O MEU pesadelo

  • 13 October 2010
  • 15 respostas
  • 1097 visualizações

Faz quase 2 anos que tenho sido um cliente MUITO satisfeito do MEO. Tenho feito tanta publicidade que até já convenci vários amigos a mudar para o MEO.

Infelizmente, nas últimas semanas deixei de o ser... Moro em Oeiras, e há um mês que o serviço falha TODOS os Domingos.

Diga-se já que Domingo é um dia fantástico para estas avarias... Pior do que isso é que fico sem Internet, Televisão e Telefone... Eu podia viver sem um serviço - de vez em quando - mas sem 3 não é bem a mesma coisa...

Todos os Domingos reporto a avaria - digito o meu nº de telefone (não sei bem para quê, porque quando atendem voltam a perguntar-me o número) e escolho a opção "MEO Internet". Reparem que não existe uma opção no call center de "MEO TUDO AVARIADO" - só podemos escolher "Internet", "Telefone" ou "TV"... Provavelmente, o MEO não quer atender os clientes em que a avaria é TOTAL...

Em boa verdade, vou escolhendo uma opção diferente cada Domingo, na esperança de os estranhos seres do outro lado da linha consigam repetir correctamente o meu nome - mas não, escolhem sempre um nome diferente, que não sei de onde aparece, e, passados uns 15 minutos de testes passam a chamar-me outra coisa qualquer...

Resta dizer que, apenas esta semana já gastei mais de 120 minutos a ligar do telemóvel, o que a €0,12/minuto já são uns €15 em chamadas... E tive também de comprar uma placa 3G (recarregável), pois após 3 dias sem Internet já estava a ressacar...

Isto sem contar com mão-de-obra, liga e desliga o router, reset ao router, reconfigurar o router, rabo-para-o-ar-à-procura-do-fio-de-cobre, etc...

Os operadores do callcenter devem pensar que, como percebo qualquer coisita de informática, é minha obrigação trabalhar para eles gratuitamente - sempre fica mais barato do que enviar uma equipa técnica (pelos vistos não sabem ainda o valor dos meus honorários!).

Nos outros Domingos, normalmente a avaria resolve-se automaticamente e na manhã seguinte.

Depois de vários diagnósticos por telefone, um certo Domingo fiz-me de completo ignorante...
"- Pode desligar e voltar a ligar o router?"
"- O que é o router?"...
"- È uma caixinha que tem perto do telefone e que tem luzinhas."
"- Ah! A menina quer dizer o DVD?"
"- Não é isso, é onde liga o computador à Internet..."
"- Ó menina, o meu computador liga à Internet sem fios, tem UIFI"...

Bom, lá veio a equipa técnica, mas, no dia seguinte, como era normal, já estava tudo a funcionar... Os técnicos inspeccionaram a instalação, foram ao TagusPark ver a central e confirmaram que é um problema no fio de cobre...

Pelos vistos, o fio de cobre que liga a minha casa ao TagusPark é muito católico e descansa ao Domingo...

Mas, esta semana, aconteceu algo diferente... Acho que o fio de cobre se converteu a outra religão, que não conheço, pois o jejum da Páscoa e o Ramadão já passaram, e o fio não mais voltou a trabalhar.

Também pensei que a data do sistema do MEO podia estar errada, e o fio pensa que afinal estamos no jejum da Páscoa...

O que é lamentável é que já são 3 dias sem MEO, muito tempo (e €€€) gasto ao telefone, e nada se resolve...

Se calhar, o melhor mesmo é mudar para o Lider...

15 respostas

Quando é assim liga para o 16208, A linha de todas as avarias 😃 . Ao ligares para o 707 perdes tempo e dinheiro! Assim dizes que não tens sinal de marcação e eles vêm logo ver isso!
Boas noites.

