Instalação de segunda TV - Meo fibra

Instalação de segunda TV - Meo fibra

Novo Membro jferreiramaral
Novo Membro

Re: Instalação de segunda TV - Meo fibra

Olá, tenho fibra em casa, mas não tenho o sistema de RF para tvs instalado. Se ligo uma Tv directamente ao router ela funciona, mas se quero ter  2 ou 3 e uso um spliter deixo de receber o sinal. Como posso ter várias Tvs ligadas ao sinal do router?

Obrigado.

Visitante Sénior jlmfr
Visitante Sénior

Viva,

Na minha morada passou a estar disponível fibra da MEO. Como novo cliente, pretendia esclarecer algumas questões  sobre  hipótese de instalar um pactote tipo M4O ou Meo by.

Em minha casa (recente) tenho a distribuição da net e sinal de TV num pequeno bastidor ATi (Norama ITED) , com cablagem RJ45 CAT6 distribuída pela casa e cabo de cobre para TDT/SAT. Ou seja, em cada divisão da casa, onde coloco as TV's tenho sempre tomada com: RJ45, SAT, TDT  (e FO / SAC).  Atualmente, distribuo o sinal da net, TDT( antena) e satélite através de repartidor e Siwtch (internet net) colocado no bastidor.  O Router/ONT (FiberGateway ) que a MEO instala permite distribuir o sinal pela rede cablada  (cabo de rede) pela casa, ligando simplesmente ao Switch do instalado no  da casa (noram ITED), e forma a poder distribuir a nete por todasas tomas RJ45?

A Fibra ótica para a TV é instalada até à tomada terminal na parede junto à TV  ( as minha tomadas têm conexção para FO  (SAC??) para colocar a FO na parede) ou será sempre é distribuída através do ATI central da casa,  através de eventula  repartidor de FO no bastidor/ATI ?

A largura de banda utilizada para a NET subscrita em fibra é partilhada, por exemplo com uma BOX 4K (SOfia) ou   o "tráfego" da Box não é desconontado no pacote de net subscrito?
Visitante Sénior jlmfr
Visitante Sénior

Viva,

Na minha morada passou a estar disponível fibra da MEO. Como novo cliente, pretendia esclarecer algumas questões  sobre  hipótese de instalar um pactote tipo M4O ou Meo by.

Em minha casa (recente) tenho a distribuição da net e sinal de TV num pequeno bastidor ATi (Norama ITED) , com cablagem RJ45 CAT6 distribuída pela casa e cabo de cobre para TDT/SAT. Ou seja, em cada divisão da casa, onde coloco as TV's tenho sempre tomada com: RJ45, SAT, TDT  (e FO / SAC).  Atualmente, distribuo o sinal da net, TDT( antena) e satélite através de repartidor e Siwtch (internet net) colocado no bastidor.  O Router/ONT (FiberGateway ) que a MEO instala permite distribuir o sinal pela rede cablada  (cabo de rede) pela casa, ligando simplesmente ao Switch do instalado no  da casa (noram ITED), e forma a poder distribuir a nete por todasas tomas RJ45?

A Fibra ótica para a TV é instalada até à tomada terminal na parede junto à TV  ( as minha tomadas têm conexção para FO  (SAC??) para colocar a FO na parede) ou será sempre é distribuída através do ATI central da casa,  através de eventula  repartidor de FO no bastidor/ATI ?

A largura de banda utilizada para a NET subscrita em fibra é partilhada, por exemplo com uma BOX 4K (SOfia) ou   o "tráfego" da Box não é "descontado" no pacote de net subscrito?
Assessor Júnior spyVspyAeon
Assessor Júnior

Olá @jlmfr

A quando da instalação, poderá escolher com o técnico onde pretende ter o equipamento instalado. O router deverá ter umas 4 portas ethernet onde poderá redistribuir usando a sua rede interna RJ45, pode colocar switch ou repetidor wifi (Caso aplicável). Acerca do sinal de televisão no local onde pretende instalar a box deverá ter acesso a um cabo de rede (caso não seja uma box sem fios). As demais televisões vão por cabo RF (cabo coaxial de antena). 

Acerca da largura de banda não existem percas no serviço fibra. Pode ter a box 4k ligada e não ter perca de largura de banda na internet, já fiz testes reais com ligação por cabo e não tenho percas. 

Visitante Sénior jlmfr
Visitante Sénior

Obrigado.

As tomadas que tenho em casa são do tipo Tomada mista R+TV+SAT+RJ45 Cat6 UTP+FO SC-APC estrela - Efapel 21545, série MEC21 (https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=570_572_855_1008&products_id=61029). Existe alguma vantagem em passar a fibra até à tomoda na parede junto à TV ou, no meu caso, pode ficar  ligado no router /ONT colocado no ATI , e distribuir o sinal de TV / NET (possuo um switch no ATI/bastidor) a partir do ATI?

