Instalação de segunda TV - Meo fibra

  • 18 January 2014
  • 33 respostas
  • 66125 visualizações

  • Principiante
  • 1 resposta
Boas.

Descobri o fórum recentemente e do que já estive a ler, em nada me ajudou a resolver o meu "problema", pelo que dou inicio a este novo tópico.

É o seguinte: tenho o serviço Meo Fibra instalado cá em casa, vai fazer dois anos. Tenho os três serviços e, neste momento, uma tv a funcionar. Contudo, adquiri uma segunda tv (pequena, das antigas) e quero colocar o aparelho a funcionar. A minha questão é como. Eu sei que o serviço meo fibra suporta a possibilidade de vários equipamentos funcionarem sem que haja necessidade de boxes e afins.

E exponho aqui a minha situação: tenho todo o equipamento instalado na mesma divisão da casa. No entanto, este segundo televisor vai para outro lado, sem que haja uma ligação entre os equipamentos e essa divisão. Contudo, o local onde quero colocar o aparelho tem lá uma saída de tv, ou seja, uma instalação cá de casa.

O que posso fazer nesta situação? Alguém me dá umas luzes?

É que eu liguei para o 16200 e pediram-me 40€ para me instalarem o segundo televisor...

Obrigado desde já!

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

33 respostas

O ONT tem uma saída de cabo coaxial, desligas a rede interna da antena de TV e injectas o sinal RF na rede de casa a partir do ONT
O ONT tem uma saída de cabo coaxial, desligas a rede interna da antena de TV e injectas o sinal RF na rede de casa a partir do ONT


pudias explicar por "miudos" lol tenho o mesmo problema tenho meo fibra e tenho as saidas normais da tv pela casa
Reputação 5
Então, um dos aparelhos do MEO, o ONT (provavelmente este) tem uma saída coaxial atrás. O que tens de fazer, se ainda não estiver, é ligar um cabo coaxial desde essa saída até à rede coaxial de casa. Para isso podes ter de desligar a antena interna da casa/prédio (se for o caso). Depois disto, a televisão por RF passa a estar disponível em todas as tomada que existirem em casa, basta ligar a TV a uma delas, e deve funcionar.

Talvez esta imagem possa ajudar:
http://imgs.sapo.pt/meo-site/2013/01/HS_Visual-Aid_2_O-que-faz-o-router_v21.jpg

Já agora, bem-vindos ao MEO Forum 😉
O Equipamento que tenho e mesmo esse. visto que tenho o aparelho na sala tenho de passar ate ao quadro ATI ou posso ligar directamente a tomada atras da tv (tem entrada e saida) ?
Boas!

Obrigado.

A minha situação é similar à do krazy9, mas tenho o contra de ser um verdadeiro nabo nesta matéria e nunca ter feito nada parecido. Eu liguei para o 16200 e a assistente explicou-me isso mesmo, ou seja, ligar o cabo coaxial ao ONT, pois tem lá essa entrada (espécie de rosca).

A minha pergunta é: ligando esse cabo ao ONT, onde se liga a outra ponta? Essa é a parte maior da minha burrice, pois ainda não percebi.

Eu vivo num prédio. Sei que aquando da instalação eles ligaram uns quantos cabos numa caixa que existe aqui no meu andar. Dentro de casa, tenho apenas uma saída de tv.

Cumps.
Reputação 6
Crachá +10
Boas

http://www.teleflex.aveiro.co.pt/Produtos/Imagens/ati16_aberto.jpg


Ligar o ONT à instalação de TV de casa, substituindo o TDT. é simples e pode ser feito das seguintes formas:

1- Com o ONT, junto ao ATI - Identifiquem primeiro a tomada que é ocupada pela entrada de sinal de antena de TV (TDT), desligando no ATI, um cabo de cada vez (não permanentemente, apenas para teste) até todas as TVs (divisões da casa) perderem o sinal. Ligar um cabo coaxial do ONT a essa mesma entrada.

2- Com o ONT noutra divisão - Para alem da tomada de entrada, como no método anterior, indentifiquem a saída para a divisão pretentida desligando, no ATI, cabo a cabo (não permanentemente, apenas para teste), até a TV perder o sinal. De seguida liguem o ONT na tomada de saida nessa mesma divisão, que passa agora a ser uma entrada. Liguem o correspondente cabo, da divisão em questão, no ONT, na entrada onde antes chegava o sinal TDT.

