MEO Fórum

Responder
Moderador
NeoPT
Registado: ‎25-02-2013

Thomson TG799vn - Solução para velocidade wireless presa nos 65mbps!

[ Editado ]

Atenção - Para utilizadores principiantes - Se os procedimentos do tutorial vos fazem confusão ou não têm mesmo a certeza do que estão a fazer, não continuem e contactem o apoio técnico, entregando o serviço a quem sabe. Não me responsabilizo por quaisquer problemas causados ao equipamento ou à vossa rede.

Atenção: Apenas testado em condiçoes ideais, com o firmware 10.2.1.D!!

Eis o que consegui até agora com o meu equipamento:

router: Thomson TG799vn

Adaptador USB wifi: Belkin surf micro USB 150mbps Wifi b/g/n

Tendo em conta que o trafego fibra está em parte reservado para a TV e limitado entre 90mbps a 95mpbs para a net, conseguir quase 91mbps através do wifi do router não é nada mau na minha opnião. Apesar de estar ainda algo distante da velocidade WLAN desejável. Porém ainda estou em fase de testes e agradecia que testassem voces tambem para podermos comparar resultados.

O que Fazer:

- aceder à interface web do router com o root user ou super user da MEO, tanto faz. rootuser: microuser password: !C0nf16,M30 ou superuser: sumeo pasword: bfd,10ng A seguir abram - Ferramentas - Gestão de utilizadores - para criar uma nova conta com privilégios equivalentes ao microuser, ou superuser(ex: admin/admin) para facilitar o acesso geral.

2º - aceder por telnet ao router com a nova conta que criaram ou o microuser/sumeo, como preferirem. menu iniciar - executar/procurar ficheiros - cmd.exe na linha de comandos a seguir: telnet 192.168.1.254 (ou o IP que tiverem configurado para o router) Podem usar um programa para telnet da vossa preferencia (ex: putty)

Introduzam o user e a password que falei acima.

3º -alterar configuraçoes avançadas wireless. Ainda na linha de comandos telnet introduzam - menu - para aceder ao menu de acesso rapido

A este ponto ignorem todas as demais opçoes existentes e sigam directamente para a de nome "wireless". Usem as teclas de direcção para navegar e a tecla Enter para confirmar valores. Tecla tab para alternar entre a tabela de valores e a barra de botoes "OK" "Cancel".

Em "wireless" sigam para - radio - e modifiquem os seguintes valores

state:= enabled (significa que o radio 2,4 GHz fica ligado permanentemente)

channel:= 1 (o canal é o que voces bem entenderem, claro, mas aconselho o uso do canal 1)

interop:= 802.11b/g/n (não há muita escolha, aqui obviamente a opçao que inclui a norma N)

frameburst:= enabled (vale a pena ter sempre isto ligado, aumenta significativamente a velocidade de transmissao)

channelwidth:= 20/40 (a largura de banda maior de 40 mhz que tanta falta fazia agora possivel de configurar) (Estas 3 proximas opçóes sáo especificas da norma N e podem produzir resultados diferentes em condiçoes diferentes, se nao resultar para o vosso caso tentem configurar de outra maneira com umas ligadas ao inves de outras)

sgi:= enabled (Short Guard Time interval: activado produziu melhorias significativas na velocidade)

cdd:= disabled (Cyclic Delay Diversity: não melhorou velocidade, pelo que parece é uma tecnica de evasao às interferências, util talvez para quem tenha mais routers wifi na vizinhança. deixei desligado)

stbc:= enabled (Space Time Block Coding: revela tambem algumas melhorias na velocidade e, por isso, deixei activado)

frameaggregation:= ampdu (aqui é simples ampdu significa maior velocidade; amsdu maior fiabilidade - vejam o que resulta melhor no vosso caso)

radio_id= (Não é relevante, deixem em branco que assume o valor ja existente)

E pronto.. já está!.. tecla tab e confirmem com "OK" na barra em baixo.

