Wireless no Router Thomson TG799vn

  • 28 January 2013
  • 15 respostas
  • 3344 visualizações

Boa tarde,

tenho este router, e deparo que tem pouquíssimos opções de configuração, nomeadamente no wireless.
Quando configuro e vai para a página de detalhes aparece na velocidade 130mbps (linha de 100), mas passados 5 segundos muda logo para 65mbps, e fica sempre neste valor.

Porque acontece isto? como fazer para ficar nos 130? sendo um router N devia dar os 150 ou 300. (sim, sei que a linha é de 100), mas quanto maior a velocidade do router, também melhor o seu alcance.

é possível, e aconselham firmware dd-wrt neste router?

Obrigado.

15 respostas

Crachá +6
Isso é a velocidade que um dos PCs atinge... já não me lembro se é indicação do pc com a pior recepção ou o melhor.

Se não ligares nada a rede wifi ele vai-se manter-se no valor que mencionaste.

Pesquisa por aqui ou no google que vais encontrar algo sobre o assunto.
Boa noite,

Quando isso acontece, não existe qq PC ligado por wireless a ele. Se gravar e aparece 130mbps, porque razão 5 segundos depois já diz 65mbps?
Com isto vejo que a emissão wireless é igual ao do router anterior que era bem inferior, pois o sinal chega nas mesmas condições, muito fraco a meros 5 metros de distancia, coisa que se o router emitisse sempre em potência máxima talvez não acontecesse.
Boa tarde,

Estava a fazer uma pesquisa no forum e deparei com o problema que também tenho.
Quando ligo o meu router tg799vn também inicia nos 130 mbps e passado pouco tempo passa a 65 e por vezes a 54...
Já conseguiram solução para se manter nos 130?
Outra situação que não consigo fazer é forçar o router apenas á norma "N"...tem de estar sempre na b/g/n !!!

Agradeço ajuda de quem já souber soluções
Cumprimentos
Será que não estas muito longe do router?
Reputação 6
Crachá +10
Será que não estas muito longe do router?

Nao devera ser por ai o caminho. Instalaram me o MEO fibra ah coisa de 3 dias... Experimentei ligar por wireless num portatil da asus bom de plantao em frente ao router, desliguei td o q pudesse interferir com o wifi do router e mm assim continua de alguma forma limitado a 65 mbps??.. Wtf?.. Um router da norma N?.. supostamente capaz de velocidades ate 150mbps?..
Confirmo. o wireless deste router eh mesmo uma treta!.. E suspeito q tenha algo a ver com o facto de trabalhar forçosamente em multi-norma b/g/n. Aparentemente nem tem parametros avançados nenhuns disponiveis para este tipo de configuraçoes, nem sequer por telnet nem mesmo com privilegios maximos! A MEO devia ter vergonha fornecer estes equipamentos a clientes com o M4O ou acima disso.
Boas pessoal

Vi este topico e ca vim, dar o meu parecer. Estou com o mesmo problema.. mas os senhores da assistencia andaram a tentar enrolar-me (nos) como fazem sempre.

Mudaram-me para o model thomson tg 799vn, ate ai tudo bem 1º problema USB sem funcionar, actualizacao de firmware e tudo OK.

2º Continua. Rede Wi-Fi, seja qual seja o aparelho que use todos com norma N (150mbs supostamente) velocidade do router 65mbps fixos, simplesmente não dá mais, nao é problema de distancia nem paredes pelo meio pois ja experimentei a centimetros e o problema persiste, mudei os canais, experimentei em todos, idem mesmo problema nada muda, troquei as configuracoes nada.

Pelo que me parece eles devem ter barrado isto, para no futuro colocarem PTWifi nos nossos routers e dividir a largura de banda...para fazer algo como a ZON tem do "FON"! É treta o router nao dar, e é inadmissivel não dar, nao podemos ter 100mb de fibra e depois um aparelho que deveria dar 150 e nem metade disso dá.

Continuem a reclamar!!! Agora penso ja n haverem muitos routers destes, passaram para os tg799vn2 que tem 4 portas gigabit e são melhorzinhos. Sempre a mesma coisa, uns são "pretos" e outros sao "brancos" nunca existem 1 grupo de pessoas com as mesmas condicoes e mesmos aparelhos, no entanto todos pagamos o mesmo...

