Velocidades Internet com as Meo Box ligadas.

  • 19 March 2011
  • 14 respostas
  • 3188 visualizações

Boa tarde,

Desde Janeiro do ano corrente que aderi ao pacote Meo ADSL Total 12, e desde a altura da instalação do serviço que noto que por vezes a ligação à internet está lenta. Há pouco tempo, numa tentativa de encontrar a fonte do problema, através de ferramentas de teste de largura de banda disponíveis em vários sites, cheguei à conclusão que o meu problema era por ter a Meo Box ligada num canal HD. Sem a Box ligada a leitura é de 9 a 10 Mbps, o que é perfeitamente normal, mas com a Box ligada a leitura ronda os 5 Mbps, o que nem é suficiente para ver alguns vídeos no Youtube em condições.

Então, descontente com esta situação, faço a seguinte pergunta:

Se eu aderi e pago um pacote de três serviços, TV + NET + VOZ, cuja largura de banda oferecida nesse pacote para navegação internet é de 12 Mbps, essa largura de banda não deveria de estar garantida para o mesmo serviço NET independentemente da utilização dos outros serviços, TV + VOZ?

14 respostas

Reputação 6
Crachá +22
A resposta é muito simples. Não.
As velocidades no ADSL não são garantidas, dependendo de muitos factores.

O primeiro passo é verificar a velocidade de sincronismo do router.
Se esse sincronizar a 12Mbps, então o teu serviço está a funcionar correctamente. Se o router sincronizar a 16Mbps, não deverias sentir grande quebra de largura de banda quando vês televisão e estás na net.
O problema do pmgricardo é o mesmo que o meu, mesmo com as box's desligadas da corrente e o router sincronizado a 12 Mb ele só tem 10 Mb de internet, onde estão os outros 2 Mb?
Isso é que eu acho mal no serviço Adsl IPTV.
O problema do pmgricardo é o mesmo que o meu, mesmo com as box's desligadas da corrente e o router sincronizado a 12 Mb ele só tem 10 Mb de internet, onde estão os outros 2 Mb?
Isso é que eu acho mal no serviço Adsl IPTV.

por isso é que é adsl e nao fibra...
por isso é que é adsl e nao fibra...

Essa resposta não me diz nada..
Essa resposta não me diz nada..

adsl usa as famosas linhas de cobre e afins, famosas por terem perdas de sinal por distancia ás centrais, ruido das linhas, "clientes em linha", e outras mil e uma coisas, coisas essas que supostamente nao acontecem na fibra, sendo este um sistema bem mais viável
Estamos a falar de Mb's retidos, se sincroniza a 12 Mb e as box's estão desligadas e não estão a consumir banda larga, logo deveria estar os 12 Mb disponíveis para a internet, esses 2 Mb estão a ser usados em quê???
Overhead! (cabeçalhos, correção de erros, tramas, etc)

12 Mbps * 20% Overhead em Adsl = 9,6 mbps. Logicamente, o valor de 20% é um valor teórico. Isto deve-se á topologia de rede usada pela PT, em parte o PPPoE. A PT nunca adoptou a filosofia da vodafone, que era "injectar" mais 1 ou 2 mbps na linha quando viável para poder vencer parte do overhead e dar uma velocidade mais próxima do real ao cliente.
Considerei a linha a sincronizar exatamente a 12 mbps.
Overhead! (cabeçalhos, correção de erros, tramas, etc)

12 Mbps * 20% Overhead em Adsl = 9,6 mbps. Logicamente, o valor de 20% é um valor teórico. Isto deve-se á topologia de rede usada pela PT, em parte o PPPoE. A PT nunca adoptou a filosofia da vodafone, que era "injectar" mais 1 ou 2 mbps na linha quando viável para poder vencer parte do overhead e dar uma velocidade mais próxima do real ao cliente.
Considerei a linha a sincronizar exatamente a 12 mbps.

Obrigado pela explicação.
Membros,

Obrigado pelas vossas respostas e desculpem a minha ausência.


A resposta é muito simples. Não.
As velocidades no ADSL não são garantidas, dependendo de muitos factores.

GreenHead, desculpa mas não percebi a tua resposta... Estás a dizer-me que a Meo não me garante as velocidades que oferece nos pacotes? Suponhamos a seguinte situação: se, após a instalação do equipamento, a largura de banda disponível for apenas demasiado baixa, 4 ou 5 Mbps, eu não tenho o direito de rescindir o contrato? Atenção que isto é uma pergunta à parte do problema que tenho, pois o meu router sincroniza aos 12 Mbps.


O problema do pmgricardo é o mesmo que o meu, mesmo com as box's desligadas da corrente e o router sincronizado a 12 Mb ele só tem 10 Mb de internet, onde estão os outros 2 Mb?
Isso é que eu acho mal no serviço Adsl IPTV.

joefagundes, não é esse o meu problema. A minha questão está na transparência da Meo ao oferecer uma largura de banda para NET de 12 Mpbs, quando estes são partilhados com a utilização das boxes. Por acaso, eu pedi inicialmente uma só box, mas a minha intenção era instalar mais uma. Se com uma box a funcionar a minha velocidade desce para os 6 Mpbs (arredondando por excesso!), com uma segunda box para onde iria este valor? Repara nesta situação: eu tenho a mulher na sala e o filho no quarto ambos a ver TV, e eu estou a trabalhar no escritório ao computador e a ligação arrasta-se com 1 ou 2 Mpbs. Que faço? Vou pedir aos dois para irem fazer outra coisa? Isto é justo quando eu pago os três serviços e não consigo usufruir de todos ao mesmo tempo?? Esta é uma das questões...


