Router asus + meo jogos e IPv6

  • 4 April 2015
  • 30 respostas
  • 2866 visualizações

Reputação 1
Bom dia.


 


Tenho neste momento o serviço meo fibra com o ONT ligado ao router asus rt-ac66u com FW merlin 378.51 e este ligado à meo box.


Tudo a funcionar perfeitamente até que pedi alteração da box para meo jogos onde verifiquei que este serviço não funciona. Abro a app e dá logo "A ligação ao serviço falhou." com o "ID J2050".


Alguém conseguiu por este serviço a funcionar?


 


[edit]


Como a box deve ter dual boot e o meo jogos deve precisar de ligação à internet e não IPTV pensei em ligar o cabo a outra porta, mas continua sem funcionar. Desconfigurar o VID 12 também não funciona. Faltará um fwrd de um porta qualquer?


 


[edit2]


Aproveito o tópico também para questionar se alguém sabe configurar o IPv6 neste router para a meo.


 


Abraço,


João

30 respostas

Reputação 6
Boas @@eXistenZe


 


Vou ver se a meo me envia uma box para fazer os testes , mas provavelmente falta uma static route para esse serviço.


 


Ps . Removeste por completo o router da meo ?


 


Ps2 . Qual era o firmware que estava instalado no router da meo, o 10.2.1.D ou o 10.2.1.L , se for o 10.2.1.D vai ser mais complicado de resolver o problema .
Reputação 1
Boas.


 


Sim, o router meo está na garagem há algum tempo.


 


O FW não sei. Se for necessário ligo-o para confirmar. Qual é a influência? A PT muda alguma coisa a nível do servidor conforme o FW do router?


 


Já agora, alguém sabe configurar o IPv6?


 


Abraço,


João
Reputação 6
Boas @@eXistenZe


 


Boas
Sim tem influencia , se for o 10.2.1.D a autenticação é feita por PPPOE e usa as Vlan´s 10 internet e 12 iptv.


 


Se for o 10.2.1.L usa single edge IPOE e usa apenas a vlan 12 para internet e iptv.


 


No primeiro caso o serviço meo jogos não vai funcionar por causa dos serviços estarem em Vlan´s separadas mas posso tentar juntar os dois serviços na porta 4 do asus (não é garantido mas vou ver se dá para fazer)


 


No segundo caso os serviços estão todos juntos por isso deve funcionar sem problemas.


 


Quanto ao IPv6 só está disponível para que já foi migrado para o firmware 10.2.1.L mas não recomendo a sua configuração de momento , existem algumas incompatibilidades com o IPv4 que podem causar lentidão no serviço de internet e paginas que não abrem .


 


 
Reputação 6
Boas @@eXistenZe


 


Podes aceder ao asus via telnet e executar este comando.


code:
robocfg show

Depois coloca aqui os valores da VLAN 1 ,2 ,10 e 12 ,


para eu tentar juntar o serviço de internet á porta 4
Reputação 1
Nesse caso vou presumir que tenho a versão antiga, visto ter a VID 12 para IPTV e 10 para internet.


 


code:
Port 0:  100FD enabled stp: none vlan: 2 jumbo: off mac: 00:03:fa:00:01:01
Port 1: 100FD enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 00:08:9b:d0:82:d7
Port 2: 100FD enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 00:ce:40:01:e7:77
Port 3: 100FD enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 30:46:9a:1b:44:84
Port 4: 100FD enabled stp: none vlan: 12 jumbo: off mac: 2c:ab:a4:95:10:43
Port 8: 1000FD enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 54:a0:50:5b:a7:68
VLANs: BCM53115 enabled mac_check mac_hash
1: vlan1: 1 2 3 8t
2: vlan2: 0 8u
10: vlan10: 0t 8t
12: vlan12: 0t 4

A migração para o novo firmware é feita de forma programa ou posso ligar o router e ligar para o 16200 para actualizarem?


 


"Se for o 10.2.1.L usa single edge IPOE e usa apenas a vlan 12 para internet e iptv."


Na WAN Connection Type do router não tenho nada do género, apenas Automatic IP, Static IP, PPPoE, PPTP e L2TP...


Com a migração para o último FW poderia continuar a usar exclusivamente o router asus?


 


Abraço e obrigado pela ajuda,


João
Reputação 6
Boas @@eXistenZe
Experimenta estes comandos para ver se algum resolve.


 


Nota.. os comandos não são permanentes se reiniciares o router eles desaparecem , numa segunda faze se algum deles funcionar depois configuramos de forma permanente.


 


faz reboot ao router depois de cada uma das tentativas até funcionar


 





code:
robocfg vlan 1 ports "1 2 3 4 8t"




code:
robocfg vlan 1 ports "1 2 3 4 8t"
robocfg vlan 12 ports "0t 4 8t"




code:
robocfg vlan 12 ports "0t 4 8t"

faz o teste e dizem se alguma funciona


 


Ps. A migração é feita de forma automática , não é feita a pedido.
Sim com a migração a configuração do asus é feita com Automatic ip e vlan internet 12 , é como estou a usar agora .


 
Reputação 1
Amanhã tento esses comandos e já digo alguma coisa.


A questão é se já tentaram fazer upgrade e não conseguiram aceder ou se ainda não tentaram...


E se já tentaram quando voltam a tentar.


 


[edit]


Mais uma questão.


Sempre que faço troca de routers, a password ADSL volta à default, que é desconhecida e tenho de ligar para o 16209 para alterar. Existe forma de prevenir isto ou descobrir a original?
Reputação 1
Bom dia.


