Meo Fibra e o "CORTE DE VELOCIDADE/TRÁFEGO NET"

  • 12 May 2012
  • 92 respostas
  • 6126 visualizações

Reputação 3
Venho por este meio mostrar a minha indignação com a MEO!

A Meo e não só pratica o "TS"(traffic shaping), que consiste em limitar a velocidade/tráfego da net.

Antes das 2 da tarde:

http://i.imgur.com/JvCcS.jpg

Depois das 2 da tarde(sei que vai até às 2 da manhã):

http://i.imgur.com/iCeM6.jpg

Como podem verificar, fiquei sem 3/4 da velocidade que contratei.

Quando contratei Meo fibra, assumi que tinha 30Mbps de download 24h, 7 dias por semana, 365 dias por ano e não ter só durante as 12H que a Meo impõe.

Digo já que esta prática nada de si profissional me leva a crer que estou literalmente a ser roubado por uma empresa que promete mas não cumpre.
Se quisesse mais velocidade/trafego de 50M ou 100M, venho a constatar que não vale a pena pois só temos essa velocidade 12h por dia.

Espero que a Meo e outros utilizadores tomem medidas contra este roubo, como eu fiz e irei fazer, contactando a ANACOM e a quem de direito a ver se estas práticas criminosas acabam!

Cumprimentos.

92 respostas

isso apenas me acontece no uTorrent e não sei explicar porquee, pois em qualquer outro sitio como btnext ou sites de downloads e afins, anda sempre á maxima
Quando contratei Meo fibra, assumi que tinha 30Mbps de download 24h, 7 dias por semana, 365 dias por ano e não ter só durante as 12H que a Meo impõe.


Então assumiste mal. TS existe, sempre existiu e sempre vai existir em meios partilhados. Se queres velocidades garantidas a qualquer hora do dia ou da noite em qualquer período do ano, contratas um circuito alugado.
Nos casos (raros) de operadores que não têm TS, a sua presença é apenas uma questão de tempo. Basta o número de clientes aumentar substancialmente, e o tráfego passa a necessitar de regularização.
Reputação 3
Então assumiste mal. TS existe, sempre existiu e sempre vai existir em meios partilhados. Se queres velocidades garantidas a qualquer hora do dia ou da noite em qualquer período do ano, contratas um circuito alugado.
Nos casos (raros) de operadores que não têm TS, a sua presença é apenas uma questão de tempo. Basta o número de clientes aumentar substancialmente, e o tráfego passa a necessitar de regularização.
A tua opinião não interessa, a Meo paga te para dizeres isso?

Seja em que protocolo for, se contratei e pago por 30, exijo 30 a toda a hora e não é só no utorrent rapaz!

To a ver que "ilimitado" para uns é diferente, seja como for é quebra de contrato por parte da Meo!

PS: Feita reclamação na ANACOM e enviarei também a cópia da reclamação que fiz no livro amarelo.
Se a nossa opinião não interessa... criaste o tópico para quê?

Se conhecesses, ou te desses ao trabalho de conhecer minimamente como é que a tecnologia multi-acesso funciona, irias ver que era simplesmente impossível que todos os clientes tivessem a velocidade contratada, 24 horas por dia!

3.10. A PT reserva-se o direito de de?nir uma política de utilização responsável
para a utilização do serviço, podendo faturar consumos que excedam mensalmente o limite previsto no respetivo tarifário, se aplicável.

. A PT compromete-se a prestar o serviço de forma regular e contínua, exceto
nos casos previstos na Condição 7.1. das presentes Condições Especí?cas, e bem
assim quando tal não seja possível por razões de sobrecarga imprevisível dos
sistemas em que o serviço se suporta ou devido a situações de força maior
(situações de natureza extraordinária ou imprevisível, exteriores à PT e que pela
mesma não possam ser controladas), casos em que a PT não se obriga a assegurar
níveis mínimos de qualidade de serviço.

Com estas cláusulas no contrato, diz-me agora onde é que a PT está a entrar em incumprimento...
Reputação 3
A famosa PUA era assim que se chamava na Zon, aqui é a PUR, onde entra o tal "ilimitado" que falam na publicidade(estas políticas não são legais)!?

Postei para de certa forma alertar "utilizadores" mais distraídos!

Além disso essas clausulas é conversa de mau pagador ou seja desculpas e subterfúgios onde se escondem para poder roubar quem utilize os seus serviços, país com empresas assim não almeja grande futuro para Portugal!