Achei muito engraçado a forma com que o colega ldomingues fez a descrição do seu "Meu Problema"! Sei que apesar do seu texto engraçado na forma de escrever está um problema sério e que em nada é alegre e divertido. Só espero que com a total avaria do serviço sejam agora tomadas medidas efectivas pelas equipas técnicas e lhe encontrem uma solução definitiva e real.

Mas acabei por vir aqui ler o seu relato porque a "lotaria" da avaria bateu à minha porta também. :(

Eu que já ando há que tempos descontente com a falta de novidades no pacote de canais e que sinceramente comecei a sentir essa espécie de enjoo que se tem por alguma coisa que nos desilude de dia para dia, fui presenteado pelo que parece ser um castigo!

Ontem de noite o serviço tornou-se instável e do instável passou a ser impossível! Um tremendo ruído no telefone, internet que mal o router sincroniza volta a cair e televisão com imagem a preto levando a box a reiniciar às duas por três.
Hoje quando veio o técnico a resolver a situação e depois de muitas horas de testes, trocas de router, trocas de pares no cabo e idas à central, sou informado que a dita está a rebentar pelas costuras e que o circuito onde estava o meu serviço avariou sem terem uma solução de momento para a minha linha a não ser ficar com a velocidade a 8Mb (eu que sou cliente com 16Mb e estáveis há 1 ano) desaparecendo por isso os canais HD e passando de cavalo a burro numa velocidade internet igual à que eu tinha hás 2 anos atrás! Ainda me tentaram colocar a 11Mb, mas até assim foi impossível deixar a linha estável.
Sou agora um infeliz cliente com uma mísera velocidade de internet e com um pacote de canais, que eu já apregoava ser muito fraco, agora completamente mutilado sem os meus queridos HD. Digam-me lá se esta empresa que gasta rios de dinheiro em publicidade não é na realidade uma mentira com todas as letras? Onde os serviços que publicitam são apenas para alguns. Uma empresa com uma rede completamente infra-dimensionada para o universo de clientes que têm.
E confidenciava-me o técnico que nas últimas semanas eram só contratos a irem para trás pela mesma falta de capacidade da dita central.
Eu não sei qual o nome correcto mas estou conectado a um armário remoto do qual disto uns 140 mts e a central (DSLAM) está a uns 400 mts deste armário remoto o que pelos vistos ainda complica mais as coisas. Ainda me referia o sr. que esteve na minha casa, que até têm os cabos passados e prontos a levar novos blocos para aumentarem o numero de clientes que serve o dito armário remoto, mas que estão à espera que lhes montem o resto da estrutura e em situações semelhantes noutros bairros da cidade chegaram a estar 6 meses há espera para concluir a “obra”.
Do meu ponto de vista de cliente e leigo, então estes senhores não eram para dimensionar correctamente as coisas? Eles que pelos vistos até têm clientes aos quais não podem satisfazer os seus pedidos de contrato, sendo caricato haver comerciais no porta-a-porta a fazerem contratos aos quais a empresa meo depois tecnicamente não pode dar resposta! Algo de muito errado se passa nesta empresa e mais tarde ou mais cedo isto vai passar factura na imagem e credibilidade do seu nome.
Para mim chegou ao fim e amanhã mesmo resolvo o assunto de vez. E só será amanhã porque na boa vontade do técnico ele ainda irá pela manhã rever o dito armário e verificar se não pode mesmo fazer mais nada.

De uns valores assim:

http://img828.imageshack.us/img828/9500/meo17adez09small.jpg


Passei para um pesadelo assim:

http://img145.imageshack.us/img145/9364/meo13out10small.jpg

Como vêm também passei a ter um "MEO" pesadelo. E isto pode suceder a qualquer um de nós do dia para a noite... tudo por falta de investimento na melhoria e modernização da rede meo. :mad:
O MEO pesadelo continua...

Fonte: O MEO Pesadelo II

Tenho pedido ajuda aos meus amigos para me ajudarem a resolver este MEO pesadelo. Apesar de nenhum deles ser técnico de comunicações, já me deram contributos muito importantes, e estou certo que o problema vai ser resolvido muito em breve.

