Internet em Roaming na Zona 1

Novo Membro HugoGaspar
Novo Membro

Bom dia,

Após tentar esclarecer, sem sucesso, as minhas dúvidas pela área de cliente (pedido), apoio ao cliente telefónico, provedoria e loja física deixo aqui as minhas conclusões baseadas no que está redigido no website em notas pequenas escondidas em diferentes páginas.

Para quem tem M4O com telemóveis com pacote de dados ficam os esclarecimentos (não oficiais dado que ninguém dentro da MEO se dispôs a colocar informações por escrito) para uso de dados de Internet em Roaming na Zona 1:

1. Nas situações em que exista dados de oferta apenas o pacote base é utilizável em Roaming. O meu exemplo - tenho 500Mb base + 1500Mb oferta e só posso usar em roaming zona 1 os 500Mb. Nos pacotes com elevado volume de dados existe uma PUR, a partir da qual é aplicada uma tarifa de 0.74cent por Mb (cerca de 7.5euros por Gb) até ao limite do pacote.

2. Terminado o plafond é cobrado uma tarifa diária, chamada IT (24h de uso com limite diário de 250Mb). Não me conseguiram confirmar o valor mas em alguns locais são referidos 6euros/dia em roaming, mas se aplicável o preço de Portugal será 2euros/dia. Sugiro vivamente bloquear esta opção para evitar surpresas.

3. Terminado o plafond qual as opções e quais as mais económicas? 

3.1. Nos pacotes (TV+Net+telemóvel) com grande volume de dados após atingido o volume de dados descrito na PUR poderá ser mais económico continuar a usar esse pacote pagando a tarifa extra de 0.74centimos por Mb. 

3.2. Nos pacotes com menos dados (como o meu caso de 500Mb) existem algumas opções:

3.2.1. Adquirir um cartão de dados móveis utilizavel por 15 dias (por exemplo 30Gb de dados custa 15euros) e usá-lo até ao limite da sua PUR para roaming, atualmente este cartão permite o uso de 4.1Gb em roaming na zona 1 - ou seja 15 euros, 15 dias, 4.1Gb. Terminado este tempo podem recarregar o cartão com 15 euros e reinicia o contador. 

3.2.2. Adquirir um aditivo de Internet móvel nos pacotes de TV+NET+Telemóvel. Existem 2 opções de aditivos com custos diferentes (por exemplo 2Gb = 10euros), para um telemóvel durante 15 dias ou para partilhar em todos os telemóveis mensalmente. Segundo o site da Meo (ver Notas perdidas no fundo da página) estes pacotes podem ser usados em roaming na zona 1 mas poderá aplicar - se PUR. Ao ler o PDF específico dá a entender que se poderá utilizar a totalidade sem lugar a tarifa. Mas utilizando a política de utilização responsável (PUR) aplicada no cartão referido em 3.2.1. basta dividir por 6euros (preço máximo por Gb) o custo total do pacote e multiplicar por 2 para achar o limite máximo de dados utilizável sem PUR, em Gb. Assim para esse cartão será aproximadamente 15e/6e x 2 o que dá +/-4.1Gb sem PUR (preços sem IVA). Assim para os pacotes de 2Gb que custam 10euros em teoria permitirão a utilização total (aplicando as regras acima dará um limite superior a 2Gb para aquele valor). Já os pacotes de 5 e 10Gb terão em princípio PUR a partir da qual se aplicará o custo de 0.74centimos por Mb. Mas poderá haver lugar à análise de padrão de consumos pela MEO que resultará em tarifas que nunca poderão exceder os 24.6centimos por Mb. 

Nada disto me foi confirmado. Resulta da leitura do site e tentativa de interpretação da informação nele contida e dispersa em diferentes locais. Quero recordar que ninguém na organização MEO/ALTICE me conseguiu esclarecer objectivamente por escrito o que é lamentável e provavelmente motivo de rescisão contratual por incapacidade de esclarecer as condições contratuais... Mais, cada telefonema implicou informações diferentes, contraditórias, não existindo um consenso dentro do apoio ao cliente telefónico... 

Resta agradecer a um funcionário da loja MEO de Torres Vedras (Arena), João, que foi fantástico na sua tentativa de responder ao meu pedido "preciso de um pacote de 2Gb para usar em vários países da zona 1 durante 15dias", que é o motivo pelo qual não avançarei com uma queixa à ANACOM perante tanta incompetência.

Cumprimentos.