Box Sofia

  • 7 May 2018
  • 9 respostas
  • 8269 visualizações

Reputação 2
Crachá +9
  • Dinamizador Júnior
  • 104 respostas
Boas,


Tenho a box sofia e reparo que a imagem é em regra demasiado clara e sem contraste.


Também, a resolução recomendada na box é de 1080i, que é sem dúvida a que funciona melhor.


A resolução Ultra 4K - 30HZ não funciona muito bem e até se notam os logos dos canais disformes ou meio pixelizados. 


A resolução Ultra 4K - 50Hz funciona mais ou menos ao nível da 1080, contudo a rosulução recomendada de 1080i é de facto a mais acertada.


Não entendo o porquê de ter uma box 4K e depois a resolução recomendada ser HD? Deve ter uma explicação óbvia....


Em relação à imagem sem contraste, não existe nenhum tipo de ajuste, visto que já desisti de tentar obter uma imagem decente com os ajustes da TV?


Obrigado


 

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

9 respostas

ola muito boa tarde tente contactar os serviços tecnicos obrigado
Crachá +1
Olá, perguntas qual é o motivo para os canais na box ter pior qualidade que no RF?


A resposta é simples , a MEO não separa as emissões dos canais nas tecnologias FIBRA e ADSL  como faz por exemplo a VODAFONE, e como as stremings são as mesmas( para manter os clientes ADSL com qualidade) os clientes FIBRA na box  levam com uma imagem de menor qualidade.


Se a MEO separa-se as emissões nos dois serviços ( cada um com o seu) os clientes FIBRA teriam uma imagem igual ou mesmo superior aos outros operadores, o problema é que a MEO não quer gastar para separar as emissões e vai deixando a coisa rolar.
Reputação 2
Crachá +9
não mencionei a diferença de qualidade dos canais RF até porque não posso aferir isso da mesma forma.


Por RF tenho uma TV Full HD de 24" e outra normal de 22" e onde tenho a box tenho uma TV 4K de 55".


É natural que os canais SD se vejam pior num ecrã gigante do que em ecrão pequenos. Não contesto isto.


Mas de facto os canais SD na TV grande são absolutamente paupérrimos. Então a TVI é uma vergonha.


Vemos os logo das emissoras mais ou menos, ou até com bastante definição, mas a emissão é absolutamente o oposto.


O canal com melhor definição é sem dúvida o CMTV, canal que por acaso não vejo. Mas diferença é brutal. Se todos fossem como este, isso sim....


Contudo e pegando no assunto, não entendo o porquê de terem na grelha canais em SD quando já têm os mesmos em HD e em upscaling.


Agora estarem a fazer uma publicidade brutal de uma box 4k etc etc, eu pergunto. Mas 4k em quê exactamente?


Um mau Full HD ainda aceito, mas 4K, é mesmo apelar ao consumismo e ao facto de que se baterem muito na tecla muito vão lá cair. Como eu....que burro


 
Reputação 4
Crachá +9
@@Eraser31, vai aí uma grande confusão 😉 Se o Meo não diferencia os streams para fibra e ADSL, o que é um facto, porque carga d'água iria enviar sinais distintos para a box e para o RF digital? Investir na duplicação de máquinas só para os clientes verem que a qualidade da box é pior que no RF?


Obviamente que o sinal é o mesmo, o problema é que a box arruina a imagem, vá-se lá saber porquê, e torna-a pior do que usando um simples adaptador TDT de 20 euros.


É ainda mais difícil de entender se nos lembrarmos que outro operador exatamente com o mesmo hardware e software de base tenha imagem claramente superior.




@@PJ77, tem razão no lamento, o Meo nunca ligou à qualidade de imagem e quanto maior a TV mais se nota a má qualidade. Ainda por cima a box UHD anterior faz um upscale de SD para UHD péssimo, mais vale usar as boxes HD. Não posso falar da Sofia porque nunca a vi mas a julgar pelas queixas o problema mantém-se.