PS: É que tenho dificuldade em ver vídeos em HD no youtube, para verem ao estado que chegou o meu serviço, para não falar que não posso jogar em condições ou sequer fazer um servidor para jogar, não tenho largura de banda suficiente!
Se tens dificuldades em ver videos no Youtube em HD, então provavelmente tens ai alguma avaria no serviço. Digo o mesmo para os pings.

Uma coisa é o tráfego estar limitado em protocolos P2P. Outra é não conseguires utilizar o serviço adequadamente.

No site onde a PT garante que o cliente tem a velocidade contratada (qos.sapo.pt), que valores aparecem?
Reputação 3
Se tens dificuldades em ver videos no Youtube em HD, então provavelmente tens ai alguma avaria no serviço. Digo o mesmo para os pings.

Uma coisa é o tráfego estar limitado em protocolos P2P. Outra é não conseguires utilizar o serviço adequadamente.

No site onde a PT garante que o cliente tem a velocidade contratada (qos.sapo.pt), que valores aparecem?
És mesmo um vendido, chiça!
A recomendar um site parcial, enfim!
Escusas de meter mais posts aqui, não vale a pena estar a falar com pessoas que em vez de perceberem a situação, vêm com subterfúgios explicar o que não tem explicação, sendo o facto da Meo estar me a fechar a torneira(e aos demais)!
É como pagar para andar numa autoestrada de 120KMH mas das 2 da tarde às 2 da manhã só posso andar a 30, apesar de ter pago pelo a velocidade toda!

Depois vêm pra aqui este burgesso dar me aulas!
Por evita de meteres aqui mais posts, não és bem vindo!

Este tópico é um aviso ao roubo que a Meo faz!
Quando mandares nos meus dedos, então eu deixo de expressar a minha opinião, ok? :)

Eu digo-te que pode ter uma avaria no serviço. Tu dizes que não queres saber disso, e que é a PT que te anda a roubar. Tu ainda não percebeste que a velocidade que a PT garante é entre a tua casa e o servidor deles. Não percebes que para além de ti, existem mais clientes na rede, que não podem ser excluídos de utilizar o serviço porque te lembraste de sacar uma temporada de uma série qualquer, ou um vídeo que acabou de estrear no cinema, ou whatever. Não percebes que o serviço funciona bem em situações de tráfego de rajada, que é assim que ele foi projectado...

Não percebes como são as coisas, então realmente é melhor fazer como tu dizes, e deixar de falar. Porque para além de não quereres ajuda de ninguém, te achares dono da verdade, e de tentares censurar a opinião de terceiros, não percebes nada do assunto (nem queres perceber).

Continuação de um bom fim-de-semana.
Reputação 3
Teste feito : 8.58Mbps, do melhor que a fibra tem para oferecer!

PS: Posso ignorar te! 😉
Reputação 3
isso apenas me acontece no uTorrent e não sei explicar porquee, pois em qualquer outro sitio como btnext ou sites de downloads e afins, anda sempre á maxima
Isso acontece te porque a Meo fecha a torneira de forma a ficares com menos velocidade no utorrent e não só, não foi isso que pagaste e disso tenho eu a certeza! 😉
Ignora à vontade ;)

Se tens esses valores nesse site parcial (onde para todos os efeitos devias ter o contratado), não o tens, tens uma avaria no serviço. E isso, é a minha opinião imparcial.
Este forum é para conviver, partilhar e discutir ideias, achar soluções e nada mais.
Ofensas é no Mercado do Bulhão.................
Espanta-me este tipo de abordagens! Caríssimo, este fórum apesar de abordar a temática do Meo, não tem só defensores do Meo! O P2P é o tráfego que mais estraga uma rede e mais complicado torna o seu escalonamento. Em qualquer rede, mesmo local existe traffic shapping! Na sua propria rede local existe! senão quando tivesse uma pessoa a sacar a toda a força em http e você a falar no skype, ia ficar sem chamada.... gostava de ver! Acredite que se o traffic shapping acabar você vem para aqui reclamar que também não tem velocidades de jeito. A sua mentalidade é típica tuga, não funciona mas também não se preocupa em chamar as entidades competentes para averiguar se há alguma anomalia. Também não lhe interessa que pode haver condicionalismos dependentes de terceiros! Ah a rede também não é só da PT, já pensou que o tráfego passa por vários ISPs que por sua vez têm limitações? O simples facto de não conseguir ver videos no youtube já pensou que pode ser spyware? Pode ser a linha mal configurada? Não sei, apenas suponho.
Mas P2P tipo torrent, a operadora faz o que quiser e bem lhe apetecer pois é um tipo de tráfego sem demanda de tempo real, ao contrário do voip! Para ter uma ideia, até o voip tem mais prioridade que o http de momento! Um acesso dedicado tem os 30 megas 24/7/365, a um preço módico de várias centenas de euros! Sim exatamente! Pode é viver apenas para o pagar!
Não sei se sabe, mas pelo que parece não, mas a largura de banda internacional é limitada e não se aumenta com a rapidez com que nós reclamamos com o apoio ao cliente para subir de escalão de velocidade. A PT tem defeitos? Tem, e não são poucos, mas as outras operadoras também o têm!

