MEO VOIP e SAPO configurado no Trixbox (Asterisk)

  • 26 April 2010
  • 6 respostas
  • 3266 visualizações

Neste últimos dias tenho estado de volta da configuração de um trixbox que não é mais que um conjunto de aplicações(Asterisk, FreePBX,etc) num único e fácil de usar pacote.

Depois de muitos problemas e de muitas pesquisas lá consegui colocar o VOIP do MEO (21XXXXXX) e o VOIP SAPO (302XXXXXX) a funcionar, conjuntamente com a minha conta do 12Voip.com (4.8 cêntimos para telemóvel e grátis rede fixa, sem falar dos preços super baixo para outros países). Uma das razões de querer ter um trixbox em casa é também pela possibilidade de conseguir receber chamadas via 21 ou 30 no estrangeiro. Para quem não sabe, não se consegue usar o VOIP Sapo fora de Portugal, pelo menos no Brasil não funciona e depois de contactar o Suporte do MEO disseram que não funciona fora do País.

O trixbox pode ser instalado numa máquina Virtual, tenho o meu numa VMware dentro do meu WHS (Windows Home Server). Sem problemas na qualidade de Som e sem problemas no Streaming de HD para o Popcorn.

Primeiro têm que ir ao Thomson e desligar o VOIP (para ele deixar em paz e sossego a porta 5060) e configurar as seguintes portas para o vosso Trixbox:

UDP - 5060-5080
UDP - 10001-20000


Configurações do trixBox:

VOIP MEO:

Trunk
PEER Details:
username=+35121XXXXXXX
type=friend
secret=PASSWORD
registername=+35121XXXXXXX
qualify=yes
port=5070
insecure=very
host=proxy.voip.sapo.pt
fromuser=+35121XXXXXXX
fromdomain=voip.sapo.pt
dtmfmode=rfc2833
disallow=all
context=custom-get-did-from-sip
canreinvite=yes
call-limit=2
authname=+35121XXXXXXX
auth=+35121XXXXXXX:PASSWORD@voip.sapo.pt
allow=ulaw&alaw
progressinband=yes
nat=yes

Register String:
+35121XXXXXXX@voip.sapo.pt:PASSWORD:+35121XXXXXXX@proxy.voip.sapo.pt:5070/21XXXXXXX

Para quem tem um 3020XXXXX as configurações são as mesmas. Agora, porque o MEO não envia o DID (numero para o qual está a ser feita a chamada, o nosso numero de telefone), quando temos dois números não conseguimos saber para que numero foi feito a chamada que estamos a receber. Para isso o context está igual a "custom-get-did-from-sip". ( How to get the DID of a SIP trunk when the provider doesn't send it (and why some incoming SIP calls fail) | FreePBX )

O extensions_custom.conf tem que conter a seguintes linhas:


exten => s,1,Goto(from-trunk,${CUT(CUT(SIP_HEADER(To),@,1),:,2)},1)

Se só usam 1 numero então coloquem o context=from-trunk no settings do Trunk.

Não se esqueçam que para quem só utiliza um numero para no Inbound Route deixar tudo a vazio.

Penso ser tudo, mas se tiverem problemas digam que tento ajudar. Foram muitas horas para colocar o trixbox a funcionar bem com as 3 contas de VOIP que tenho.

6 respostas

Boas comunidade

Venho por este meio solicitar ajuda para colocar FTP online, não consigo. Tenho um FTP com trabalhos meus e algumas musicas e 20 filmes quero aceder a casa e não consigo para tirar meus trabalhos. Pedi apoio por telefone pt/meo e ninguem soube ajudar.
Sera aqui alguem tem a funcionar e me poderar ajudar.

Obrigado a toda ajuda possivel
Bom Dia

Eu tenho o Meu FTP a Funcionar.

1. tens que ligar um disco a Porta do teu Router mas tens que ter atenção o o Disco não pode estar formatado em NTFS tem que estar Formatado em FAT32.
Vou deixar aqui a sugestão de juntarem as categorias de ADSL com as da Fibra, em vez de termos 2 áreas para cada serviço (TV, internet, etc.). A maioria dos temas diz respeito ao serviço em si e não à tecnologia usada. Basta vermos os tópicos que estão nas duas categorias de internet. Não há nenhum que seja específico dos clientes ADSL ou dos clientes fibra:
- MEO VOIP e SAPO configurado no Trixbox (Asterisk)
- Ajuda colocar FTP
- Como guardar as configurações no router Thomson TG787 SIP ?
- Rede wireless bloqueia-me o pc
- Como testar correctamente a velocidade da internet
- Reconnect JdowloaderReconnect Jdowloader

Ter os tópicos divididos só serve para dar trabalho a andar de um lado para o outro, ou para que muitos nem leiam o que é escrito num dos tópicos.
Obrigado pela sugestão Luc.
Há diferenças na tecnologia, embora o serviço seja em teoria o mesmo. A instalação não é igual, a tecnologia não é igual e todos estes factores influenciam o serviço de internet. Isto não invalida que se possa vir a criar uma categoria que abranja esses pontos que são comuns.
Quanto ao Voip, há secção "Meo Voz - Telefone Fixo", pode-se perfeitamente acrescentar Voip.

Cumps,
Na pratica, á excepção do transporte até ao router e da quantidade de serviços, são iguais...
Ok, fico esclarecido...
Obrigado

Responder