technicolor tg784n v3 - BRIDGE MODE

SOLUCIONADO
Visitante erella
Visitante

Boa tarde,

Estou com um problema com o meu router tecnicolor. Quando aderi ao M4o a meu substituiu o meu router thompson por um tecnhicolor, que apesar de aparentemente iguais, têm uma diferença GIGANTESCA.

O tecnicolor não suporta BRIDGE MODE nem DMZ.

Enquanto anteriormente eu tinha um router pessoal CISCO  ligado por PPPOE ao ONT, na medida em que bastava no Thompson:

- Desligar a Internet

- Pôr o Thompson em bridge mode.

Agora com o Technicolor ,

- Desligo a Internet , mas não consigo por em modo bridge.

NÃO CONSIGO QUE O MEU CISCO SE LIGUE POR PPPOE ao ONT através do Technicolor mesmo com a firewall do Tecnicolor desligada.

Por favor , alguêm tem sugestões? Eu não quero fazer port forwarding , nem outro tipo de soluções para contornar o problema, quero é tirar o Tecnicolor da frente, ele apenas servirá para IPTV.

Obrigado

Rella

25 RESPOSTAS
Contribuinte Jay
Contribuinte

Re: technicolor tg784n v3 - BRIDGE MODE

Quando é que foi feita essa troca?

A versão de firmware do TG784 V3 é a mesma dos outros modelos e por isso não tem nem mais nem menos restrições que os restantes routers MEO.

As portas do V3 estão igualmente em modo bridge como nos restantes routers.

O problema poderá ser outro.

Qual é o modelo do router cisco que tem?

Ele tem IP fixo ou está a receber IP por DHCP?

Visitante erella
Visitante

Boas,

Muito obrigado pela resposta:

Eu estou a usar um linksys e3000.

O metodo que estou a usar  é o seguinte:

1) Mudo o IP do e3000 para 192.168.2.1 , já que o Technnicolor tem 192.168.1.1

2) Desligo o DHCP4 e o DHCP6 no Technicolor

3) Desligo a Internet no Technicolor

4) Entro por telnet no Technicolor e faço saveall, já que por vezes estes routers não gravam as defenições, e quando se arranja de novo o router por falta de energia por exemplo eles voltam ás defenições padrão.

5) Configuro o PPPOE no e3000 com o user e a pass que me foram fornecidas, e ligo o DHCP do e3000 para ser ele a dar a minha gama de IP's

LIGAÇÕES

========

1) O Technicolor está ligado ao ONT pela porta WAN

2) O O e3000 está ligado pela porta WAN á porta LAN1 do Technicolor.

3) Também já tentei ligar o e3000 ao Technicolor LAN1 to LAN1 ( não me parece fazer sentido), já que o Technicolor tem o DHCP desligado.

TAMBÉM TENTEI COM A PS4

========================

1)  Os procedimentos no Technicolor foram os mesmos.

2) Na PS4 tentei ligar a PS4 á LAN1 do Tecnicolor.

3) Configurar a ligação á internet por PPPOE, indo buscar o IP ao ONT e o DNS automático.

Dá um erro quando faço o teste á ligação:

Ele consegue receber o IP, mas falha quando tenta ligar á INTERNET.

O que é que eu estou a fazer mal?

Obrigado

Rella

Contribuinte Jay
Contribuinte

Eu tenho um Linksys E-4200 e um V3 e a forma como fiz foi.

Ligações.

LAN V3( qualquer uma ) - > WAN linksys.

Configurações.

Desliguei a sessão PPP no V3(só).

Deixei ativo DHCP no V3 ( preciso dele para a STB funcionar já que esta usa o V3 e não o linksys )

Depois de ter efetivamente a sessão desligada no V3 estabeleci a sessão no Linksys.

O linksys chega a dizer que está ligado ( embora não tenha internet ) ou dá alguma informação do estilo " Concentrador indisponivel" ?

