Meo IPTV fibra , ma qualidade de imagem

  • 13 October 2010
  • 10 respostas
  • 2103 visualizações

A pouco tempo montaram a grande fibra da meo, ate estou gostar da velocidade da net, mas fiquei decepcionado com a qualidade do video e audio do iptv, comparado ao serviço por satélite tem uma ma qualidade de imagem, em certos canais, tem elevado factor de ruído digital, tanto no video como no audio, e os canais HD não tem a mesma qualidade como o serviço de satélite, a imagem deste HD iptv parece baço, a imagem não tem pormenor, acho que deviam aumentar o bitrate por canal pois,pelo que vi alguns canais tem pior imagem que certos video no youtube.
Se eu pago pelo serviço de tv tenho o direito de ver com uma qualidade normal tanto em SD como HD
no SD deveria ser assim resolução é de 720x576 com um bitrate na media entre os 4,5Mbps e na máxima 10.0Mbps, em HD 1920x1080i/p, deveria ter um bitrate na media entre 25.0Mbps e na máxima 50.0Mbps isto falando no video, pois no audio deveria ser em 2 canais de audio "Stereo" 2.5Mbps de birate , em multi-canais 5.1, com um bitrate de 5.6Mbps.
Pois para mim custa pagar por uma qualidade de imagem quase do tipo amadora, e acho que esta critica é para construir um serviço melhor na Meo pois vejo esta tecnologia da fibra,como a minha visão ter uma televisão sem compressão da família da mpeg, ou seja DSD video , direct stream digital video, pois a tecnologia DSD só é utilizada ainda audio,mas penso que num futuro possa a vir a ser utilizada também nos vídeos sejam eles via discos ou via transmissão televisiva para mim a fibra vai permitir isso.

10 respostas

Compreende-se o teu problema! Mas enquanto fibra e adsl partilharem os mesmos servidores de transmissão, não há muito a fazer. No dia em que a fibra tiver massa crítica e valer a pena o investimento em servidores de transmissão diferentes(se é que já não valeria), então aí podem subir bem os bitrates dos streams de tv para fibra.
O problema reside no adsl, que para instalarem com velocidades mínimas de 8 mb não se podem dar ao luxo de ter bitrates elevados!
Compreende-se o teu problema! Mas enquanto fibra e adsl partilharem os mesmos servidores de transmissão, não há muito a fazer. No dia em que a fibra tiver massa crítica e valer a pena o investimento em servidores de transmissão diferentes(se é que já não valeria), então aí podem subir bem os bitrates dos streams de tv para fibra.
O problema reside no adsl, que para instalarem com velocidades mínimas de 8 mb não se podem dar ao luxo de ter bitrates elevados!
aaaa a Meo também tem raspas de fibra, pela resposta que deste, rapas de fibra
Reputação 6
Crachá +22
aaaa a Meo também tem raspas de fibra, pela resposta que deste, rapas de fibra

O MEO não tem em nada raspas de fibra...
Raspas de fibra é ter fibra até ao bastidor perto de casa e depois ter coaxial até casa...

Fibra é ter fibra até casa...
MEO tem fibra.
O MEO não tem em nada raspas de fibra...
Raspas de fibra é ter fibra até ao bastidor perto de casa e depois ter coaxial até casa...

Fibra é ter fibra até casa...
MEO tem fibra.

Mas não estão utilizar a qualidade devida na transmissão televisiva. mas posso dizer a net é um espectáculo 😉
Reputação 6
Crachá +22
O bitrate dos canais é igual para todos, ADSL ou Fibra.
Não é de todo viável um particular receber um canal HD com bitrate de 50Mbps. Devias ter uma linha dedicada e vindo directamente do Head-End da rede para poderes ter bitrates desses, ver vários canais em simultâneo e ter net viável.
O bitrate dos canais é igual para todos, ADSL ou Fibra.
Não é de todo viável um particular receber um canal HD com bitrate de 50Mbps. Devias ter uma linha dedicada e vindo directamente do Head-End da rede para poderes ter bitrates desses, ver vários canais em simultâneo e ter net viável.
por isso mesmo deviam utilizar RF digital pois grande parte das novas tvs no mercado já recebem em digital através de RF, com sinal em frequências de transmissão televisiva iriam ter uma via exclusiva a tv, mas no formato DVB-T ou DVB-C pois são normas pode ser utilizadas pelas frequências de RF, como sabes é perfeitamente compatível com fibra, as normas DVB-T e DVB-C podem ser utilizadas na fibra, vantagem da fibra é mesmo esta a capacidade de transmitir varias normas de transmissão atreves de único cabo
Reputação 6
Crachá +22
por isso mesmo deviam utilizar RF digital pois grande parte das novas tvs no mercado já recebem em digital através de RF, com sinal em frequências de transmissão televisiva iriam ter uma via exclusiva a tv, mas no formato DVB-T ou DVB-C pois são normas pode ser utilizadas pelas frequências de RF, como sabes é perfeitamente compatível com fibra, as normas DVB-T e DVB-C podem ser utilizadas na fibra, vantagem da fibra é mesmo esta a capacidade de transmitir varias normas de transmissão atreves de único cabo