Mais uma vez não defendo a PT, mas conheço a realidade das telecomunicações!
Esqueci-me de dizer... contratei 15, mas só tenho 14,99, vou reclamar!
Reputação 7
Crachá +23
boas...

so uma achega a esta situaçao, a velocidade garantida é só mesmo entre o router e o servidor...

mas existe tantas coisas que podem limitar a velocidade de acesso que normalmente as pessoas nem querem saber...

Insatisfeito_com_Meo, se quiseres podemos tentar ajudar a perceber mais as coisas e talvez dar-te o melhor conselho possivel, mas para isso preciso tirar umas duvidas...

como é a tua ligaçao ao router? wireless ou cabo directo?
quantos PC's estao ligados ao router? por wireless e cabo?
quando fazes os testes no QOS.sapo.pt tens os torrents a funcionar?

para ter um teste o mais real possivel, testa por cabo directo, só um pc ligado (por curiosidade faz com a box ligada ao router e desligada do router), qualquer tipo de programa que possa roubar largura de banda desligado (torrent's, emule, outlook, IE, chrome, Firefox, etc) e se possivel tb em modo segurança...

a curiosidade da box tem haver com uma situaçao rara, mas pode acontecer, a box interferir com a VLan da internet, na fibra isso nao acontece as box's nao interferem com a internet....

se possivel com PC's diferentes....

o qos.sapo.pt tem principalmente haver por ser um servidor em Portugal e dentro da rede da propria PT...

se com estes testes todos mantiveres baixos debitos, entao tens toda a razao em reclamar, mas verdade seja dita nao meteste expecificaçoes nenhumas de testes efectuados, os testes sao simplesmente para provares que tens razao...

continuo a dizer na Fibra nao se tem problemas de debitos...a nao ser nos casos de avaria como é logico...95% dos casos sao problemas com os pc's dos clientes...

mr_zener, por acaso nao tens 30Mb mesmo? tudo abaixo dos 30Mb nao estava a ser possivel configurar todos os clientes ate 30Mb tinham sempre 30Mb...

Insatisfeito_com_Meo, se nao te importares vai dando feadback para sabermos se é mesmo o problema do serviço...
Digo já que esta prática nada de si profissional me leva a crer que estou literalmente a ser roubado por uma empresa que promete mas não cumpre.

Nem é a minha guerra...mas considero "irónico" um gajo queixar-se de estar a ser "roubado" porque lhe estão a limitar as funcionalidades de P2P!!!
Já sei que vou apanhar na cabeça e que o P2P pode ser usado para coisas legais e afins...e nem sou "santo"...mas que o tom da reclamação é irónico lá isso é.

Dito isto...TODOS OS OPERADORES limitam velocidades...uns mais e outros menos...e depende inclusivamente da localização do cliente, inclusivamente há ferramentas de P2P que tentam evitar esses limites...

A PT de facto tem más práticas neste domínio...e publicidade enganosa como ja foi publicitado diversas vezes por cá...em coisas piores que esta...MAS não será muito pior que a ZON...depende de onde estiveres e do tipo de serviço contratado...Optimus e Vodafone são melhores porque têm menos clientes...
@NeoPayne, eu tenho Meo adsl e não me queixo 😉 Até agora sempre bem servido!
Reputação 7
Crachá +23
ha clientes que tem razoes para se queixar outros (a enorme maioria) nem por isso...

mas para reclamar e para falar da boca para fora convem ter respostas e provas concretas disso...

por isso fiz o questionario noutro post...se tiver essas respostas posso garantir se é uma reclamaçao com razao ou nao...facil..
Boas...

