Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo

Visitante Júnior

Re: Firmware oficial Asus Beta pré configurado para os serviços Meo

Boas,

Já consegui ligar os dois com o Tomato, mas assim tenho duas redes diferentes que não comunicam entre si, não é possível ligá-los na mesma rede e mantendo o voip?

Obrigado.

Moderador

Boas @jagos

Não, se quiseres ter tudo na mesma rede tens de ligar tudo ao Asus.
Nota. Pode ser possível fazer isso através de static routes e regras de firewall mas não te posso ajudar nisso

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante

Boas, eu adquiri recentemente um Asus RT-AC51U, este modelo é recente e tem já Dual Band, mas tem como quase todos, a impossibilidade de gerir sozinho ao serviço MEO.

Neste momento estou a funcionar com ele apenas para gerir o WiFi e numa range diferente (192.168.2.1) do Thompson da MEO. Isto claro impede de utilizar varios serviços bastante uteis do Asus como VPN e DDNS.

Pelo que vi é necessário um firmware modificado para o Asus para poder gerir tudo.

Queria deixar aqui a minha disponibilidade para testar com o grande responsável por estes progressos o mod xptopt, e ajudar no que for necessário para se ter um firmware tambem para este modelo, se possivel claro.

Deixo os meus dados :

M5O com 100Mb Router Thompson com Firmware 10.2.1.D e o Router Asus RT-AC51U com Firmware 3.0.0.4.376_3754 (que foi actualizado assim que o liguei na 1ª vez).

Consigo velocidades na ordem dos 90/92Mb de Down e 23/25Mb de Up, com cabo e medidos com o qos.sapo.pt.

Agora com o Router Asus já consigo ter 75/80Mb em WiFi o que antes nunca consegui, pois não passava dos 25/30Mb.

Principiante

Instalei há dois dias um RT-N66 com este firmware. Até agora tudo a funcionar a 100%. Até o IPV6 está a trabalhar correctamente.

Muito Obrigado

Moderador

Boas @lcross

Antes demais obrigado por te disponibilizares a colaborar .

Visto que o router da meo ainda tem o firmware 10.2.1.D a autenticação ainda é feita por PPPOE , portanto podes por o Asus a gerir o serviço de internet com todos os serviços a funcionar .

Consulta este tutorial, as imagens estão um pouco desactualizadas mas e só seguir os passos .
https://forum.meo.pt/t5/Tutoriais/Tutorial-para-usar-outro-router-para-gerir-a-internet/m-p/18012/hi...

Com essa configuração já vais poder usar todos os serviços adicionais do Asus e o router da meo fica apenas para IPTV e VOIP .

xptopt
Moderador MEO Fórum

Moderador

Boas @MikeG

Obrigado eu por testares, ajuda bastante para que a Asus lance o firmware final, o que não deve faltar muito visto que a beta tem estado a funcionar em todos os modelos em que já foi testada .

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante Sénior

Porque não lancar esta configuração também para o firmware ASUS-Merlin? ou então explicar como se configura manualmente.

Moderador

[ Editado ]

Boas @hacra

Quando passar a versão final vai estar no firmwareMerlin , é uma questão de tempo.

Ps. Eu posso disponibilizar o script para o firmware merlin qual é o teu modelo ?
Mas o importante é testar a beta para passar a versão final o mais rápido possível .

xptopt
Moderador MEO Fórum

Visitante

Tudo seguido á risca e a funcionar a 200%, incluindo MeoGo, Meobox e telefone.

@xptopt

Muito obrigado por tudo.

Só uma última pergunta, há alguma forma de evitar que alterem esta versão de firmware do Thompson?

Moderador

[ Editado ]

Boas @lcross

Obrigado eu por dares o feedback.

Não existe necessidade de bloquear os updates até convém que seja feito o update .

xptopt
Moderador MEO Fórum