Uma vez tive um problema desses e foi porque alguém se lembrou de alterar a password da internet do lado da meo , o meu linksys ligava-se , tinha ip publico mas não navegava.

Moderador
Moderador

boas

o pessoal esta a esquece-se de uma coisa...é provavel que ja tenhas evoluido para IPv6...se for esse o caso...o que tinhas antes configurado esquece nao vaisconseguir fazer nenhuma configuraçao que permita o teu router seja qual for gerir a net...

o IPv6 traz mtas coisas boas mas esta situaçao ainda nao tem soluçao...

Moderador
Moderador
Solução

Boas

@erella Quando foi feita a substituição do router a password foi alterada , liga para o 16200 e pede a password correta .

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante erella
Visitante

Boas,

De que password estás a falar, da associada ao meu pppoe asxxxxxxx@3p.sapo.pt?

Porque essa ficou configurada na altura da substituição, ficou a mesma que no outro router, e nunca tive problemas com o meo acesso á internet quando usava apenas o technicolor...

Obrigado

Rella

Visitante erella
Visitante

Boas,

Penso que ainda estou com IPv4,  já que nas configurações do technicolor o IPv6 está desligado.

De qualquer modo consegui que o linksys e3000 se ligasse por pppoe através do technicolor,  estava tudo aparentemente perfeito,  com o e3000 a dar os IPs para a minha rede,  mas acontece que não tenho Internet. Dá-me a ideia que o e3000 tem o IPv4 desligado,  e eu ainda não descobri onde se liga.

Vou continuar a escavar,  alguma sugestão?

Obrigado pela vossa ajuda.

Se desse para postar uma figura das configurações de pppoe do teu linksys era nice,  para comparar com as minha.

Contribuinte Jay
Contribuinte
Solução

Sim , é a essa password que o xptopt se refere, se já conseguiste autenticar então o mais provável para não teres internet é teres a password errada. A password que está guardada no technicolor está correta mas não deve ser a mesma que está no teu linksys.

Vou de qualquer forma fazer um print da configuração do meu e assim que possivel disponibilizo aqui.

O tuturial para utilização de outros routers deste forum é bastante bom, o problema deve ser mesmo da password.

De qualquer forma deixo esta nota.

A alteração de IPV4 para IPV6 por si só não afetaria este processo de maneira nenhuma.

O que acontece é que alguns clientes estão a ser mudados de tecnologia e deixam de autenticar por PPP e em simultaneo é fornecido suporte para IPV6.

Tenho 2 colegas que foram instalados recentemente e nem precisam de configurar o username do router e depois de analisar o HGW deles é possivel verificar que em vez de usarem 2 Vlans para o serviço estão a usar apenas uma e deixam de ter de configurar o username, ou melhor, ele ainda existe na área de cliente mas o processo de autenticação não é por ppp.

Haverá certamente maneira de funcionar com outro router para gerir a internet mas como não estou ainda inserido nesse conjunto de clientes não posso confirmar ou encontrar soluções.

Visitante erella
Visitante

Obrigado pessoal pela ajuda.

O problema não estava realmente nas configurações, mas sim na password.

Porque apesar de o serviço PPPOE se ligar usando o username asxxxx@3p.sapo.pt com a password antiga, até me atribuia um IP externo , o certo é que não tinha ligação á internet.

Liguei o 16200, eles encaminharam a chamada para o departamento correcto e lá alteraram e disseram-me a nova pass.

Assim sendo já consegui que o meu router ficasse a gerir a minha rede ligado por PPPOE, tenho NAT 2 na PS4 com ela ligada ao router.

Também consegui ligar a PS4 através do router da meo em bridge por PPPOE e assim tenhp NAT 1 na PS4.

Continuo a ter um monte de latencia quando estou a jogar online na PS4..., mas enfim, essa é outra guerra.

Obrgado pessoal.

Rella