de forma intensa...e HD é coisa que para mim não é critico...

Dá-me a ideia de que estão a usar os 2700m como desculpa...(admitindo que é mais que a média)...o tecnico MAL CHEGOU disse logo que ia ser dificil por causa disso...mesmo antes de pegar nas ferramentas! E "garantiu-me" que o excesso de clientes não tem influência porque tenho um cabo só para mim...:glasses:
E ja agora...tenho fidelização até Setembro...não posso (nem quero) aceitar satelite...se recusar posso ter chatices para "sair"?

ATENÇÃO...se me deixarem eu prefiro ficar no ADSL...o que eu queria mesmo era que me resolvessem a avaria.

Um aparte...o tecnico a meio ja começou a dizer que não era bem uma avaria...
O que me aconteceu depois? Felizmente só tive uma avaria grave na linha que foi rapidamente resolvida, mas também me sugeriram passar para o satélite, na altura disse eu que ou era adsl ou não era, porque tinha sido a propria PT a aliciar-me a meter o acesso adsl, quando antes tinha satélite em plenas condições.

Após um ano e meio, a PT activou uma central remota na minha aldeia.
Eu tinha meo adsl a 3500metros da central, obviamente com débitos a 8mbps e também tinha técnicos iluminados que perguntavam como era possível! Ainda sobrevivi um ano e meio nessa situação.

Eu tenho a minha a 2km e tenho o serviço 12megas instavel, mas irei aguentar até acabar o periodo de fedilizaçao sem fazer reclamaçao.
E pronto...não resolvem o problema e já me andam a dizer que é provavel ficar sem o serviço...só se atrapalham quando lhes digo que funcionou mais de 3 ANOS!!!

Os tecnicos "todos" acham estranho o router não sincronizar nunca...pelos vistos o normal seria sincronizar e perder sincronismo a seguir, dependendo da velocidade...mas RESOLVER não conseguem...

Vem cá outra equipa tecnica HOJE...se alguem que perceba disto ou tenha experiência tiver uma boa dica, agradecia...porque estou a ver que vou ter de ir para a ZON...quero dar dinheiro à PT mas não me deixam!!! :(

EDIT:
Sei que estou a ser chato...mas se calhar são as minhas ultimas mensagens no forum...
Veio tecnico DA PT na 3a feira...testou pares disponiveis...nenhum funcionou...

Julgo que agendou substituição do cabo inteiro pela "equipa de cabos"...estou à espera.

Mas este tecnico ja foi mais positivo...disse-me que os 8MB deve ser possivel repor...mas que se fosse hoje nem instalavam...

Sem net nem TV em casa há 1 semana e um dia...arghhh....:beurk:
Há uns anos a minha net era de 2MB (pacote contratado + TLF) e solicitei para me aumentar para 4MB (visto que na época do pedido já era o mesmo preço), tendo obtido como resposta....LAMENTA-MOS NÃO PODER SATISFAZER O SEU PEDIDO POR AINDA NÃO DISPOR DE LINHA TELEFÓNICA??????? Meu Deus.... Nunca tinha visto tamanha estupidez...

Por isso...
Caro AVF

confirma se realmente o problema é deles (instalação) e pede uma cópia da OT e depois envia para a PT para creditarem na tua factura o tempo que tiveste o serviço indisponível (desde a data da reclamação até à data da resolução do problema) acrescido do valor gasto na chamada para o 16209... ainda poupas uns 20€.
Caro AVF

confirma se realmente o problema é deles (instalação) e pede uma cópia da OT e depois envia para a PT para creditarem na tua factura o tempo que tiveste o serviço indisponível (desde a data da reclamação até à data da resolução do problema) acrescido do valor gasto na chamada para o 16209... ainda poupas uns 20€.
A QUEM peço essa cópia...já cá vieram 3 (TRÊS) equipas tecnicas e já falei com NOVE pessoas ao telefone...4 delas por minha iniciativa...e 5 que me ligaram...e ainda estou à espera de OUTRA EQUIPA e consequentes telefonemas...

CADA EQUIPA obriga-me a ligar para saber como ficou a coisa...na ultima o caso tinha ficado ENCERRADO apesar do tecnico me ter dito que não conseguiria resolver o problema e que teria de vir outra equipa.

NESTE MOMENTO estou à espera da equipa de CABOS, que não me conseguem dizer quando virá...e já estou sem serviço à semana e meia!!!
Seria assim tão dificil emprestar qq coisa que permitisse repor o serviço de NET pelo menos...uma pen 3G ou um router ADSL (uns 2MB não deve ser dificil de sincronizar).
E pronto...fui mesmo "expulso"...mandei email e recebi o tal telefonema a dizer-me que o serviço é INVIAVEL!!!

