Resolvido

Erro ao Configurar Impressora Wi-Fi - Router TG789VAC v2

  • 25 June 2017
  • 10 respostas
  • 4585 visualizações

Crachá +1
Olá a todos,

 

Comprei ontem uma impressora da HP Laser que dispõe da funcionalidade Wi-Fi, de modo a que possa imprimir diretamente dos meus dispositivos sem a necessidade da ligação do cabo USB.

Já perdi várias horas a tentar ligar a impressora ao router, mas dá-me sempre erro. Acontece que o router TG789VAC v2, por algum motivo, não deixa a impressora ligar-se a ele. Já fiz o despiste e a impressora liga-se a outras redes.

 

Já estive na página de configuração do router e não encontro nenhum campo onde possa adicionar o dispositivo.

Agradeço que me ajudem ou me expliquem como posso fazer com que o router aceite a ligação wireless da impressora.

 

Obrigado

Bernardo
icon

Solução por NeoPayne 28 June 2017, 09:43

Ver original

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

10 respostas

Reputação 1
Crachá +5
Olá. Podes postar k mensagem/tipo de erro te dá kdo tentas estabelecer ligação. Podes tb dizer o + pormenorizado possivel, todo processo k estas a fazer.
Crachá +1
Olá, bom dia.

Obrigado pela resposta.

 

Vou tentar ser o mais pormenorizado possível.

Existem 2 formas distintas de ligar a impressora por Wi-Fi à minha rede:

 

1 - Ligar cabo usb da impressora ao computador - Automático. A partir de o momento que o computador está ligado à rede de casa, o mesmo faz a passagem do SSID de rede e Password diretamente para a Impressora via USB, sendo a configuração totalmente automática. Neste caso surge um erro em que me diz que não foi possível ligar à rede.

 

2 - Ligar cabo usb da impressora ao computador - Manual. Com o computador ligado à impressora via USB, escolho a definição avançada para procura de redes Wi-Fi. A impressora apresenta-me uma listagem das redes que encontra via Wi-Fi. Seleciono a minha rede de casa, introduzo a password de rede, e mais uma vez a conecção falha.

Já tetei ligar a outra rede, por exemplo, a meo free wi-fi e a impressora conseguiu-se ligar.

 

Outras formas de conexão 

Ligação Wi-Fi direta do dispositivo à impressora - Se ligar o meu computador / smartphone ao Wi-Fi na impressora consigo fazer prints sem necessidade de cabo.

 

Em jeito de conclusão. Creio que será o router que está a bloquear a ligação com a impressora, não aceitando os pedidos de conexão da mesma. Apenas para complementar este ponto, informo que tinha um repeater em casa que nunca consegui pôr a funcionar porque também não se consweguia ligar ao router... Creio que este router tem alguma configuração de segurança que o impede de se ligar a certos tipos de dispositivos.

 

Obrigado

 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


a opção mais facil seria activar a opção WPS...tanto no router como na impressora em seguida...


 


só conheço essa maneira de sincronizar a impressora por wifi...
Crachá +1
Olá,

O Wps também não funciona.
Ontem fiz um despiste conclusivo. Levei a impressora a casa dos meus pais que têm um router da NOS e ligou-se perfeitamente.

O problema está no Router da MEO que não aceita a ligação com a impressora. Alguém tem alguma ideia como resolver a questão?

Obrigado Bernardo
Reputação 7
Crachá +23
Boas

Podes estar a ter conflitos de IPs....

So estou a ver fazer reset ao router e voltar a testar...
Crachá +1
Sabes-me explicar como proceder ao reset?


 


Obrigado
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


com esse router não tenho experiencia...


 


mas deve existir algum orificio perto das entradas USB que diga Reset...caso não encontres dentro do software existe essa opção...
Boas.

 

Ontem tive sérios problemas para ligar a minha impressora à rede, sendo que a minha impressora só tem ligação USB e mais nenhum tipo de conexão, só posso usar a porta USB do router para fazer a ligação. 

