Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo

Moderador

Re: Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo

Boas @bmendes

Visto que ainda está dom o serviço dual-edge a configuração é diferente, para conseguires ter os dois router activos segue estas instruções .

http://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/18012#U18...

Nota. O facto do Asus ficar ligado ao router da meo não influencia o desempenho do Asus .

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante Júnior

Boa noite @xptopt

Obrigaod pela resposta rápida. Ou seja, tenho que colocar o rouder thomson a receber sinal da ONT e depois é que coloco, em cascata, o asus. O thomson não se autentica em PPoE e na prática só está ali a dar uma rede de transição. O Asus mantém as configurações funcionais como tem agora, autenticando-se por PPoE. Ou seja, o IPTV fica logo no thomson.

Não é possível inverter o cenário e colocar o asus à frente? É estranho ter que ter lá uma segunda rede de bypass entre o asus e o thompson... na pratica vamos estar a fazer nat duas vezes, correto? Ou estou a ver mal? Smiley feliz

Obrigado.

Bjr

Visitante Sénior

tenho um asus ac87u tal como tu.

No meu caso, tenho o ONT ligado directamente ao ASUS e depois do asus (porta 4) ao thompson. O cabo para a box, no meu caso, sai do thompson.

Precisas sempre do thomson senão ficas sem telefone.

Em relação ao asus depois de configurares podes fazer update para o asuswrt-merlin (software modificado) que ele mantem as preferencias, mas ninguem melhor que o xptopt para te ajudar.

Abraço

Moderador

Boas @bmendes

Não, não ficas com double nat o router da meo está apenas a servir de switch e não tem qualquer papel na gestão do serviço de internet feita pelo Asus.

Podes também ligar a Box ao Asus basta seleccionar qual a porta em que queres a Box.

Quanto a ligar o Asus antes do router da meo pode ser feito mas não existe nenhuma razão pratica para o fazer, e implicava a utilização de outro firmware no asus para facilitar a implementação do script.

xptopt
Moderador MEO Fórum

Moderador

Boas @hacra

Não é de todo recomendável manter as definições entre updates de firmware, isto pode causar comportamentos anormais no desempenho do router e em casos extremos uma avaria quase irreversível.

O procedimento correcto é reset antes do update e reset depois do update .

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante Júnior

[ Editado ]

Olá @xptopt, obrigado uma vez mais... vejo que estas a fazer noitada Smiley feliz

Desculpa estar novamente a questionar mas estou tecnicamente curioso com um aspecto. 

O facto de não autenticares o thompson por PPPoE significa que a porta WAN+4 ethernet ficam no mesmo backplane sem routing? Mas com que endereçamento? ou seja, de onde vem o endereçamento que depois é dado à caixa e ao próprio thompson para ele chegar a infra-estrutura VoIP? com Ips fornecidos pelo dhcp server da infra-estrutura MEO? 

Nessa lógica, ao ligar a porta WAN do asus a uma ethernet do thompson, não vou obter IP a partir deste, caso não desabilite o DHCP server do thompson? devo desabilitar o DHCP server do thomson?

Abraço e obrigado.

Bjr

Moderador

Boas @bmendes

Esta é a minha hora preferida para trabalhar .

O ip da ligação PPPOE e atribuída pela infra-estrutura , o router da meo vai detectar um dipositivo (router Asus) na porta 4 e vai-lhe atribuir um ip mas como o asus recebe o IP da ligação PPPOE e os routers estão em gamas diferentes não existe nenhum conflito de IP, portanto não é necessário desactivar o DHCP no router da Meo.

Esta solução já foi mais do que testada , podes confiar em mim o asus comunica directamente com a ONT, o router da Meo não te vai dar mais problemas.

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante Júnior

@xptopt Muito bem! vou experimentar amanhã Smiley feliz 

Obrigado.

Moderador

@bmendes

Não te esqueças se removeres as Vlan.

xptopt
Moderador MEO Fórum

Moderador

[ Editado ]

Boas

Adicionei uma nova versão do firmware com suporte para mais dois modelos (RT-N18U RT-AC51U)

Deixem aqui as vossa notas ou bugs que encontrem sff.

xptopt
Moderador MEO Fórum