Basicamente...fui cliente SAPO uns 7 anos...e MEO 3 anos...e agora deixei de interessar...era preciso fazer qq coisa mais "cara" (julgo que era preciso trocar os cabos e/ou componentes dos armarios) e a analise da PT considerou que o retorno não compensava...devo ser o unico cliente MEO ADSL naquela zona...ou os outros já sairam...ou irão sair a seguir...

Vou para a ZON...e agora APOSTO que me vai telefonar alguem a dizer que tenho de pagar a fidelização de um serviço QUE NÃO ME QUISERAM CONTINUAR A FORNECER...aceitam apostas?

Racionalmente até percebo o conceito...MAS parece-me uma estrategia MUITO discutivel...para mim faria mais sentido aproveitar a oportunidade para investir naquela zona...estou a 20km do CENTRO DO PORTO...não é propriamente a provincia!!!!!! Obviamente fiquei DANADO...a ZON vai ter de ser muito má para eu voltar para a PT...

Um aparte...chega a ser comica a forma como os vendedores da ZON tentam apresentar as vantagens do produto deles...:ouch: Mas isso fica para outro topico...
Provavelmente já tratado mas:

1º não precisas de nenhum comprovativo de nada, em termos de reembolso por tempo de serviço indisponivel por avaria não imputável ao cliente, a PT dá sem qualquer "pio". Em termos de fidelização podes acabar o contrato sem penalização uma vez que tiveste uma "avaria", dispuseste-te a repará-la e a PT não consegue prestar serviço, por isso: despenalização de fidelização 😉
Reputação 7
Crachá +23
boas

o mais provavel de ter acontecido é que o cabo/PD/SR serem ja antigos e agora começaram a dar problemas...

agora imaginemos que tas num cabo que tem 100 pares (ou seja 200 cabos de cobre, 2 para cada cliente) esse cabo tem de ser substituído por um novo...o investimento nunca irá compensar para a PT...isto se tivermos só a falar de investimento pois imagino que esses 2700m da central exista imensas imensas e "sangrias" pelo meio...para um cliente nunca será aceitável ouvir que neste momento é inviável quando antes o era...

alem disto tudo a PT só em casos mt específicos substitui cabo de longas distancias...o investimento esta virado só para a fibra...

nao deixa de ser frustante para qualquer um...eu nao tenho viabilidade para Meo ADSL e tenho a fibra do outro lado da estrada...e nao chega ao meu lado...e nao enviam para este lado por causa do investimento para um cliente...
Reputação 7
Crachá +23
boas

o mais provavel de ter acontecido é que o cabo/PD/SR serem ja antigos e agora começaram a dar problemas...

agora imaginemos que tas num cabo que tem 100 pares (ou seja 200 cabos de cobre, 2 para cada cliente) esse cabo tem de ser substituído por um novo...o investimento nunca irá compensar para a PT...isto se tivermos só a falar de investimento pois imagino que esses 2700m da central exista imensas emendas e "sangrias" pelo meio...para um cliente nunca será aceitável ouvir que neste momento é inviável quando antes o era...

alem disto tudo a PT só em casos mt específicos substitui cabo de longas distancias...o investimento esta virado só para a fibra...

nao deixa de ser frustante para qualquer um...eu nao tenho viabilidade para Meo ADSL e tenho a fibra do outro lado da estrada...e nao chega ao meu lado...e nao enviam para este lado por causa do investimento para um cliente...
Um acesso instalado nunca podia passar para inviável.

Não se esforçaram o suficiente na resolução da avaria.
2700m são 37dB de atn dw, que estava dentro do limite de viabilidade para novas instalações (e cheguei a ver meos com 40-44dBs...)
Em último caso, configuravam a 6M (sim, é/era possível).
Um acesso instalado nunca podia passar para inviável.

Não se esforçaram o suficiente na resolução da avaria.
2700m são 37dB de atn dw, que estava dentro do limite de viabilidade para novas instalações (e cheguei a ver meos com 40-44dBs...)
Em último caso, configuravam a 6M (sim, é/era possível).
Pode...e passou. Se fosse outro eu se calhar duvidava...mas aconteceu comigo. Quanto a esforço...eu é que devo ter batido algum recorde de esforço para me manter cliente...até já fui "autorizado" pela PT a sair, mesmo em fidelização...e pelo que me disseram julgo que até só teria pago ate ao dia da avaria (16 Maio...desde ai ja paguei duas facturas)...já tive proposta "razoavel" da Zon...e mesmo assim vou ficando (por razões varias).