O router irá agora repor o wireless com as novas configuraçoes. O vosso pc deverá perder conectividade por 1s ou 2. NAO REINICIEM O ROUTER DE MODO ALGUM!!.. Ainda dentro do menu "wireless" pressionam a tecla tab e, seleccionem o botão "Cancel". Depois, de volta à raiz é só digitar o comando 'saveall' e dar Enter...

Aguardar uns segunditos.. Por fim, comando 'exit', duas vezes, para sair da sessão telnet e linha de comandos. Isto foi o que consegui de melhor até agora.

Espero que tenha sido útil a esta comunidade. :smileyhappy: Continuem a dar o vosso precioso feedback! :smileywink:

Moderador
NeoPT

Re: Thomson TG799vn - Solução para velocidade wireless presa nos 65mbps!

Finalmente disponivel para a malta. :smileyhappy:

Estive só a fazer algumas pequenas correcçoes de ultima hora. De agora em diante vou alterando conforme se verifiquem outros resultados melhores que o que obtive. De salientar que o router pode exibir velocidades NAO REAIS na interface web. Qualquer teste que façam, obviamente terá de ter outros elementos em conta. Mas fico a aguardar os vossos posts. :smileywink:
Contribuidor Júnior
RuKaDa
Registado: ‎26-04-2010

Será que este excelente tutorial também se aplica para o TG784?! Em wireless não consigo mais de 20Mbps quando em LAN obtenho o referente ao pacote MEO Fibra 30.
Contribuidor Júnior
Speed69
Registado: ‎16-04-2012

Finalmente disponivel para a malta. :smileyhappy:

Estive só a fazer algumas pequenas correcçoes de ultima hora. De agora em diante vou alterando conforme se verifiquem outros resultados melhores que o que obtive. De salientar que o router pode exibir velocidades NAO REAIS na interface web. Qualquer teste que façam, obviamente terá de ter outros elementos em conta. Mas fico a aguardar os vossos posts. :smileywink:

Obrigado pelo tutorial, mas a password de microuser no meu não funcion, tenho o ultimo firmware 1021d mas não sou m30 será por isso?
Moderador
NeoPT

Obrigado pelo tutorial, mas a password de microuser no meu não funcion, tenho o ultimo firmware 1021d mas não sou m30 será por isso?

Se não és MEO és quê, já agora?.. Se não és MEO tens de tentar obter o user e pass de accesso root por outra fonte, lamento mas não tenho como te ajudar nisso de momento.

Será que este excelente tutorial também se aplica para o TG784?! Em wireless não consigo mais de 20Mbps quando em LAN obtenho o referente ao pacote MEO Fibra 30.

Amigo, depende de muita coisa. Da configuraçao da tua rede, para começar. Se tens mais routers em ponte ou não. Distancia e obstáculos entre estaçôes... E aliás esse router se for mesmo o TG784, como dizes, parece me trabalhar apenas com a norma wireless G, ou seja, está logo à partida limitado a 54Mbps.

Não sei, eu no geral acho a Thomson/Technicolor uma grande trafulhice. Se forem consultar as espcificaçoes de qualquer modelo de router no site oficial eles nunca mencionam valores nenhuns de velocidades wireless. São capazes de espetar lá com logotipos todos pipis a fazer referencia a capacidade de trabalhar com varias normas incluindo a N e outra paneleirices só para "inglês" ver e depois nas especificações não tem nada de concreto e afirmativo. Pior, ainda se metem com rodeios da treta do tipo "Dynamic rates switching for optimal wireless rates" e outras cenas do género.

De qualquer forma tentem aceder por telnet ás configuraçoes avançadas do wifi. Não garanto que lá encontrem exactamente os mesmos parametros que no meu exibiu, nem que alteraçoes a esses parametros surtem melhor efeito para o vosso caso. Mas se postarem aqui as vossas duvidas eu vou ajudando no que poder. :smileywink:
Contribuidor Júnior
Speed69
Registado: ‎16-04-2012

Se não és MEO és quê, já agora?.. Se não és MEO tens de tentar obter o user e pass de accesso root por outra fonte, lamento mas não tenho como te ajudar nisso de momento.