O novo  router / ONT Fiber Gateway da MEO apenas está disponível para instalaçções de 200MBs ou pode ser disponibilizado para 30Mb ou 100 Mb ( Meo by)?

Assessor Júnior

Olá @jlmfr

Grato pela informação adicional. Essa ficha deverá servir tanto para o sinal TV (RF) e ligação ethernet. Há umas questões que sugiro que tenha em conta quando a instalação.

* Centralizar o melhor possivel o router de forma a ter a melhor cobertura possivel de wifi (se não for possivel eventualmente um repetidor).

* Tendo um bastidor (onde ventualmente redistribui o sinal para as várias divisões) será eventualmente melhor instala antes e redistribuir tanto o RF como a net por essa via. 

* O switch no ATI dá-lhe mais espaço de manobra para ligações, no entanto sugiro que ligue a box diretamente ao router (via ethernet). 

A posição do router para ligar a TV/box ou internet é facutativa desde que tenha cablagem, se o switch no ATI/bastidor estiverem em uma localização "boa na casa", quero dizer acessivel. Se eventualmente ajudar sugiro uma consulta neste tópico https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Casa-Térrea-Instalação-com-ATI-ITED-Dúvida/td-p/100983 (apesar de ser um ADSLtem informação que lhe pode ser útil). 

O router / ONT Fiber Gateway à priori só para 200mb para cima. 

Visitante Sénior jlmfr
Visitante Sénior

Obrigado pela informação.  Claro que a velocidade dos pacotes serão a dividir por 8 , devido à conversão Mbit/Mbyte.

A nova box 4k está disponivel nos pacotes MEO BY?

Assessor Júnior

Olá, 

A nova box (sofia 4k) sim Smiley feliz está disponivel em Fibra e nos pacotes Meo by.  É necessário ter o serviço com os 4K. Mais informo que na fibra não existem percas, pode ter a meobox a funcionar em 4K e usar a largura de banda contratada para internet. 

Visitante Sénior jlmfr
Visitante Sénior

Fiquei com uma dúvida: se em vez do M5O giga  que estou a ponderar colocasse o m5o start pagaria menos 12,5 € por mês sendo que as diferenças seriam :

- internet 1 Gbps/200 Mbs passaria  para 200 Mps/100Mbps; ( para jogos online ocasional e utilização regular deve ser msis do que suficiente, digo eu); Será mesmo nucessario 1Gbps? Provavelmente nunca ire utilizar esta largura de banda....

- cartões do telemóvel passariam de 10 +20 gb(apps) para 3 Gb total ( chega perfeitamente) uma vez que tenho acesso Wi-Fi em quase todos os locais em que me desloco (trabalho, cidade, etc...)

- a banda larga móvel seria 7 Gb em vez de 30 Gb ( não tenho grande necessidade de BL móvel, pelo que 7 GB seria suficiente)

Toda a cablagem de casa é CAT6 (GB) INCLUINDO o switch. Uma vez que a box 4k não utiliza a largura banda da net, com 200Mbits/100 ( cerca de de 25 Mbytes por segundo :; 200:8= 25 -> 1 byte = 8 bits) consigo que 2 ou 3 dispositivos acedam à internet sem problemas

Última edição: Há 50 minutos
Assessor Júnior

Olá @jlmfr

"o m5o start pagaria menos 12,5 € por mês "

R: se lhe fica mais barato e o satisfaz na necessidade. Melhor, alivia despesa.

- internet 1 Gbps/200 Mbs passaria  para 200 Mps/100Mbps; ( para jogos online ocasional e utilização regular deve ser msis do que suficiente, digo eu); Será mesmo nucessario 1Gbps? Provavelmente nunca ire utilizar esta largura de banda....

R: Eu pessoalmente jogo MRPG e faço live stream em full hd todas as noites, tenho um serviço de 100Mb fibra e mesmo com o tarifário de 30mb não tive problemas, lags, pings elevandos etc. Faço-o mesmo com a meobox em casa ligada em minha esposa a navegar pelo wifi. (nada interfere com nada).

- cartões do telemóvel passariam de 10 +20 gb(apps) para 3 Gb total ( chega perfeitamente) uma vez que tenho acesso Wi-Fi em quase todos os locais em que me desloco (trabalho, cidade, etc...)

R: correto, caso queira ter mais segurança no tráfego 3G, os tlm's android atualmente fazem controle de tráfego e a própria operadora envia sms quando se chega a um determinado limite. De resto em localidades existem muitos hotspots e comunidade wifi. Sempre que estou a alcance de um uso-o.

- a banda larga móvel seria 7 Gb em vez de 30 Gb ( não tenho grande necessidade de BL móvel, pelo que 7 GB seria suficiente).

R: depende da sua necessidade, mas com a BLM e cartões móveis (m5o) terá a oferta do MEo go Multi grátis que lhe permite ver televisão em qualquer lugar via pc, tlm ou tablet.