Quanto ao esforço da PT...vieram cá A CASA 2 tecnicos de empresas subcontratadas, um da propria PT...tanto quanto sei tambem ja ca veio a equipa de cabos (se bem que julgo que não trocou nada)...ja houve uma intervenção de uma equipa da PT para situações especiais (não sei o nome oficial...apareceu depois de me queixar a uma pessoa que trabalha na PT)...já falei com PELO MENOS 30 pessoas...entre 16209, provedor do cliente, apoio tecnico, apoio comercial, linha de retenção...e até um gajo que me disse que a função dele era "fazer um pouco de tudo"!!!

E ja vi mais gente a queixar-se inclusive ca no forum. Julgo que a maioria passou para satelite...a mim tambem me disseram 2 ou 3 vezes que ou passo para satelite ou tenho de escolher outro operador.

E ja agora...neste momento, e de TANTO CHATEAR é que me puseram a 6M (e desligaram-me uma box) e MESMO ASSIM o serviço está instavel...muito ruido e de vez em quando quebra...as duas ultimas vezes foi durante o Portugal Espanha. E já percebi que nem posso ligar ao 16209...porque as soluções "padrão" usadas deitam abaixo a configuração "especial" que me mantem o serviço "abaixo de minimo"...julgo que foi preciso mexer na atenuação maxima, que nos valores padrão actuais (definidos pelo MEO) é incompativel com a minha linha...(ou qq coisa do genero)

Ao mesmo tempo, o acerto ja foi adiado para a proxima factura...mesmo tendo a "oferta" de acerto sido feita a 10 de junho...e a factura actual sido emitida com a data de 1 de Julho...no entanto ja me creditaram as chamadas para o 16209 (que reclamei na mesma data)...

Resumindo...sou cliente MEO há 3 anos (SAPO há bastante mais)...e só por teimosia (e a ajuda de alguns funcionarios da PT mais interessados) é que ainda sou cliente...em Setembro acaba o desconto actual por fidelização...obviamente não posso renovar...e sem o desconto não vou ficar de certeza, pois fica mais barato na ZON. Vou acabando de ver as gravações...e se não houver milagre...terei mesmo de sair...
o mais provavel de ter acontecido é que o cabo/PD/SR serem ja antigos e agora começaram a dar problemas...

agora imaginemos que tas num cabo que tem 100 pares (ou seja 200 cabos de cobre, 2 para cada cliente) esse cabo tem de ser substituído por um novo...o investimento nunca irá compensar para a PT...isto se tivermos só a falar de investimento pois imagino que esses 2700m da central exista imensas emendas e "sangrias" pelo meio...para um cliente nunca será aceitável ouvir que neste momento é inviável quando antes o era...

alem disto tudo a PT só em casos mt específicos substitui cabo de longas distancias...o investimento esta virado só para a fibra...

Vamos la a ver...por partes:

Juridicas - Se a PT aceitou fornecer um serviço terá a responsabilidade de o manter em funcionamento. Não falo de actualizações, nem de desempenho, nem melhorias...simplesmente MANTER o serviço MINIMO. Eu se me quiser chatear por esta via, JULGO que poderia "impor" a reparação ou exigir uma indemenização. Não estou a falar de cor...mas sinceramente, não é coisa que me interesse muito.

Tecnicas - Há muitas soluções, com mais ou menos custo. E não devo ser o unico cliente com problemas...o tecnico experimentou VARIOS PARES e nenhum permitia o serviço minimo. Têm de haver outros clientes a sofrer degradação do serviço. Se um cabo está em mal estado...deixa-se degradar? Substituir o cabo parece-me o "minimo"...e foi-me dito que seria feito se necessário (mas julgo que não foi). E por outro lado...não faria sentido aproveitar para investir um pouco em infraestruturas (amplificação de sinal, pelo menos) e forma a segurar clientes e eventualmente arranjar mais?

Economicas - Sei perfeitamente que algures alguem fez as "contas". 1 cliente que paga X, uma reparação de Y...ora bem Y/X...err..não vale a pena. Mas há outras questões...a possibilidade de arranjar novos clientes, a imagem da marca, etc...e tenho duvidas que seja boa estrategia...um cliente que saia por esta razão, dificilmente volta...e pode arrastar outros. Sou um cliente "pequeno"...mas já trouxe malta para o MEO (e até o costumo defender por aqui) e a partir de hoje passo a fazer publicidade negativa...é um efeito pequeno, mas se começa a constar que a PT "expulsa" clientes, terá sempre algum prejuizo...
Na atenuação é impossível mexer. Atenuação = comprimento dos cabos(e calibre entre outros).

