Meo Tablet 2 - Contém virus no Sistema

  • 13 March 2015
  • 1 resposta
  • 1919 visualizações

Boa tarde, venho reportar anomalias que tenho vindo a encontrar na ROM original do MEO Tablet 2.

 

Eu não sei se muitos de voçês tem algum antivirus instalado e se alguma vez dão uso dele mas eu dou e, por incrivel que pareça, com o AVG e com o Kaspersky, encontra um ou dois virus alojados nos processos do sistema, ao qual não podemos eliminar porque não temos permissões de root.

 

Lista de processos com Virus/Malware:

 

- Device Management (Detectado pelo AVG como Malware)

- MTKMusicProvider (Detectado pelo AVG e Kaspersky como RiskTool)

 

O Device Management é um Malware que permite a instalação de outros malwares sem recorrer ao utilizador, de forma automática. Caso tenham aplicações instaladas com nomes estranhos, como por exemplo eplay1service, trata-se de virus provenientes do Device Management.

O MTKMusicProvider é detectado como RiskTool.AndroidOS.SMSreg.cw, pela Kaspersky esse Risktool consiste num módulo de pagamento, muito utilizado na China, em que está incluído em vários jogos como um módulo para fazer compras on-line via SMS, ele remove as mensagens de texto de confirmação do sistema de cobrança, sem o consentimento do utilizador. Básicamente, vai roubando o saldo.

 

Acho que está na hora de surgir uma actualização nos Tablets e resolver estes problemas bastante graves.

1 resposta

A primeira impressão fiquei contente com a actualização do firmware do tablet em que removeram esses malware que falei no entanto o equipamento tem tendência a continuar a instalar malware sem o consentimento do utilizador, mesmo que ele esteja só no youtube a ver videos. Não é algo que aconteça com frequência mas instala pelo menos 1 malware em cada 30 dias.


Os nomes dos malwares que apareceram eram os seguintes: eplay1service e broservice.


Aparentemente não é o primeiro caso visto que se trata de equipamentos provenientes da China a baixo custo.


O exemplo que dou é do Kocaso NovaOne que tem exactamente o mesmo problema e neste momento estou incapaz de utilizar o equipamento até resolverem este problema.


 


Aguardo por uma resposta.

Responder