Outa questão é: Estará esta situação em conformidade com o contrato e com as condições do serviço?
No site da Meo há uma nota:
Notas às Velocidades:
- As velocidades de Internet apresentadas dizem respeito às velocidades máximas para cada cliente, de acordo com as características técnicas da linha. Os canais em Alta Definição e os conteúdos em 3D estão sujeitos a análise técnica aquando da instalação.

Está bem explícita a expressão "velocidades de Internet", não de comunicação ADSL, ou que esta será partilhada com o serviço TV.

Obviamente que liguei para o apoio técnico, e disseram-me que poderiam aumentar a velocidade da ligação mas que não é aconselhável para a esta zona. Ao falar com apoio ao cliente, eu pedi para me indicarem, nas condições do serviço, onde estaria descrita esta questão da velocidade oferecida no pacote para o serviço NET ser partilhada para o serviço TV. Nem sequer sabiam onde eu poderia consultar as condições no seu site... Só me disseram que lamentavam e ainda tiveram a audácia de me perguntar se eu queria uma segunda box!!
Consultei as condições do serviço a nada encontrei...


por isso é que é adsl e nao fibra...

Pois zype, eu moro na santa terrinha... Nem há cabo, quanto mais fibra. Mas foi a Meo que me ligou para eu aderir aos seus serviços, afirmando já seria viável na minha zona por ADSL.


Desculpem o testamento e agradeço a vossa ajuda.
Cumprimentos.
Reputação 6
Crachá +22
No ADSL a velocidade não é garantida.
Tu podes aderir a um pacote de 20Mbps mas só teres 12Mbps de sincronismo no router. Logo nunca vais ter a velocidade contratada. O mesmo se aplica tu teres um pacote de 12Mbps mas só sincronizares a 8, nunca vais ter mais que 8Mbps.
O serviço MEO ADSL só é instalado se a linha sincronizar a 8Mbps ou mais. Menos que isso o serviço não é viável por razões de qualidade de serviço.

Estás com no mesmo caso que eu.
Tenho sincronismo a 12Mbps mais duas boxs, se as duas boxs estiverem ligadas num canal SD (media de 3Mbps por canal), a minha velocidade de Internet nunca ultrapassa os 6Mbps.
Tens toda a razão, mas é como te digo, pede mais velocidade e vê se o router se mantêm sincronizado, é a única coisa que podes fazer e exigir dentro dos possíveis.
Além do mais o comercial e técnico deviam ter informado logo que o sistema IPTV mais Adsl é nessas condições.
(...) Estás a dizer-me que a Meo não me garante as velocidades que oferece nos pacotes? (...)
Não sei se ele estava...mas que não garante, GARANTO EU que não garante...:)

Tive um ano com um pacote teorico de 16MB, com sincronismo a 11 ou 12 e com largura maxima de 8...
Aliás...sem mexerem na instalação ja tive o tal tarifario de 16MB, passei para um de 5MB e agora nem sei o que tenho na teoria...NA PRATICA tive sempre um maximo de 8MB, que dava uns 5MB disponiveis para net...menos se as duas TVs estiverem ligadas. E a velocidade da net era SEMPRE A MESMA...o nome do pacote era IRRELEVANTE! Eu escolho SEMPRE o que tem a net mais lenta (se for a mais barata).

Por isso é que eles escrevem "ATÉ..." antes dos 16MB,6MB,24MB...nem eles sabem quanto é que vais poder ter (por ADSL) até o tecnico aparecer em tua casa...e PODE DEPENDER do dia/hora da instalação...há predios em que diferentes vizinhos têm velocidades REAIS diferentes com o mesmo contrato...e suponho que com a mesma qualidade de linha.

AGORA...eu nem me chateio, ja sabia que era assim, que a concorrência faz igual ou pior, e que protestar teria reduzida hipotese de sucesso, pois a PT não vai gastar balurdios em material só por minha causa...moro nos suburbios onde há uma baixa densidade de clientes...E O MAIS IMPORTANTE...nao tenho TV HD e não saco coisas à tonelada...portanto é igual. Claro que é publicidade enganosa e mau serviço, mas é o que temos...:bad:
Obrigado pelas vossas respostas.

E em relação à questão de este tipo de situação estar em conformidade com o contrato?
A situação está em conformidade com o contracto.

Mas podes sempre tentar pedir para te aumentarem a sincronização, atenção que a tua linha pode não ter capacidade para mais.

Muitas vezes a linhas tem capacidade para mais e os técnicos é que não abrem toda a velocidade. Eu tive esse problema com a minha linha da sapo adsl em que a linha tinha capacidade para 24/1 e tinha estado durante tipo um ano a essa velocidade e depois baixaram a velocidade para 16/768 e tive de fazer várias reclamações e ameaçar rescisão para me voltarem a dar os 24/1.

Responder