Comeco a ficar farto deste servicinho da treta e ainda por cima os tecnicos chico-espertos a tentar enganar quem se calhar até percebe mais que muitos deles...
Reputação 6
Crachá +10
Boas pessoal
...
Pelo que me parece eles devem ter barrado isto, para no futuro colocarem PTWifi nos nossos routers e dividir a largura de banda...para fazer algo como a ZON tem do "FON"! ...

Era só o que havia de faltar!!.. Não quero ca nada desses PT's Wifi's!.. Ai deles que me obriguem ao quer que seja!.. Da bodega da porta WAN do router para fora façam o que bem entenderem. Agora da rede LAN cá de casa sou eu dono e senhor!!...

Mas ya, é uma grande treta limitarem o wifi do router a 65 megas...


... passaram para os tg799vn2 que tem 4 portas gigabit e são melhorzinhos. Sempre a mesma coisa, uns são "pretos" e outros sao "brancos" ...

Pois, amigo, isso é que era de valor!.. Por acaso tb fiquei curioso e andei a ver.. Parecem ser melhorzinhos, tem ja banda wifi 5GHz e tudo... mas pronto.. a PT gosta sempre de se livrar primeiro do "lixo" que tem guardado no armazem.. :S


...os tecnicos chico-espertos a tentar enganar quem se calhar até percebe mais que muitos deles...

Ah..lol.. isso nao te admires.. haha.. Muitas vezes eles nem têm formaçao adequada.. eu quando tive ca em casa os tecnicos da PT a instalar o MEO, era com cada cromo..lool.. perguntei a um deles quando ele estava a aceder ao router para introduzir os dados de acesso ah net, como se fazia depois para alterar as configuraçoes das portas na firewall, para ver se me dava a pass de acesso de administrador, e ele disse: Ah e tal, isso é melhor não mexer nada pq eles (apoio tecnico) depois vão cobrar para fazer isso... - ou qualquer coisa do género que ele disse.. loool.. wtf?

Bem, mas, amigos não desesperem pois tenho boas noticias!.. isto é, pelo menos para quem tem a versao 10.2.1.D do firmware do TG799vn. Após ter recebido um update à coisa de 3 dias, fui investigar e encontrei a solução para o problema do limite a 65mbps!!

Tanto que resolvi abrir um novo topico o qual peço que seja fixado por um moderador para ser bem visivel a quem mais parar por aqui com o mesmo problema:

Consultem aqui:

Thomson tg799vn solucao velocidade wireless presa nos 65mbps
Era só o que havia de faltar!!.. Não quero ca nada desses PT's Wifi's!.. Ai deles que me obriguem ao quer que seja!.. Da bodega da porta WAN do router para fora façam o que bem entenderem. Agora da rede LAN cá de casa sou eu dono e senhor!!...

Mas ya, é uma grande treta limitarem o wifi do router a 65 megas...



Pois, amigo, isso é que era de valor!.. Por acaso tb fiquei curioso e andei a ver.. Parecem ser melhorzinhos, tem ja banda wifi 5GHz e tudo... mas pronto.. a PT gosta sempre de se livrar primeiro do "lixo" que tem guardado no armazem.. :S



Ah..lol.. isso nao te admires.. haha.. Muitas vezes eles nem têm formaçao adequada.. eu quando tive ca em casa os tecnicos da PT a instalar o MEO, era com cada cromo..lool.. perguntei a um deles quando ele estava a aceder ao router para introduzir os dados de acesso ah net, como se fazia depois para alterar as configuraçoes das portas na firewall, para ver se me dava a pass de acesso de administrador, e ele disse: Ah e tal, isso é melhor não mexer nada pq eles (apoio tecnico) depois vão cobrar para fazer isso... - ou qualquer coisa do género que ele disse.. loool.. wtf?

Bem, mas, amigos não desesperem pois tenho boas noticias!.. isto é, pelo menos para quem tem a versao 10.2.1.D do firmware do TG799vn. Após ter recebido um update à coisa de 3 dias, fui investigar e encontrei a solução para o problema do limite a 65mbps!!