 


Nota: telefone não posso testar porque não uso e está na garagem.


 


Primeiro teste:


code:
robocfg vlan 1 ports "1 2 3 4 8t"

Entrei primeiro no meo jogos, deu erro, usei o comando robocfg, reiniciei meo jogos e funcionou. O modo TV deixou de funcionar e consequentemente não consigo voltar a entrar no meo jogos. Internet OK.


Log:


code:
VLANs: BCM53115 enabled mac_check mac_hash
1: vlan1: 1 2 3 4 8t
2: vlan2: 0 8u
10: vlan10: 0t 8t
12: vlan12: 0t 4

Reboot ao router e box.


Segundo teste


code:
robocfg vlan 1 ports "1 2 3 4 8t"
robocfg vlan 12 ports "0t 4 8t"

Não funciona meo jogos. TV funciona. Internet OK.


Log:


code:
   1: vlan1: 1 2 3 4 8t
2: vlan2: 0 8u
10: vlan10: 0t 8t
12: vlan12: 0t 4 8t

Reboot ao router e box.


Terceiro teste


code:
robocfg vlan 12 ports "0t 4 8t"

Não funciona meo jogos. TV funciona. Internet OK.


Log


code:
   1: vlan1: 1 2 3 8t
2: vlan2: 0 8u
10: vlan10: 0t 8t
12: vlan12: 0t 4 8t

Boa páscoa.
Reputação 6
Boas @@eXistenZe


 


Estou a ver se consigo de outra forma , assim que encontrar uma solução digo-te.
Reputação 1
Ok. Fico a aguardar entao.


 


Obrigado,


João
Reputação 1
Alguma novidade?
Reputação 6
Boas @@eXistenZe


 


Boas
Infelizmente ainda não consegui , não está fácil , a melhor solução deve ser ligares o router da meo com o asus em bridge e esperar pelo update de firmware .
Reputação 1
Se houvesse uma forma de ligar ONT -> router asus -> router meo ainda podia fazer isso... Como não há não compensa ter o router meo ligado. Ligar o asus a seguir ao meo é um retrocesso enorme.


Ainda por cima não há forma de saber a data aproximada da migração do serviço, tanto pode ser amanhã como daqui a um ano...
Reputação 6
Boas @@eXistenZe


 


Se seguires este tutorial o asus é que fica ligado ao router da meo e não vai ter qualquer influencia no serviço de internet , é como se o router da mo não existisse.
https://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/18012#U18012
Reputação 1
Desligas a internet no router da meo? E não há qualquer interferência no processo? Não causa as limitações habituais como bloqueios ao fim de X dias a precisar de reset, p2p que falha sistematicamente, etc? Faz só mesmo de bridge entre o router asus e o ont?


 


A LAN 192.168.1.x e a 192.168.2.x ficam na mesma rede local ou invisiveis uma à outra?
Reputação 1
E mais importante ainda... A meo box (e o meo jogos) fica a funcionar ligada ao router meo sem internet? Ou tenho obrigatoriamente de a manter ligada ao router asus?
Reputação 6
Boas @@eXistenZe


 


Sim vão ficar em redes separadas , mas consegues aceder ao router da meo através da rede 192.168.2.1 .


 


Podes ligar a box a qualquer um dos routers , mas sempre que a trocares de router vais ter de a reiniciar para ela receber o novo ip .
Reputação 1
E o meo jogos funciona com a internet desligada no router meo?


Se a conseguir tirar do router asus é mais uma porta livre e dá muito jeito...
Reputação 6
Boas @@eXistenZe


 


Podes ligar a box ao router da Meo mas como não tem serviço de internet o meo jogos vai continuar a não funcionar .
Reputação 1
E se tiver ligado ao asus passo a ter o meo jogos a funcionar ou só mesmo com o update de firmware?
Reputação 6
Boas @@eXistenZe


 


Só depois do update de firmware.
Reputação 1
Porra... Andei feito burro a perceber porque o asus não ligava ao meo nem por nada, até que ao fim de uma hora me lembrei que não tinha feito reset e os VIDs 10 e 12 antigos (da ligação directa) ainda estavam activos... Foi só removê-los e já funciona... Agora é esperar pelo update, daqui a um mês ou um ano...


 


Obrigado pela dica...


Assim sempre que quero jogar é só ligar a internet no router meo (onde tenho a box ligada)...
Reputação 6
Boas @@eXistenZe


 


Experimenta isto , estive hoje a testar com outra operadora e é possível que resolva o teu problema.


 


code:
robocfg vlan 1 ports "1 2 3 4 8t"
robocfg vlan 10 ports "0t 4t 8t"
robocfg vlan 12 ports "0t 4"

Se não resolver experimenta também este .


 


code:
robocfg vlan 1 ports "1 2 3 8t"
robocfg vlan 10 ports "0t 4t 8t"
robocfg vlan 12 ports "0t 4"

 
Reputação 1
Tenho a box ligada ao router meo neste momento.


Quando ligar novamente ao ASUS reconfiguro as VIDs e tento a tua sugestão.


 


Obrigado.
Reputação 1
Bom dia.


 


Fui migrado hoje para single edge.


Tive de desligar o router meo visto precisar de configurações demasiado complexas para o meu gosto.


Fiquei só com o router asus com automatic IP, VID 12 para net, com a box na lan 4


Funciona tudo lindamente, incluindo o meo jogos.


 


Só o IPV6 é que nem vê-lo...


Alguma sugestão? Tenho o FW Merlin 378.54_2


 


Abraço,


João

Responder