E para quem não tem televisões com receptores DVB embutidos?
Mas ter canais RF digitais em nada vai resolver a largura de banda usada...
Não é por teres canais digitais em RF que poderão começar a ter bitrates elevadíssimos.
E para quem não tem televisões com receptores DVB embutidos?
Mas ter canais RF digitais em nada vai resolver a largura de banda usada...
Não é por teres canais digitais em RF que poderão começar a ter bitrates elevadíssimos.

Para quem não tem DVB embutidos, utiliza uma box fornecida pela MEO do tipo DVB . e resto das tvs poderão ou até podem receber os canais analógicos RF
Os canais RF funciona numa norma diferente , a IPTV mais net é outra norma , são bandas diferentes por isso não vão interferir numa nem outra, segundo aquilo tenho ouvido , mas pela lógica o coaxial permite isso mas com limitações de sinal, a perda de sinal,na fibra é nula, por isso melhora o desempenho do sinal, e é muito mais fiável a transmissão de canais de DVB com bitrate alto do que num coaxial , se vermos que uma frequência, é ocupada por um único canal em RF analógico, em digital podes por na mesma frequência 4 canais com boa qualidade, ou ate mais, mas vais perder qualidade, mas se virmos que o RF analógico da Meo tem 70 canais analógicos, são 70 frequências disponíveis , fazendo as contas com a norma DVB ficas com 280 canais com boa qualidade de imagem e som por isso a frequências há suficientes.
obs. se a Meo utilizar RF analógico, teria que utilizar a norma DVB-C visto que o DVB-T utiliza as mesmas frequências do RF analógico , mas como em 2012 vai acabar analógico televisivo terrestre, não faria sentido manter o RF analógico, e norma DVB-T seria a melhor opção já que todas as tvs disponível no mercado funcionam com essa norma.
Velocidades de 25Mbps ou 50Mbps pode ser bastante exagerado, isso só será realmente possível de oferecer quando deixarem de existir tarifários de 12 a 24Mb, tanto em fibra como em ADSL e quando a maioria dos portugueses já tiver cobertura e que os preços sejam suficientemente baixos para poderem ter velocidades na casa dos 50Mbps (pelo menos).

Devia ser bonito, se eles fossem configurar o serviço de TV de acordo com cada tarifário que o cliente tivesse, era mesmo bonito, nunca mais dali saíam.
Compreende-se que os valores tenham que aumentar, mas até lá há muito que esperar, mas os canais SD e HD terão de ficar com bitrates standard a definir pela Portugal Telecom no MEO Fibra, porque não faz de todo sentido tirar tantos Mbits à Internet para usar na TV, é certo que os valores vão aumentar, mas em primeiro falta expandir a rede, já para não falar que a MEO já vai apostar no 3D em breve, pelos que os bitrates ou streamings devem ser ainda mais elevados que esses mostrados.

Mas pronto o problema reside mais sobre o facto de ainda haverem tarifários de 12 a 24Mb no MEO Fibra, em que não se podem aumentar os bitrates ou streamings para esses valores, pelo que a imagem e áudio só vão tirar real partido do serviço quando deixarem de haver tarifários abaixo de 50Mb e quando os preços forem mais atractivos.

E já para não falar que ainda há muito território a cobrir pela rede de fibra óptica da Portugal Telecom, e até lá ainda muita coisa pode mudar.

A expansão da rede de fibra óptica da Portugal Telecom está constantemente a expandir e de uma forma bem rápida, que, aliás, eu sou um daqueles que espera ter aqui o MEO Fibra antes do fim da TV analógica para poder usar o MEO Fibra como uma espécie de TDT em casa e beneficiar de todas as outras funções que estão e/ou estarão brevemente a ser disponibilizadas na fibra, contamos com o melhor da TV e da Internet dentro de alguns anos.
Faz sempre sentido manter o RF analógico, é uma mais valia para o cliente pois não necessita de boxes para ver qualquer canal, com a inerente perda de interactividade claro.

Responder