Pronto. Guardem os vossos aparelhos de TDT e façam nova sintonia automática nas vossas TV's. Desta forma têm TV analógica, sobre fibra, em todas as divisões da casa abrangidas pelo ATI.
bom dia xapt3r5,

Desculpa la mas isto esta dificil de perceber. Ja fiz o teste ate perder de desligar cabo a cabo no quadro ate perder o sinal na divisao que quero ate ai tudo bem.

agora a minha duvida - o cabo ficara sempre desligado ?

e ligo o ont a tomada de saida da sala (e onde esta instalado) e na divisao que quero a tv ligo o cabo tambem a saida?
Reputação 6
Crachá +10
Não fui suficientemente claro, peço desculpa. quando digo "desligar cabo a cabo", quero dizer desligar apenas para teste e ligar logo de seguida, estaria naturalmente implícito, claro! Só o cabo que vem da antena (TDT) ficará permanentemente desligado, para dar lugar ao que vem do ONT. Todos os outros cabos coaxiais, no quadro ATI, deverão voltar ás suas posições iniciais, excepto algum caso em que seja feito o tal "bypass" do ONT de outra divisão.



e ligo o ont a tomada de saida da sala (e onde esta instalado) e na divisao que quero a tv ligo o cabo tambem a saida?

Sim, no caso de optares pela solução nº 2. Espero ter ficado esclarecido.
nao estou a conseguir.ja liguei os cabos e acaba.me sempre por encontrar apenas os 4 canais do tdt
Reputação 6
Crachá +10
Podes tirar umas fotos ao teu ATI aberto e postar aqui, sff?
nao estou a conseguir.ja liguei os cabos e acaba.me sempre por encontrar apenas os 4 canais do tdt

Se apanhas os canais da TDT é porque continuas ligado À antena. Os canais RF são analógicos
[img]http://s24.postimg.org/ts9sv0srl/IMG_20140121_204440.jpg[/img]

aqui esta o quadro.
envie,t o a foto do quadro por mensagem privada porque ja tinha enviado ontem e nao aprovaram
Se apanhas os canais da TDT é porque continuas ligado À antena. Os canais RF são analógicos

pois entao algo na instalacao esta mal, porque eu desligo os cabos todos e mesmo assim as x nao perco o sinal, e a x que nem precisa ter o cabo ligado
Reputação 6
Crachá +10
Já vi a foto. O teu quadro ATI, muito provavelmente, tem de ser aberto no teu caso. É quase impossível fazeres a alteração pelos teus próprios meios. Aconselho-te a chamares um técnico.
boas tarde. por onde passa o teu cabo que vem do predio da tua casa? nao sei se assististe a instalaçao mas eles poe um genero de um T onde vem o cabo de antena.. o que eu fiz foi meter um T com mais saidas e passei um cabo de antena ate as tvs... apanho acho eu nao quero tar a mentir 30canais da meo
Boa tarde, 

Tenho meo fibra e na altura da adesão disseram me que não dava para ter televisões com canais não nas outras divisoes da casa. O que descobri que nao corresponde a verdade. Por isso liguei para a assistência e informaram me que se viesse aqui um técnico, teria um custo de 40e ou poderia eu ir comprar um cabo e bastava ligar à antena e ao aparelho. 

Já fiz isso mas os canais que apanho no quarto são na maioria analógicos e com uma qualidade péssima. Será normal?
Bom dia, precisava de ajuda também para instalar um segunda tv com a meo fibra, uma vez qur no início também só tinha apenas uma tv, mas adquiri outra. O problema é ue não percebo muito bem os nomes dos cabos que vi nos comentários. Alguém me pode ajudar? 


Obrigado! 
Reputação 4
Crachá +12
Bom dia:


 


À partida, se já tem rede Coaxial instalada em sua casa, com as respectivas Tomadas TV RF, só necessita de um Cabo Coaxial, com uma ficha tv em cada ponta ( Chicote Coaxial ), para ligar a TV à Tomada RF.
Olá, tenho fibra em casa, mas não tenho o sistema de RF para tvs instalado. Se ligo uma Tv directamente ao router ela funciona, mas se quero ter  2 ou 3 e uso um spliter deixo de receber o sinal. Como posso ter várias Tvs ligadas ao sinal do router?

