Chamadas 'scam'

  • 2 September 2017
  • 1 resposta
  • 3043 visualizações

Crachá +1
  • Estagiário Júnior
  • 5 respostas
Boa tarde,

 

Ligaram-me de um numero da Alemanha, 00 49 176 31249239.
Por infelicidade, atendi o telefonema. Do outro lado atendeu-me alguem que tinha uma pronuncia não-europeia, e que não consegui entender nada do que disse, ao que acabei por desligar a chamada ao simplesmente dizer "Don't understand, I will hang-up, thank you"



Questões:
Possuem algum comunicado oficial sobre o que fazer neste tipo de situações?
Tendo em conta que existem scams de phone call, aconselham-me a ter alguma medida preventiva? (mudança SIM card, pin, puk, numero telemovel)
Que é que uma scam call pode obter com estas informações?
É suposto reportarmos a MEO este tipo de informações?
Obrigado.
D

1 resposta

Crachá +1
Boa tarde,

É sempre bom reportar este tipo de comunicações à operadora prestadora de modo a que possa ajudar também outros clintes caso tenham as mesmas dúvidas.

Primeiro de tudo, não há problema em atender a chamada (desde que não seja fornecido qualquer dado pessoal).

As coisas que dizem na comunicação social relativamente à utilização do número para tentativas de fraude é mentira. Com uma simples chamada não é possivel identificar dados de acesso ao cartão tais como o pin, puk, entre outros. Caso ainda assim não se sinta seguro fique à vontade para trocar o PIN. 

A última recomendação é que no futuro não atenda números que lhe sejam desconhecidos. Para além disso, caso verifique que algum deles se trata mesmo de um scam (e se o seu equipamento o permitir) pode bloquear o número em questão para que não seja mais importunado por isso.

Espero ter ajudado!

 

Responder