Opções ao Wi-Fi, a sério preciso de ajuda mesmo!

Highlighted
Visitante Júnior tostaas
Visitante Júnior

Bem, eu nem sei como começar. Desde 2013 que vivo numa frustração quanto à minha internet.
Primeiro, vou estabalecer-vos num ponto de situação.
Então, eu moro numa moradia/vivenda numa zona pouco povoada e ligeiramente afastada da zona de alta população. A minha casa tem 4 andares. (-1 Garagem, 0 Rés do chão, 1 Quartos, 2 sotão). Pronto, eu vou usar numeros para classificar cada parte da casa para ser mais facil. Então, eu tenho um pacote de 200/100 de Fibra Ótica.
Sou menor, ou seja à cerca de 1 ano que tenho fibra e anteriormente o meu pacote era 100MB de ADSL, que deixem-me dizer. É tão horrivél quanto Fibra. Para vos situar eu estou no 2º andar, ou seja o sotão que está agregado com o meu quarto. No dia em que vieram fazer a instalação de Fibra, eu não estava em casa, então a esperteza bela de assistente que veio cá a casa, teve a feliz ideia de pôr o router no piso 0 da casa. Deixando o 1º e 2º piso a apanhar moscas, a justificação dada por ele foi "Uma televisão tão boa como esta que está na sala iria perder "MUITA QUALIDADE" com um router no piso acima". Ok, tudo bem. Aqui começa logo a minha primeira questão se é que se fosse pedido para ele passar cabos para os outros pisos ele era obrigado a fazer, ou teria outro montante a pagar? Tudo bem. Vamos esquecer a horrenda instalação que esta pessoa fez.
Agora vamos às soluções que já tentei adotar. 
Primeira:  Extenders.
Bem, em primeira ocasião foi tentar manter o Wi-Fi, comprei dois extenders, aqueles os default da TP-Link de 300Mbps, que na minha opinião de utilizador já à 1 ano com este maravilhoso acessório(ou não), foi só horrivél. Em suma, é Wi-Fi. Então os meus pais pagam por 200MB, chega-me a mim.... 10MB, isto não seria mau de todo caso a internet fosse constante e eu ter de estar em constante guerra com as pessoas da casa para sairem do Youtube, ou quando estão no telemóvel ligar dados moveis, coisas para diminuir a intensidade de uso da internet. Ou seja, isto dos extenders, mal resulta. Já para não falar que imensas vezes o IP fica cheio de bugs e a internet vai imensas vezes down.
Segunda opção: Powerline.
 Bem, esta opção pesquisei imenso no youtube, pesquisei, pesquisei, até que decedi comprar e apostar, com uma possível devolução não iria perder dinheiro. Nesta quarta feira mandei vir este equipamento. Bem, tinha tudo para correr bem, supostamente o meu circuito estaria todo conectado entre sim, faria os 300m de range facilmente. Chegou sexta feira, conectei fix a conexão em cada piso. 
Então:
O piso 0 conecta com o piso 1(sinal forte)
O piso 1 conecta com o 2(não sei a potência do sinal)
O piso 0 conecta com o 2.
Ok até aqui parece que tinha o meu problema resolvido? Ora ai está não. O sinal é fraco. Chega com 2MB de download e 1MB de upload...  para isso? Estou melhor no Wi-Fi.
Isto acontece devido a o circuito elétrico estar interligado mas não de uma forma direta, ou seja dá milhentas voltas antes de ir ter ao encontro do meu quarto.
Ou seja, Powerline é para cortar.
Agora vamos às outras duas possiveis opções.
Terceira opção: Router secundário.

Parece uma opção viável, sim... Colocar um router no piso de cima ou seja, no piso 1... É parece, mas é aqui que a esperteza rara de homem que veio fazer a instalação volta a atacar. Lembram-se de ele apenas ter instalado a fibra no piso 0, maioritariamente na sala? Ou seja, eu não  tenho forma de fazer um router chegar nem sequer ao piso 1, se o fizesse ele teria de apanhar a ligação Wi-Fi do Router Main (ia perder muito sinal) e basicamente iria funcionar como um extender. (Se alguém tiver alguma solução para esta opção, que a apresente, qualquer ajuda, pode ser muito).
Quarta opção: Passagem de cabos pela parede
Esta é a melhor opção completamente. Porém é também nesta que tenho mais duvidas e é mais por isto que criei este post.
Como sabem sou menor. Isto é um fator importante, sim, é mesmo.
Então, a minha questão como já fiz lá em cima é "Aqui começa logo a minha primeira questão se é que se fosse pedido para ele passar cabos para os outros pisos ele era obrigado a fazer, ou teria outro montante a pagar?". Pronto, este aqui já foi. Mas gostaria de saber. A verdadeira pergunta é:
Então, eu posso apresentar como motivo à MEO o meu descontamento com o Wi-Fi e a má preparação dada pelo técnico no dia da instalação, para eles me virem passar cabos em minha casa para o meu quarto no 2 piso e para o quarto do meu irmão para o 1 piso?
Ou teria de pagar um montante para o técnico vir cá e fazer este serviço de passar cabos pela casa toda? E quanto isso ficaria?
Já falei com várias pessoas e umas dizem-me que posso chamar que eles fazem este serviço com um simples aperto de chantagem, porque a eles interessam manter o cliente, outras dizem que a unica solução é chamar o técnico e pagar pelo serviço, ou outras dizem que é só preciso chamar o técnico tranquilamente e ele fará o serviço sem qualquer montante à parte para pagar. Alguém me pode dar uma ajuda nisto?  
Por fim, para quem tiver outras sugestões de opções que eu possa ter em conta na minha casa, estarei aberto a opiniões. Peço desculpa ainda por o texto ser tão grande, mas quis ser bem específico para quem me tentar ajudar estar completamente a par da situação.