Obrigado.
Crachá
Viva, Na minha morada passou a estar disponível fibra da MEO. Como novo cliente, pretendia esclarecer algumas questões  sobre  hipótese de instalar um pactote tipo M4O ou Meo by. Em minha casa (recente) tenho a distribuição da net e sinal de TV num pequeno bastidor ATi (Norama ITED) , com cablagem RJ45 CAT6 distribuída pela casa e cabo de cobre para TDT/SAT. Ou seja, em cada divisão da casa, onde coloco as TV's tenho sempre tomada com: RJ45, SAT, TDT  (e FO / SAC).  Atualmente, distribuo o sinal da net, TDT( antena) e satélite através de repartidor e Siwtch (internet net) colocado no bastidor.  O Router/ONT (FiberGateway ) que a MEO instala permite distribuir o sinal pela rede cablada  (cabo de rede) pela casa, ligando simplesmente ao Switch do instalado no  da casa (noram ITED), e forma a poder distribuir a nete por todasas tomas RJ45? A Fibra ótica para a TV é instalada até à tomada terminal na parede junto à TV  ( as minha tomadas têm conexção para FO  (SAC??) para colocar a FO na parede) ou será sempre é distribuída através do ATI central da casa,  através de eventula  repartidor de FO no bastidor/ATI ? A largura de banda utilizada para a NET subscrita em fibra é partilhada, por exemplo com uma BOX 4K (SOfia) ou   o "tráfego" da Box não é desconontado no pacote de net subscrito?
Crachá
Viva, Na minha morada passou a estar disponível fibra da MEO. Como novo cliente, pretendia esclarecer algumas questões  sobre  hipótese de instalar um pactote tipo M4O ou Meo by. Em minha casa (recente) tenho a distribuição da net e sinal de TV num pequeno bastidor ATi (Norama ITED) , com cablagem RJ45 CAT6 distribuída pela casa e cabo de cobre para TDT/SAT. Ou seja, em cada divisão da casa, onde coloco as TV's tenho sempre tomada com: RJ45, SAT, TDT  (e FO / SAC).  Atualmente, distribuo o sinal da net, TDT( antena) e satélite através de repartidor e Siwtch (internet net) colocado no bastidor.  O Router/ONT (FiberGateway ) que a MEO instala permite distribuir o sinal pela rede cablada  (cabo de rede) pela casa, ligando simplesmente ao Switch do instalado no  da casa (noram ITED), e forma a poder distribuir a nete por todasas tomas RJ45? A Fibra ótica para a TV é instalada até à tomada terminal na parede junto à TV  ( as minha tomadas têm conexção para FO  (SAC??) para colocar a FO na parede) ou será sempre é distribuída através do ATI central da casa,  através de eventula  repartidor de FO no bastidor/ATI ? A largura de banda utilizada para a NET subscrita em fibra é partilhada, por exemplo com uma BOX 4K (SOfia) ou   o "tráfego" da Box não é "descontado" no pacote de net subscrito?
Reputação 2
Crachá +9
Olá 


 


A quando da instalação, poderá escolher com o técnico onde pretende ter o equipamento instalado. O router deverá ter umas 4 portas ethernet onde poderá redistribuir usando a sua rede interna RJ45, pode colocar switch ou repetidor wifi (Caso aplicável). Acerca do sinal de televisão no local onde pretende instalar a box deverá ter acesso a um cabo de rede (caso não seja uma box sem fios). As demais televisões vão por cabo RF (cabo coaxial de antena). 

Acerca da largura de banda não existem percas no serviço fibra. Pode ter a box 4k ligada e não ter perca de largura de banda na internet, já fiz testes reais com ligação por cabo e não tenho percas. 
Crachá
Obrigado.


As tomadas que tenho em casa são do tipo Tomada mista R+TV+SAT+RJ45 Cat6 UTP+FO SC-APC estrela - Efapel 21545, série MEC21 (https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=570_572_855_1008&products_id=61029). Existe alguma vantagem em passar a fibra até à tomoda na parede junto à TV ou, no meu caso, pode ficar  ligado no router /ONT colocado no ATI , e distribuir o sinal de TV / NET (possuo um switch no ATI/bastidor) a partir do ATI?

 

O novo  router / ONT Fiber Gateway da MEO apenas está disponível para instalaçções de 200MBs ou pode ser disponibilizado para 30Mb ou 100 Mb ( Meo by)?

 
Reputação 2
Crachá +9
Olá 


 


Grato pela informação adicional. Essa ficha deverá servir tanto para o sinal TV (RF) e ligação ethernet. Há umas questões que sugiro que tenha em conta quando a instalação.


 


* Centralizar o melhor possivel o router de forma a ter a melhor cobertura possivel de wifi (se não for possivel eventualmente um repetidor).


* Tendo um bastidor (onde ventualmente redistribui o sinal para as várias divisões) será eventualmente melhor instala antes e redistribuir tanto o RF como a net por essa via. 


* O switch no ATI dá-lhe mais espaço de manobra para ligações, no entanto sugiro que ligue a box diretamente ao router (via ethernet). 

A posição do router para ligar a TV/box ou internet é facutativa desde que tenha cablagem, se o switch no ATI/bastidor estiverem em uma localização "boa na casa", quero dizer acessivel. Se eventualmente ajudar sugiro uma consulta neste tópico https://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Casa-Térrea-Instalação-com-ATI-ITED-Dúvida/td-p/100983 (apesar de ser um ADSLtem informação que lhe pode ser útil). 


 


O router / ONT Fiber Gateway à priori só para 200mb para cima.