Um dos meus amigos aconselhou-me a mudar de nome, pois como o meu apelido é Domingues, é por isso que o cabo falha ao Domingo. Como terça e quarta são dias melhores para ficar sem MEO, estou a tratar dos papéis do registo civil para mudar o meu apelido para Segundes. Não sei se a minha familia vai gostar, mas a eles só os vejo de vez em quando e o MEO vejo-o todos os dias.

Outro informou-me de um tremendo efeito secundário da fibra óptica. Parece que alguns técnicos mais especialistas, ao passar a fibra óptica (que já instalado no meu prédio, mas que ainda não funciona), retiram simplesmente o cabo de cobre, pois muitas vezes não há espaço para ambos os cabos.
Se calhar estou a colocar todas as culpas no coitado do cabo de cobra e o dito já se reformou à força...

Também me explicarem que não é um cabo de cobre, mas sim 2 cabos, porque eles andam sempre aos pares. Sinceramente não sabia que o Sr. Cabo de Cobre era casado - se soubesse já tinha dirigido a palavra à Sra. Caba de Cobre - se calhar é ela que usa calças lá em casa.

Sra. Caba de Cobre: se me está a receber, por favor deixe-se de promiscuidades com o Sr. Cabo de Fibra Óptica e regresse ao filamente correcto!

Também recebi algumas sugestões muito úteis para utilizar o equipamento inoperante que tenho em casa. O router, neste momento sem qualquer utilidade, tem uma luz que pisca intermitentemente. Dizem-me que poderá ser utilizado para dissuadir os amigos do alheio, se o colocar do lado de fora da janela, com um autocolante vermelho dizendo "protegido por alarme".

As boxes também têm várias usos alternativos. A extraordinária funcionalidade do relógio (infelizmente descontinuada nas versões mais recentes), vai servir para ter horas na única divisão da casa onde não tenho relógios - o W.C..

As outras duas boxes, colocadas ao alto, com uma tábua por cima vão servir de banco de cozinha.

Resta-me dizer que hoje de manhã, 3 equipas técnicas da PT andavam a circular na minha rua, cortando cabos, olhando para os buracos na parede que existem no prédio, etc...

Dúvido que este seja o último episódio desta saga, mas já estou bastante mais satisfeito. Afinal, vejo que os 50 e tal euros por mês estão a ser devidamente rentabilizados num banco de cozinha e num dissuassor de ladrões.
HEHEHEHE

Adoro a forma como colocas os problemas... Tens piada! 😃
Hoje quando veio o técnico a resolver a situação e depois de muitas horas de testes, trocas de router, trocas de pares no cabo e idas à central, sou informado que a dita está a rebentar pelas costuras e que o circuito onde estava o meu serviço avariou sem terem uma solução de momento para a minha linha a não ser ficar com a velocidade a 8Mb (eu que sou cliente com 16Mb e estáveis há 1 ano) desaparecendo por isso os canais HD e passando de cavalo a burro numa velocidade internet igual à que eu tinha hás 2 anos atrás! Ainda me tentaram colocar a 11Mb, mas até assim foi impossível deixar a linha estável.



Levaste tanga de um idiota que não sabe/quer saber o que anda a fazer, 15dB de atn dw é cerca de 1km, mais do que suficiente para os 16M mesmo nas piores linhas!
A solução mais fácil/rápida para muitos técnicos é baixar débitos, e o cliente que se lixe. Infelizmente parece que deixou de haver auditorias, senão acho que muitos iam para a rua...

Insiste novamente com a avaria, para repararem o problema no cabo e reporem os 16M. Com o SNR que tens actualmente até aparenta já estar resolvido.

PS: ele chegou a abrir a caixa onde está o spliter/malha?
Diga-se já que Domingo é um dia fantástico para estas avarias... Pior do que isso é que fico sem Internet, Televisão e Telefone... Eu podia viver sem um serviço - de vez em quando - mas sem 3 não é bem a mesma coisa...