No ADSL é difícil ou impossível manter o mesmo nivel de serviço ao longo de vários anos.
Esta tecnologia, conforme a ocupação das linhas aumenta, diminui ligeiramente a capacidade.
Os clientes mais afastados são sempre os afectados. Enquanto um acesso com menos de 30dBs provavelmente nem se apercebe de uma quebra de umas centenas de kb no down, os próximos dos 40 ou atenuações superiores, já perdem valores nas ordens dos megas (estou a falar de débito maximo atingível, algo que não é possível configurar mas dá uma ideia da qualidade da linha, para quem souber ver bem adsl).
Mas, pelos milhares de avarias que me passaram pelas mãos, e muitos casos parecidos, eu continuo a dizer que não foi feito tudo o que podia ser feito no exterior.

Sem colocares os teu dados aqui (debito síncrono, atenuação e snr) é difícil comentar mais.
Mas, pelos milhares de avarias que me passaram pelas mãos, e muitos casos parecidos, eu continuo a dizer que não foi feito tudo o que podia ser feito no exterior.

Sem colocares os teu dados aqui (debito síncrono, atenuação e snr) é difícil comentar mais.
Atenção que ate acredito...mas no exterior eu não consigo fazer muito...posso "chatear" os tecnicos que vêm cá a casa...mas não vou fazer uma "espera" à malta dos cabos...aliás, varias pessoas (da propria PT) me disseram que o problema tinha solução, só que ninguem resolveu. Pessoalmente EU penso que algures alguem achou que ficava muito caro resolver o problema (não posso prova-lo, claro)...ainda por cima julgo que no meu predio já não ha mais MEOs (os que haviam foram mudando para a ZON...já estou a perceber porquê).

PODE ser apenas "incompetencia" e/ou falta de vontade...mas não me parece...as ultimas pessos que falaram comigo deram a entender que tinham andado a analisar o problema em alguma profundidade...e fiquei nitidamente com a ideia que existe solução, mas não seria "comercialmente" interessante para a PT.

Vou ver se encontro esses dados da linha...se alguem me quiser dizer rapidamente como se vêm eu agradeço...sei que já vi cá no forum...vou procurar...
Ok encontrei os dados...vieram ca mais de 4 tecnicos, exterior e interior...e pelos vistos isto é o melhor que posso ter. Pareciam perceber do assunto...e estiveram por cá praticamente um dia inteiro...pelo menos do esforço não me posso queixar (se bem que tive de insistir muito)...alguem me sabe "traduzir isto"?

Uptime do sistema: 1 dia, 0:43:55
Tipo de DSL: ITU-T G.992.5
Largura de banda (Up/Down) : 509 / 6.400
Dados transferidos (enviados/recebidos) : 228,16 / 2,86
Potência de Saída (up/down) : 11,9 / 17,7
Atenuação na linha (Up/Down) : 24,1 / 40,5
Margem SN (Up/Down) : 28,4 / 9,9
SistemaID do fornecedor (local/remoto): TMMB / ----
Chipset ID do fornecedor (local/remoto): BDCM / BDCM
Perda de enquadramento (local/remoto): 11 / 0
Perda de sinal (local/remoto): 1 / 0
Perda de alimentação (local/remota): 0 / 0
Perda de ligação (remota): -
Erro em segundos (local/remoto): 10.048 / 0
Erros de FEC (Up/Down): 0 / 0
Erros de CRC (ativo/inativo): 12.054 / 0
Erros de HEC (Up/Down): 2.847 / 0
Pelos valores, estás a cerca de 3,5km da central, e a velocidade máxima que podes ter é de 6 mbps sincronos. Com a box desligada a velocidade de internet deve andar por volta dos 4 a 5 mbps.
Pelos valores, estás a cerca de 3,5km da central, e a velocidade máxima que podes ter é de 6 mbps sincronos. Com a box desligada a velocidade de internet deve andar por volta dos 4 a 5 mbps.
2700m

O meu problema não é a velocidade da net...sou daqueles que até a aceita a 2MB DESDE QUE ESTEJA LÁ...o problema é que o serviço desde Maio funciona mal...vai abaixo por dias, fiquei sem a segunda box e já me vao dizendo que é provavel que não dure muito...
Reputação 2
Crachá +5
Pois nao dura nao, tive o mesmo problema à cerca de um ano, e tive de meter o serviço abaixo, ja o tinha a 4 anos, e tive de passar mar MEO SATELITE, é a qualidade de investimento que temos. Boa sorte
Só para dar conhecimento...ja fiz mesmo a rescisão...o que foi um filme só por si...

Tenho pena...

Depois apareço para dizer se melhorei ou piorei...

Responder