Estou a escrever este "post" porque depois de muito trabalho de pesquisa e alguma teimosia, descobri uma solução que não encontrei listada em parte alguma (para este router), e para que outros não passem pelo mesmo que eu (horas à volta do PC) decidi postar aqui como ligar uma impressora por USB ao router TG789vac v2 através de Printer Shatering.

 

O router TG789vac v2 já vem configurado com Printer Sharing, só não tenho a certeza se vem activado por isso fiz a activação atraves de TelNet à mesma. Vou tentar mostrar Aqui passo a passo.

 

Depois de ter a Impressora instalada directamente no PC e correctamente a funcionar, devemos liga-la na porta USB do router.

Uma vez que a impressora esteja ligada ao router e o PC ligado à rede (WiFi ou cabo de rede), vamos trabalhar no PC:

 

1. Activar Telnet

   1.1. Menu iniciar -> pesquisa "funcionalidades" -> abrir "Activar ou desactivar funcionalidades do Windows" (pode demorar alguns minutos a carregar o conteúdo desta janela 1 - 3 min).

   1.2. Etiquetar com "visto" a opção "Cliente Telnet" -> OK

2. Abrir Linha de comandos como Administrador

   2.1. Menu iniciar -> pequisa "cmd" -> click com botão direito do rato em "cmd.exe" -> Executar como Administrador

3. Aceder ao router atraves de TelNet

   3.1. Escrever na janela da Linha de Comandos: "telnet 192.168.1.254" -> ENTER

   3.2 Username: "meo" -> ENTER / Password: "meo" -> Enter

4. Activar Printer Sharing

   4.1. Escrever comando: "printersharing LPD config state=enabled" -> ENTER

   4.2. Escrever comando: "saveall" -> ENTER -> fechar a janela da Linha de Comandos

5. Adicionar Impressora

   5.1 Menu iniciar -> Dispositivos e Impressoras

   5.2. Click com botão direito direito na impressora -> Propriedades de impressora

   5.3. Escolher o separador na zona superior da janela "Portas" -> Adicionar Porta... -> Selecionar: "Standard TCP/IP Port" -> Nova porta...

   5.4. Seguinte -> Nome ou endereço IP da impressora: "192.168.1.253" / Nome da porta: "192.168.1.253" -> seguinte 

   5.5. Selecionar: "Personalizado" -> Definições...

   5.6. Selecionar Protocolo "LPR" -> Nome da fila: "MEOPrinter" -> OK -> Seguinte -> Concluir 

   5.7 Fechar a janela "Portas da Impressora" -> Aplicar -> OK

 

Caso a impressora em "Dispositivos e Impressoras" apareça meio transparente, nao vai funcionar. Para resolver basta fazer duplo click nela para abrir o visualizador de impressão. Nesta janela basta clicar no separador "Impressora" e tirar o visto em "Utilizar Impressora Offline" e pode fechar a janela.

 

Se tudo correr bem devem conseguir utilizar a impressora pela rede.

Espero ter ajudado.

   
Boa noite, 

 

Estou a ter o mesmo problema.. o router está a impedir a minha TV e PS4 de estabelecerem ligação à internet.. no entanto consigo acedê-la através de smartphones, tablets e/ou pcs. 

 

Já reiniciei o router: nada, equipamentos em causa: nada.

 

Alguém sabe me dizer como posso reconfigurar ou o que fazer? Ainda ontem conseguia aceder à internet nesses equipamentos, hoje deixei de ter acesso.
Olá  JoaoDavid 


Normalmente quando otraos aparelhos não conseguem aceder a internet eu custumo forçar IPs directamente em vez de deixar o DHCP atribuir um IP automaticamente ao aparelho.


Tenta configurar os IPs manualmente nos aparelhos, assim evitas conflitos de IP