Amigo, depende de muita coisa. Da configuraçao da tua rede, para começar. Se tens mais routers em ponte ou não. Distancia e obstáculos entre estaçôes... E aliás esse router se for mesmo o TG784, como dizes, parece me trabalhar apenas com a norma wireless G, ou seja, está logo à partida limitado a 54Mbps.

Não sei, eu no geral acho a Thomson/Technicolor uma grande trafulhice. Se forem consultar as espcificaçoes de qualquer modelo de router no site oficial eles nunca mencionam valores nenhuns de velocidades wireless. São capazes de espetar lá com logotipos todos pipis a fazer referencia a capacidade de trabalhar com varias normas incluindo a N e outra paneleirices só para "inglês" ver e depois nas especificações não tem nada de concreto e afirmativo. Pior, ainda se metem com rodeios da treta do tipo "Dynamic rates switching for optimal wireless rates" e outras cenas do género.

De qualquer forma tentem aceder por telnet ás configuraçoes avançadas do wifi. Não garanto que lá encontrem exactamente os mesmos parametros que no meu exibiu, nem que alteraçoes a esses parametros surtem melhor efeito para o vosso caso. Mas se postarem aqui as vossas duvidas eu vou ajudando no que poder. :smileywink:

eu sou meo, não sou é meo m30 ou m40 como diz na tua password... sou só total 100.
Moderador
Paulo.Santos

Apesar do estranho problema em aparecer o tópico, aqui está ele! Obrigado pelo tutorial :smileywink:

Paulo Santos
Moderador MEO Fórum

Moderador
NeoPT

eu sou meo, não sou é meo m30 ou m40 como diz na tua password... sou só total 100.

Ah ok.. Eu tb nao sou M30!..lol.. tenho é o M4O Fibra!.. E acho que aquilo da pass quer mesmo dizer MEO, amigo. Enfim...

Nesse caso, não faço ideia, talvez o burgesso do técnico que te activou o serviço tenha mudado na altura a pass do microuser, por sabe se lá qual a razão. Já acredito em tudo, os gajos têm uma terrivel tendencia para serem "brasileiros". Mas já tentaste usar os users e passwords que se vêm aí pela net fora e incluindo neste forum?.. Tenta mesmo com o SuperUser: sumeo pass: bfd,10ng. Deve te dar acesso as mesmas opçoes de configuraçao. Senão tenta outro qualquer ou experimenta outra password que encontres. Eu por exemplo, para o sumeo, a primeira password que encontrei não serviu. Parece que eles vão mudando as pass de vez em quando, conforme os routers e os FWs, não sei, isto tambem ainda é um pouco novo para mim. Mas tou a fazer progresso... :smileywink:

users e paswords MEO aqui!
Contribuidor Júnior
RuKaDa

O Router é o TG784 com toda a certeza, nem percebi a dúvida em relação a isso... De qualquer forma é o único router que tenho, o portátil está a cerca de 2 metros de distância do router.

Em relação à norma "g" ou "n" não é relevante para o que perguntei, a velocidade que tenho contratada é 30/3 Mbps ainda a alguma distância dos 54 Mbps em wireless pela norma "g".
Moderador
NeoPT

As vezes, o ppl confunde os aparelhos quando existem com nomes muito parecidos (tg784,tg784n - só muda uma letra), dai a razao da incerteza.

Mas só tens mesmo esse router ligado em casa? Ou tens algo mais a usar a banda wifi 2,4GHz nas imediaçoes, vizinhos com wifi, nada? Se tens, certifica te que distancias os 2 aparelhos bem um do outro e usa canais distantes, tipo 1 e 11. Senão for isso, mantem se o que disse, tenta aceder por telnet e alterar as configurações do radio. Alguma duvida, posta aqui.