Todos os Domingos reporto a avaria

Acho muito suspeito a avaria repetir-se sistematicamente todos os domingos.

Por acaso já reparaste se a hora da quebra é a mesma?

O telefone está ligado ao router (voip), ou à tomada? Se está ligado à tomada, quando ficas sem serviço, o telefone também perde o sinal (se tiver visor, apaga?)?


Nos outros Domingos, normalmente a avaria resolve-se automaticamente e na manhã seguinte.



Avarias não se resolvem sozinhas, a menos que seja, por ex, uma interferência forte que só ocorre nesse período (o meu palpite).


Depois de vários diagnósticos por telefone, um certo Domingo fiz-me de completo ignorante...
"- Pode desligar e voltar a ligar o router?"
"- O que é o router?"...
"- È uma caixinha que tem perto do telefone e que tem luzinhas."
"- Ah! A menina quer dizer o DVD?"
"- Não é isso, é onde liga o computador à Internet..."
"- Ó menina, o meu computador liga à Internet sem fios, tem UIFI"...



E isto ajudou-te em quê? Operadores de callcenter (1ª linha-atendimento), só servem para registar a avaria, dar os dados e fazer uns testes muito básicos. Não têm capacidade sequer de intervir remotamente.


Bom, lá veio a equipa técnica, mas, no dia seguinte, como era normal, já estava tudo a funcionar... Os técnicos inspeccionaram a instalação, foram ao TagusPark ver a central e confirmaram que é um problema no fio de cobre...

O que é lamentável é que já são 3 dias sem MEO, muito tempo (e €€€) gasto ao telefone, e nada se resolve...




Então já estava tudo a funcionar mas tinha avaria? Essa historia não me soa bem...
Levaste tanga de um idiota que não sabe/quer saber o que anda a fazer, 15dB de atn dw é cerca de 1km, mais do que suficiente para os 16M mesmo nas piores linhas!
A solução mais fácil/rápida para muitos técnicos é baixar débitos, e o cliente que se lixe. Infelizmente parece que deixou de haver auditorias, senão acho que muitos iam para a rua...

Insiste novamente com a avaria, para repararem o problema no cabo e reporem os 16M. Com o SNR que tens actualmente até aparenta já estar resolvido.

PS: ele chegou a abrir a caixa onde está o spliter/malha?

Olha o grande Mbit!!

Antes de mais obrigado pela tua resposta, as tuas intervenções são sempre muito valiosas e leio-as muito atentamente.
Não é que não me tenha passado pela cabeça que o técnico não fosse lá muito competente... mas como eu não entendo nada do assunto nem me atrevi a dizer nada! Pareceu-me vê-lo meio despistado e um pouco chateado por estar a trabalhar fora do seu horário normal (começou a intervenção por volta das 18H e acabou pelas 20H).
Segui então o teu conselho e insisti como se não houvesse amanhã, de tal forma que puseram uma outra equipa a verificar o cabo que liga o DSLAM à central remota e o certo é que à hora de almoço já tinha a minha linha com os 16M de Download e o 1M de Up!
Explicação oficial: Problema no DSLAM, tiveram de alterar um circuito e o que provocou tal acontecimento foi o facto de o cabo que já referi (de ligação entre o DSLAM e a central remota) estar com problemas.

Quanto ao abrir o spliter (penso que é a caixa com as duas saídas, uma para o router e outra para o telefone correcto?), que eu tenha visto não lhe mexeu não.

Valores actuais:

http://img821.imageshack.us/img821/5176/meo15out10small.jpg

Obrigado pela ajuda e pelo "abrir de olhos" Mbit 😉
Segui então o teu conselho e insisti como se não houvesse amanhã, de tal forma que puseram uma outra equipa a verificar o cabo que liga o DSLAM à central remota e o certo é que à hora de almoço já tinha a minha linha com os 16M de Download e o 1M de Up!
Explicação oficial: Problema no DSLAM, tiveram de alterar um circuito e o que provocou tal acontecimento foi o facto de o cabo que já referi (de ligação entre o DSLAM e a central remota) estar com problemas.