 


Quantos aos canais duplicados SD/HD, quando os HD tiverem todos gravações automáticas aí sim fará sentido "esconder" os SD.
Pelo lado positivo, até pode ser que seja muito em breve, as novas Sofia já usam gravações na Cloud, algo que não faz sentido sem Gravações automáticas em todos os canais.
Reputação 2
Crachá +9
concordo plenamente.


com os serviços de IPTV a proliferar na internet, acho que as operadoras deviam finalmente começar a apostar numa diferenciação de qualidade, mais que não fosse, como forma de justificar os valores absurdos que continuam a pedir para fornecerem sinal.


Uma box como a sofia que até tem um interface bastante engraçado, rápido e fluído, é uma pena não ser aproveitada com conteúdo ao mesmo nível. Estamos a viver a era das TV de grandes dimensões e resoluções, é pena as operadoras não corresponderem. 


 
Reputação 1
Eu assino por baixo no testemunho deste n/ amigo “contribuinte senior” sobre a box SOFIA. A definição da TVI é uma vergonha na minha Tv Oled 55’. Também não percebo porque a definição de Ultra Hd 50 hertz não funciona, só a 30Hz quando com a Apple Tv consigo 4K HDR a 60 Hz.

Para além disso para ver o campeonato do mundo na RTP1 4K correu muito mal, pois depois de sintonizar o mesmo, quando quiz voltar a outro canal normal a imagem apareceu com brilho excessivo e imagem desfocada em saturação, só voltando ao normal quando reiniciei a box.

Agradeço ajuda de quem saiba como resolver tal problemas.

 
Reputação 1
Crachá +4
O cabo HDMI fornecido com a Box Sofia não permite os 50hz. Se alterar o cabo para a versão mais recente fica com o problema resolvido...
Reputação 2
Crachá +9
No meu caso concreto, não uso os cabos fornecidos. Uso cabos comprados à parte, supostamente de alta qualidade.


Agora verdade seja dita, box sofia em 4K é mentira. Seja em 30hz ou 50hz. A imagem é uma vergonha. Basta olhar para os logos das emissoras e com uma TV grande então, é de facto paupérrimo.


Ainda tive uma assistência por telefone, onde a colaboradora fez a actualização do firmware da box, mas ficou tudo na mesma.


4k a 30Hz claramente que tem algum tipo de problema pois a pixelização dos logos das emissoras é bastante evidente.


Só há 1 canal que tem uma imagem francamente boa em comparação com os restantes e é a CMTV. A imagem da CMTV parece que é de outro mundo.


 


No dia em que Portugal jogou com a Espanha, quando cheguei a casa e liguei a TV a imagem estava simplesmente magnifica. até andei a mudar de um canal para o outro pois nunca tinha visto a imagem com tanta nitidez. Até estava parvo com aquilo. No entanto foi sol de pouca dura.


Quando meti no canal RTP 1 4K para ver o jogo tinha a indicação de que a minha box sofia não permitia ver conteúdos em 4k. Achei quilo estranho pois esta indicação não estava lá antes.


Contactei de imediato o apoio da MEO e o colaborador que prestou a assistência alterou uns parâmetros e pediu que reinicia-se a box. Pronto os canais RTP 1 4k ficaram a funcionar contudo a imagem voltou à habitual desgraça.


Resumindo, claramente que a MEO é capaz de entregar uma imagem brutal. Pude comprová-lo antes da partida, contudo, não sei que raio fazem internamente para não que não consiga beneficiar a tempo inteiro da qualidade de imagem que tive naquele dia à tarde?


Ou estão a capar o sinal deliberadamente ou é algum tipo de configuração que não está correcto.


Já agora, a transmissão do jogo em 4k estava péssima, sempre cheia de breaks e o som completamente dessincronizado. Acabei por ver o jogo na RTP 1 HD. Mas acho que isto foi geral.


 
Informações preciosas! Eu aqui a ter paragens de imagem em vários canais HÁ 1 ANO e nunca tinha sequer sonhado em trocar a resolução para 1080i! Até ver, parece que o problema de imagem está resolvido. O que é triste,pois a resolução 4K não devia prejudicar os canais com outras resoluções! 😡