Facturação indevida (saga)

  • 20 November 2017
  • 4 respostas
  • 641 visualizações

Reputação 1
Fica aqui o relato, tão fiel quanto possível, da minha recente relação com a Meo, ao fim de mais de 12 anos como cliente.


 


A 05/05/2017, na sequência de um pedido de cessação de serviço efectuado a 27/04/2017 por ter atingido o fim do período de fidelização, foi-me proposto via telefónica pelo colaborador David Marques um pacote pelo valor €28,99 durante 24 meses com oferta de 2 mensalidades, Box DVR Full HD e iva incluído, que aceitei, acrescentando a meu pedido o pacote telemóvel MeoOne, com o acréscimo do valor desse.


 


A 09/09/2017 os técnicos tentaram a instalação da fibra mas devido a um obstáculo construtivo não foi possível, mantendo-se ainda o serviço que tinha anteriormente, sobre linha de cobre (ADSL).


 


Entretanto começaram a ser enviadas as faturas com um valor sempre superior a €50, sempre pagas atempadamente. Apresentei reclamação a 16/08/2017 e posteriormente a 05/09/2017, foram estabelecidos contactos com diversos (demasiados) colaboradores.


 


A 25/09/2017 recebo carta com a Refª. INBMEO3692114, informando que a proposta do dia 05/05/2017 era apenas para o serviço fibra.


 


A 27/09/2017 novo pedido de cessação ao serviço que estava a ser disponibilizado já que não tinha sido informado das novas condições/preço, não foi solicitado, consequentemente não contratualizado.


 


A 03/10/2017 são efectuados dois créditos sobre duas facturas. Motivo: não faço a mínima ideia.


 


A 10/10/2017, na sequência do pedido de cessação do dia 27/09/2017, há um novo contacto de outro colaborador para tentar esclarecer a situação. Informa que irá dar seguimento ao cancelamento do serviço e que registará a ausência de incumprimento contratual, já que não existe, evitando a facturação do mesmo.


 


A 13/10/2017 às 08h55 o serviço é cancelado.


 


Não sei onde o tal registo foi efectuado já que na factura de Outubro aparece o valor do incumprimento contratual.


 


A 17/10/2017 é recolhido finalmente o equipamento, após dois reagendamentos do mesmo.


 


A 23/10/2017 aproximadamente às 14:55, contacto o serviço de clientes na pessoa do colaborador Alfredo. Tento transmitir toda esta situação sem sucesso. Solicito falar com um responsável. Custo da chamada €7,87.


 


A 23/10/2017 aproximadamente às 16:50 sou contactado pelo responsável Sr. Helder Monteiro, inteira-se da situação e confirma o registo do dia 10/10/2017 relativamente à ausência de “incumprimento contratual” efectuado pelo anterior colaborador assim como a irregularidade da facturação. Efectua novo registo (num qualquer local associado ao cliente a que aparentemente nem todos podem aceder) para esclarecimento da situação.


 


Assunto resolvido. Uns dias depois as facturas (sim, a de setembro que tinha sido liquidada pelas notas de crédito, voltou a surgir para pagamento), apareciam finalmente liquidadas.


 


A 10/11/2017, na área de cliente, surgem para pagamento de novo.


 


A 10/11/2017 nova reclamação referente à facturação.


 


A 20/11/2017 (hoje) é emitida a factura de Novembro, referente ao serviço que ainda resta (telemóvel MeoOne) com o dobro do valor contratualizado e ainda com uma taxa de incumprimento contratual (?), que não entendo a que se deve.


 


Continuo a aguardar resposta à última reclamação e aparentemente enquanto esta situação não for resolvida vou acumulando involuntariamente incumprimentos contratuais do único serviço que resta.


 


Conseguiram entender o que se está a passar?


 


Vou tentando actualizar, enquanto tiver sanidade mental para o efectuar.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

4 respostas

Reputação 1
22/11/2017 Apresentada queixa através do site da ANACOM referente a esta situação e à faturação indevida do serviço de telefone móvel MeoOne, que de acordo com o contratualizado seria de €5,99 durante 12 meses passando a 11,99 a partir do 13º mês. Como se iniciou em Maio de 2017, julgo que ainda não passaram os 12 meses.


 


Já agora, para isto não ser em vão, como todas as outras reclamações apresentadas à Meo/Altice, se alguém das referidas ler isto e se se quiser incomodar com o assunto, agradecia. Sei que não podem dispender o V. valioso tempo e conhecimentos a auxiliar um cliente, mas na minha infinita ingenuidade, não custa apelar.


 
Reputação 1
Resposta à queixa apresentada através do site a ANACOM:


 


"Relativamente ao exposto e após análise aos nossos sistemas de informação, cumpre-nos esclarecer que o Serviço MEO ##########, se encontrava fidelizado por 24 meses desde 05/05/2017, data em que foram aceites pelo Cliente, novas condições/descontos.


Acresce informar que a instalação do Serviço FIBRA não foi concretizada por motivos alheios à MEO, porém, as condições propostas mantiveram-se ativas, motivo pelo qual a fidelização é devida, assim como, a penalização por incumprimento contratual, dado que o referido Serviço foi cancelado no decorrer da referida fidelização.


No que se refere às notas de crédito ########### e ###########, emitidas em 03/10/2017, as mesmas foram emitidas, tendo em conta o pedido de cancelamento efetuado em 08/2017, sendo que procedemos nesta data à emissão da nota de crédito nº ###########, no valor de ##,##€, sobre a fatura nº ##########.


Mais informamos que o cartão MEO ONE ######### permanece ativo, sendo que, caso pretenda cancelamento ou alteração para outro tarifário, sugerimos que contacte a linha de apoio ao Cliente 16200, ou mediante apresentação do respetivo pedido à MEO, através de um dos meios disponibilizados para o efeito."


 


Resumindo, nunca tive o MEO FIBRA mas estou fidelizado durante dois anos e o MEO ONE vem faturado também indevidamente mas tenho sempre a possibilidade de alterar... Faz sentido.


Mas ainda tive direito a outra nota de crédito e responderam em menos de dois dias. Melhor que os "Pedidos" na Área de Cliente.


 


Vou responder/apresentar outra queixa pelo site ANACOM e de seguida a DECO.
Reputação 1
Após deslocação a loja física, sexta-feira 24/11/2017 e após expôr a situação, a única solução, apresentada pelo funcionário, foi a apresentação de nova queixa no livro de reclamações. Curiosamente, o assunto foi resolvido na segunda-feira 27/11/2018, quanto à faturação por suposto "incumprimento contratual".


Após 4 queixas na ANACOM, 1 na DECO, 1 no portal da queixa, 1 exposição do assunto no maior fórum nacional de tecnologia e 1 queixa em loja física, a que se adiciona o desgaste psicológico pela situação, já que atendendo ao que sempre apresentei e justifiquei, nunca devi nada a ninguém, adicionando o tempo despendido, valor das chamadas para o 16200 e o combustível, suponho com reticências, que finalmente esteja resolvido.


 


Resolvida está também a minha relação com a Meo ao fim de 12 anos.


Resta agradecer pelo empenho de todos os intervenientes no deslindar da situação.


Faltou apenas, julgo eu, a humildade.

teve sorte, eu ainda aguardo explicação para os 119,08 pagos e 66.98 que me exigem neste mes quando a minha mensalidade é de 57.99. como desvincular do contrato antes do termo da fidelidade?