Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo

Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo

Visitante Sénior damnation
Visitante Sénior

Re: Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo

Boa noite,

Tenho todo o interesse em colaborar também para este projeto, daquilo que precisarem da minha parte, disponham

Respeitosamente

Damnation

Moderador
Moderador

Boas @damnation

Obrigado pela disponibilidade .
Neste momento só e preciso testar o firmware de dar o feedback .

xptopt
Moderador MEO Fórum

Principiante jagos
Principiante

Boas,

Alguém sabe como ligar as duas LAN con static routes e regras de firewall??

Obrigado.

Moderador
Moderador

Olá @xptopt

Excelente iniciativa e mais uma forma de contornar o congelamento das boxes! Normalmente, os fabricantes dispendem pouca atenção à implementação cuidadosa do IGMP. A Asus não é a melhor, mas soma pontos todos os dias, quando se mostra preocupada com o aproveitamento das capacidades dos seus equipamentos, face às necessidades dos seus clientes e isso reflete-se nos firmwares que lança.

Bom trabalho e obrigado.

Atentamente,

NeoPT
Moderador MEO Fórum
Visitante lcross
Visitante

Bem, finalmente foi feito o update para a versao de firmware (L), mas com isto voltei a ficar com tudo desconfigurado , e nem um aviso sequer, eu sei que os updates são necessários e uteis , mas não custava informar o consumidor final.

Eu tenho uma rede bastante complexa do qual dependo para trabalhar e de repente fiquei sem nada!

Eu estou super satisfeito com o serviço MEO e recomendo-o sempre que tenho hipoteses, mas este promenor deixa-me muito zangado. Detesto que mexam nas minhas coisas sem minha autorização.

Para melhorar ainda mais nem sequer posso utilizar o equipamento que comprei (o router da asus AC51U), pelo menos nas definições "normais" sem firmware alterados...

Agora que já fiz as queixinhas, passo as questões práticas.

1) Eu sei que o firmware vem resolver alguns problemas e supostamente melhorar o serviço, mas no meu caso só detectei pontos negativos; a velocidade de upload baixou significativamente (+/- 10Mb), passei de 25 estaveis para menos de 15/16Mb. A velocidade de download ficou igual (dados medidos com o qos.sapo.pt). e os outros bugs reportados nenhum deles me afectava em especial desde que tinha o sistema configurado pelo Asus... Será que posso fazer um pedido á MEO para manterem o antigo firmware (D).

2) Haverá alguma solução para continuar a usar o Asus e assim manter todos os equipamentos na mesma rede? A Meobox e o serviço Voip não me faz diferença estarem em separado, mas tudo o resto tem que estar na mesma rede e "comunicaveis entre si", como tinha finalmente conseguido com o Asus.

Estive a ver o que me parecia ser a solução indicada (o firmware da tomato) mas este modelo do Asus não vem indicado haverá alguma solução para continuar a usar este modelo para controlar a internet, sem switch's?

Obrigado uma vez mais,

Moderador
Moderador

Boas @lcross

Esse router não suporta o firmware tomato porque tem um chip Mediatek.

Também ainda não está disponível este firmware para esse modelo, mas vias estar na pior das hipóteses quando o firmware passar á versão final.

Visto que não pretendes usar um switch o máximo que eu posso tentar fazer e disponibilizar-te um script que faz a configuração igual á que está presente neste firmware.

Para isso preciso de saber qual a configuração do switch desse router , isso pode ser visto acedendo ao router via telnet e executando este comando .

robocfg show

Nota.O PC deve ser ligado ao router na porta um de forma a conseguir ver se o switch tem as portas invertidas .

O resultado é parecido com isto.

admin@RT-AC87U-3D00:/tmp/home/root# robocfg show
Switch: enabled
Port 0: 1000FD enabled stp: none vlan: 2 jumbo: off mac: 00:
Port 1:   DOWN enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 00:00:00:00:00:00
Port 2:   DOWN enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 00:00:00:00:00:00
Port 3: 1000FD enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 00:
Port 4:   DOWN enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 00:00:00:00:00:00
Port 8:   DOWN enabled stp: none vlan: 1 jumbo: off mac: 00:00:00:00:00:00
VLANs: BCM5301x enabled mac_check mac_hash
   1: vlan1: 1 2 3 5 7t
   2: vlan2: 0 7

Depois de me dares essa informaçao o script demora 5 minutos a ser feito.

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante lcross
Visitante

Boas ,

não sei se fiz algo errado, liguei-me por telnet com o meu user e corri o comando mas obtive esta resposta

lcross@RT-AC51U:/tmp/home/root# robocfg show
-sh: robocfg: not found

Estava ligado à porta 1 do router Asus , é necessário ligar o Asus ao router da MEO?

Uma vez mais obrigado por todo o acompanhamento destas situações.

Moderador
Moderador

Boas @lcross

Não, fizeste bem, esse modelo é que não inclui esse modulo.

De qualquer forma acabei de pedir a beta para esse modelo e recebi também agora a informação que vai começar a ser compilada a versão final que vai estar disponível para todos os routers que já têm suporte para o firmware ASUSWRT 3.x.x.x , não deve demorar muito tempo até estar disponível.

Até la a única solução é mesmo usares um Switch ou converteres um router antigo em switch.

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante lcross
Visitante

OK obrigado então ... vou continuar à espera do firmware final.

Visitante SMelro
Visitante

Boas

estou a testar este mesmo firmware(RT-AC68U) e para ja esta tudo a funcionar bem

mas quando sair a versão final vai estar disponivel no site da Asus? 

pergunto isto porque eu estava a usar a versão beta que esta disponivel na Asus, que por sinal é uma release superior a esta, e não tem disponivel a opção da MEO.