Tanto que resolvi abrir um novo topico o qual peço que seja fixado por um moderador para ser bem visivel a quem mais parar por aqui com o mesmo problema:

Consultem aqui:

Consultem onde?
Reputação 6
Crachá +10
Pois.. Eu criei o topico, ja la vao 2 dias, mas para ficar visivel no forum precisa 1º da verificaçao de um moderador. Alguem pode acordar algum por mim?.. hehe :P

Este forum anda uma beca "parado" ou é impressão minha?
Pois.. Eu criei o topico, ja la vao 2 dias, mas para ficar visivel no forum precisa 1º da verificaçao de um moderador. Alguem pode acordar algum por mim?.. hehe :P

Este forum anda uma beca "parado" ou é impressão minha?

manda-me o tutorial por pm se for possível, obrigado
Para mim também ja agora! Ja que se calhar o moderador ainda vai demorar a acordar... Ou posta aqui!
Reputação 6
Crachá +10
Para mim também ja agora! Ja que se calhar o moderador ainda vai demorar a acordar... Ou posta aqui!

Uii!.. e o trabalho que deu já a postar? Que maçada!.. Queria mesmo evitar isso, será que niguem por aqui conhece um moderador ou um admin do forum?... Mandavam lhe uma SMS ou assim.. 😛
Reputação 6
Crachá +10
Feito! "Spamei" todos os admins e supermoderadores com MPs e emails e deu resultado...:D hehe... Ja está disponivel e já editei o meu post anterior neste tópico:


Thomson tg799vn solucao velocidade wireless presa nos 65mbps
Reputação 6
Crachá +10
E é hoje, na qualidade de moderador, eu próprio, que posso declarar este tópico encerrado.

já muito foi discutido sobre o wireless do TG7999vn. Para além do tutorial que criei, é extremamente duvidoso que surja uma solução radicalmente melhor para obter melhoria na qualidade/velocidade do sinal de wifi. Nem mesmo com actualizações de firmware. Os equipamentos da PT são, acredito, muitas vezes adquiridos a preços irrisórios por serem adquiridos em massa, o que leva a que a sua qualidade nem sempre seja a melhor. Isto é válido tanto para os routers como para as boxes TV, os telefones DECT, etc..

No que diz respeito ao Thomson TG799vn, eu como toda a malta, fiquei iludido de inicio. Pensei que fosse melhor (apesar de desconfiar sempre de modelos com antena interna). Agora é sabido que a sua interface Web é lenta. Que é limitado, apenas as versões de firmware mais recentes, abrem a configuração a parametros mais avançados e exclusivamente por sessão Telnet. Que mesmo após a configuração correcta do radio, o sinal flutua bastante e torna-se quase impossível manter uma velocidade constante acima dos 65Mbps, etc....

Existe uma justificação para o problema do wireless neste router. E a MEO/PT podia bem apresentá-la no seu site oficial, na secção de Ajuda. Mas estou certo que não o fazem, obviamente, por vergonha e a presunção de ignorância geral das massas. Ora, eu aprofundei a minha pesquisa. Apesar de já ter uma muito boa ideia de como funciona a tecnologia wireless e todas as suas nuances. Tentei ir ao encontro de algum ou outro detalhe menor (embora não menos importante), que me estivesse a escapar e, eis que se fez luz!

Segundo o que apurei e, se o proprio site da Thomson/Technicolor não me aldrabar, este router está muito limitado a nivel de hardware. Possui apenas uma antena Tx-Rx. Pode não parecer muito à partida mas, acreditem que é aqui que reside o maior problema, pois a norma 802.11n MIMO (Multi input-output) manda que é essencial o uso de multipas antenas para permitir fazer a multiplexagem do sinal de radio digital, de forma a obter um fluxo maior de várias transmissoes de dados em simultaneo, entre o router de norma 802.11n e as varias estações wifi 802.11n a ele conectadas...

Uma boa analogia seria pensarem no processador do vosso PC, como tendo apenas um núcleo, quando na actualidade já existem processadores com 2 ou mais núcleos. A capacidade de processamento de dados em multi-tarefa é, obviamente e obrigatóriamente, muito inferior...



Para uma melhor consulta e a quem lhe interessar, claro, deixo-vos os seguintes links sobre a matéria:


What 802.11n tech specs mean

Advanced Service Gateways - TG799vn

Technicolor TG799vn Datasheet




Tópico encerrado.
Reputação 1
Peço desculpa pelo desenterranço,

 

É verdade que já existem tg799vn2 com 4 portas gigabit na PT?

 

 

Responder