Tradução da explicação oficial: reconfiguraram remotamente o teu porto no dslam para os 16M.

Não existe dslams ligados a centrais(dslams) remotas (quer dizer, ainda existem alguns, mas no meo adsl não). Centrais (dslam) remotas ligam (para trás) aos comutadores de voz para fornecer serviço de voz, e, ao backbone por fibra ou cobre (depende das velocidades/serviços), para prestar serviços ip (net, iptv). Para a frente (rua), saem os cabos com dezenas/centenas/milhares de pares, que depois passam por SRs ou PDs, até chegar a casa dos clientes.

Só não te resolveram isso enquanto estavas a falar com eles, porque só deves ter falado com o atendimento, não te passaram para o departamento técnico.
Acredito Mbit, mas o certo é que eu sei onde fica o dslam e sei também do tal armário (central remota) que a pt tem aqui bem perto da minha casa e como os vejo trabalhar nos dois locais (se bem que no dslam sim estão a todo momento ora uns técnicos ora outros).
E ontem também pude constatar que andava uma equipa na estrada com as tampas do chão abertas a trabalhar. Parte do traçado passa junto à estrada que dá acesso à minha casa e pude vê-los por lá o dia todo, o que me leva a creditar que pelo menos a versão do cabo com muitos pares avariados e a avariarem cada vez mais seja em parte verdade. Alias quando me instalaram o serviço foi igual, levou uma manhã e parte de uma tarde por terem alguma dificuldade em obter um par válido (explicação dada na altura por o técnico que não era da pt era um sub-empreiteiro).

Mais uma vez muito obrigado pelas tuas sábias explicações! 🙂
o mais certo é o que pensas ser uma central remota, não passar de um armário SR. Ou então é o que falei acima.
Também me explicarem que não é um cabo de cobre, mas sim 2 cabos, porque eles andam sempre aos pares. Sinceramente não sabia que o Sr. Cabo de Cobre era casado - se soubesse já tinha dirigido a palavra à Sra. Caba de Cobre - se calhar é ela que usa calças lá em casa.

Sra. Caba de Cobre: se me está a receber, por favor deixe-se de promiscuidades com o Sr. Cabo de Fibra Óptica e regresse ao filamente correcto!

Ainda por cima a 'Caba de cobre' está no trungalhunga com o cabo de fibra óptica, a enganar o pobre 'Cabo de cobre', a grande vaca :D

Faz como foi sugerido aqui, insiste com eles como se não houvesse amanhã, volta a insistir, pede para falar com o departamento técnico, e claro, ameaça com rescisão de contrato, até porque mesmo que ainda estejas dentro da fidelização, esta perde qualquer valor se não te estiverem a prestar o serviço contratado.
o mais certo é o que pensas ser uma central remota, não passar de um armário SR. Ou então é o que falei acima.

E já agora, que armário é esse? O que significa o SR? 😕
subrepartidor. Divide os cabos que vêm da central em cabos que vão para outros SR ou PD.
subrepartidor. Divide os cabos que vêm da central em cabos que vão para outros SR ou PD.

Obrigado! Sempre a aprender! 🆒

À custa da avaria, ou talvez das muitas avarias no tal cabo que vem do DSLAM para o SR que referi (relembro que foi o que o técnico me disse), hoje andou uma empresa a passar um cabo com uma secção considerável para o meu bairro, já não me recordo do nome, mas nunca a tinha visto antes. Era uma bobine de cabo enorme levantada por uma grua e pensava eu para com os meus botões: "Será que isto em parte é devido à minha avaria!?". A ver se é desta que isto estabiliza e ficam novamente com os pares de cobre em condições desejáveis!
Aqui na minha zona, consigo ter meo a 3500mt da central devido ao cabo ser de 0,9mm segundo o técnico.

Responder