Reclamação em conjunto

  • 21 March 2012
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Boa noite,

passo a explicar o meu problema e o problema de mais cerca de uma centena de utilizadores do serviço MEO Fibra & adsl:

Boa tarde,

Após algum tempode de pesquisa encontrei este fórum, e este tópico era mesmo o que estava a precisar.

È o seguinte:

Existe uma comunidades portuguesa de um jogo fps online chamado "combat Arms" - Entrar

E, após vários meses (arrisco a dizer 2 anos até) que havia um mistério de que os clientes MEO têm Ping's de 200 milisegundos, enquanto os clientes zon tem cerca de 70 Milisegundos, finalmente se descobriu o problema:

Os pacotes de dados pelos vistos estão a atravessar o atlântico até washington (ver linha 5 da imagem) e atrasessam de novo até ao servidor do jogo propriamente dito, na ilha de man, no Reino Unido. só para atravessar o atlântico vão cerca de 100 miliseguntos... é uma desgraça. é praticamente impossível de jogar em certas alturas.

Somos centenas de pessoas com este problema, mas algumas simplesmente limitam-se a jogar assim e/ou vão à comunidade portuguesa de Combat Arms queixar-se :
Entrar

A minhas questões são: Porque é que os pacotes de dados estão a fazer esta rota? não podiam passar pela frança por exemplo?
O que é que se poderá fazer para alterar a rota dos dados para uma mais curta, pelo menos sem atravessar o atlântico 2 vezes?

Informações que talvez sejam úteis:

Localização do servidor em questão:
54.166997, -4.482106 - Google Maps

Portas que este jogo usa:
10001 | 36567 | 37466 | 47611

Gama de IP's:
109.234.72.0 - 109.234.75.255
https://apps.db.ripe.net/search/quer...#resultsAnchor

Relembro que somos centenas de jogadores com este problema...
Já pensámos em fazer uma reclamação em conjunto para ver se se resolvia alguma coisa.


Mais tarde apóes esta desconderta do mau roteamento dos dados, enviámos um e-mail ao serviço técnico meo que nos respondeu que o responsável por este problema é a Marconi (a PT aluga as infra-estruturas desta empresa, se estiver errado corrijam-me) que faz mau roteamento dos pacotes de dados até ao servidor.

Passo a citar o e-mail que foi escrito:
Boa tarde,

O meu nome é António Augusto Nunes Godinho, cliente MEO nº XXX XXX XX XX, número de telefone XXXXXXXXX e posso ser contactado mais facilmente pelo numero de telemóvel XXXXXXXXX.

Há cerca de 3 anos que utilizo um jogo online (combat arms) da empresa Nexon Europe. Nas ultimas semanas os pings dos utilizadores MEO, nos quais me incluo, são equivalentes aos jogadores da América do Sul.
Ao efectuar testes na ligação à internet verifiquei que o problema é de encaminhamento dos dados. Os meus pings dentro da MEO, Portugal ou ao Google são bons, o encaminhamento dos pacotes para os servidores da Nexon é que estão a dar uma grande volta.
Um dos servidores tem o IP 109.234.72.150, o que vocês podem confirmar na RIPE em https://apps.db.ripe.net/search/query.html?searchtext=109.234.72.150&search%3AdoSearch=Search#resultsAnchor#resultsAnchor

Resultado da RIPE:
inetnum: 109.234.72.0 - 109.234.75.255
netname: NXEU_NET
mnt-domains: NEL7-MNT
descr: NEXON Europe Limited
country: GB
org: ORG-NEL5-RIPE
admin-c: JP508-RIPE
tech-c: JP508-RIPE
status: ASSIGNED PA
mnt-by: NEL7-MNT
mnt-lower: NEL7-MNT
source: RIPE #Filtered

Como podem ver a Nexon fica na Europa, alias como o nome indica e está aí a classe C que eles possuem. Com a localização da Nexon, estes são os resultados do traceroute:
to@Gandalf:~$ traceroute 109.234.72.150
traceroute to 109.234.72.150 (109.234.72.150), 30 hops max, 60 byte packets
1 dsldevice.lan (192.168.1.254) 22.924 ms 22.715 ms 22.479 ms
2 * * *
3 bl3-73-45.dsl.telepac.pt (213.13.73.45) 19.423 ms 19.421 ms 19.411 ms
4 bt-cr1-hu-4-0-0.cprm.net (195.8.10.217) 27.601 ms 27.596 ms 27.906 ms
5 lis2-cr1-be2.cprm.net (195.8.0.161) 29.288 ms 29.280 ms 29.269 ms
6 was1-cr1-te2-2-0.cprm.net (195.8.0.202) 126.023 ms 113.430 ms 113.420 ms
7 ethernet3-2.csr1.DCA3.gblx.net (64.208.170.61) 111.909 ms 110.861 ms 114.727 ms
8 lag9.csr2.DCA3.gblx.net (67.16.146.29) 111.317 ms 125.401 ms lag9.csr1.DCA3.gblx.net (67.16.146.25) 115.456 ms
9 ae15-20G.scr4.FRA4.gblx.net (67.16.162.233) 205.901 ms 205.421 ms 67.16.167.41 (67.16.167.41) 206.613 ms
10 po4.ar1.FRA4.gblx.net (67.16.138.74) 207.067 ms po2.ar1.FRA4.gblx.net (67.17.111.137) 200.199 ms po4.ar1.FRA4.gblx.net (67.16.138.74) 199.406 ms
11 208.178.246.22 (208.178.246.22) 204.037 ms 204.018 ms 203.998 ms
12 109.234.72.150 (109.234.72.150) 200.420 ms 198.504 ms 199.795 ms
to@Gandalf:~$

Tal como me foi indicado através de telefone de dentro da PT, do 5º para o 6º salto passa para o outro lado do Atlântico (o nome was* já o pressuponha), o que explica a tal comparação aos sul americanos.
Alterar/definir o route para a classe C deles, permitirá aos vossos clientes ultrapassar este problema.
Qualquer questão podem telefonar-me sem qualquer problema.

Com os melhores cumprimentos,

António Godinho
Técnico Superior
Departamento de Engenharia Civil
E-mail: to@isec.pt
Web: To's Place




Posto isto, decidimos que seria melhor fazermos uma reclamação em conjunto, um e-mail onde conseguíssemos idenfificar-nos todos correctamente como clientes MEO.

Qual será a melhor forma de fazer isto?

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