Pois é complicado...as veses as pessoas criticam sem ao menos entenderem como funcionam as coisas..

Trabalhei num ISP que tinham 50MB full de link pra 800 clientes...mas tambem a nossa realidade era outra...tinhamos clientes de 400k 800kbps e no maximo 2 megas..

muitos deles reclamavam por ´N` problemas....e em 90 por cento dos casos os problemas eram nos pcs dos clientes.....queriam ver youtube fazendo download das atualizações do windows....atualizando antivirus...baixando musica no kazaaa...dae já é demais ne....

Mas sugiro ae que nosso colega faça os testes que nem nosso amigo acima disse..se tiveres isso mesmo...sugiro que contacte o Backoffice para uma analise e uma possivel intervenção para verificar o caso :)
Estamos aqui pra ajudar no que for possivel :sarcastic:
Reputação 7
Crachá +23
o mais engraçado foi a pessoa que abriu este topico...NUNCA MAIS APARECEU POR AQUI...

por mim este topico devia ser eliminado...nao ajudou em nada e ninguem...

ajudaria sim...e a todos nós se tivessemos feadback dos testes pedidos...assim só se tornou mais um topico completamente inutil...
exacto, 90% de quem se queixa de determinado factor, nao sabe entender o factor e acusa aquilo que primeiro vem ao pensamento, ainda por cima em p2p, que é onde ha mais variações e factores responsaveis por velocidades
Boas.

Andava a procura pelo forum pelo dito TS, e embora surjam alguns tópicos, achei piada a este em particular. Pelos vistos o "dono" do tópico não consegue entender velocidade de ligação de velocidade a que saca determinada coisa, infelizmente.

Agora, o que me interessa, e não sei se posso ter isto remediado, aqui (em Leiria), eu moro ao lado de um pavilhão da PT, a ligação contratada é de 30 mb (fibra) e funcionou tudo impecável nos primeiros dias (nem uma semana). Os senhores até foram amáveis e passaram um cabo da sala, onde tenho o otn+router+box, até ao quarto, visto antigamente ter aqui um outro router. Assim fico com dois pontos de acesso cá em casa, o da sala com velocidades ate 30 mb/s, e o do quarto (sem norma n :/) com velocidades ate 20, o que é porreiro, porque tenho uma espécie de limitador lol.

Notei que sofro desse mal, o TS, fortemente, pois durante o dia, p2p não passa dos 20 kpbs, o que me deixa frustrado lol. se fosse 200-500 kpbs ainda seria aceitável, agora tanto??
Ficheiros grandes normalmente tiro ou de madrugada, ou de manha, não me incomoda tanto o TS, agora tentar tirar 50 mb, ou 100 mb a velocidades de 10-20 kpbs acho inadmissivel (em p2p), porque ftp/http saca a velocidades contractadas (alias, a 2,4 mb/s pois é o que chega ao quarto ahah).

Atenção, é um descontentamento, nem sei se é o sitio idela, e se posso "resolver" a situação de alguma maneira.
Infelizmente é assim, por motivos de gestão de rede. Doutra maneira a velocidade contratada nem em http chegava.
Se alguém quiser verificar se realmente o seu ISP pratica traffic shapping, basta aceder ao seguinte endereço: Glasnost: Test if your ISP is shaping your traffic
Deverão clicar no fundo da página em " Start Testing", terão de aguardar cerca de 7/8min enquanto o site realiza o teste. Depois aparecerá o resultado para o Donwload assim como para Upload.
Espero ter ajudado. Sou cliente Cabovisão com Net de 100Mb e segundo o site NÃO tenho traffic shapping 🙂 Fiz bem em não mudar para o MEO.
Cumprimentos
Ainda bem 🙂 . Existem no mercado equipamentos destinados ao mercado dos ISP's que permitem aprender o tráfego do cliente, e se houver pex muito tráfego cifrado ou que o router não conheça, aplica-lhe a prioridade mínima.
There is no indication that your ISP rate limits your BitTorrent downloads. In our tests, downloads using control flows achieved up to 64 Kbps while downloads using BitTorrent achieved up to 83 Kbps.

There is no indication that your ISP rate limits downloads on port 6881 or 42622. In our tests, downloads on port 6881 achieved up to 75 Kbps while downloads on port 42622 achieved up to 83 Kbps

isto para Fibra 30 mb :surprised:
segundo o site, se fizessem ts tinha 0 kbps? ahah

Responder