Dúvidas com MEO FIBRA e Internet (switch)

Visitante Júnior nf76
Visitante Júnior

Olá a todos,
Tenho uma dúvida sobre o serviço da MEO FIBRA que gostaria que alguém me pudesse esclarecer.
Estou a pensar colocar a MEO FIBRA, mas tenho dúvidas de quantos pc´s eu vou conseguir ligar ao router, através do cabo Ethernet.
Não sei quantas portas o router tem, mas as Meoboxs ocupam as entradas do router, certo?
Se eu mandar instalar duas Meoboxs vão ocupar as duas entradas do router e se eu quiser ligar outros três pc´s através de cabo Ethernet como faço? Como um switch e ligo a uma das portas e depois nessa porta ligo a segunda MEOBOX, juntamente com os meus outros três pc´s?

Agradeço a quem me puder ajudar a esclarecer este assunto.

Muito obrigado!
16 RESPOSTAS
Membro criostage
Membro

Re: Dúvidas com MEO FIBRA e Internet (switch)

O router tem 5 portas (1 WAN k n podes usar, 4 LAN para as boxes e PC's), quantas mais boxes tiveres menos PC's podes ligar directamente. O que podes fazer é ligar um Switch a uma das portas do router, criando assim uma "extenção" da tua rede por cabo, não te eskecas e que com este senário ocupas sempre 1 porta no router e uma porta no Switch, que é o cabo que liga os 2 aparelhos e permite que os PC´s ligados no Switch tenham IP privado e acesso á internet. tens este cenário assim, e não n fui eu que fiz a imagem =p
Membro warpower
Membro

Visitante Júnior nf76
Visitante Júnior

Obrigado pelas vossas respostas!

criostage, só não percebi ao que te referes quando falas em IP privado. Fico com alguma limitação ou alteração nas configurações da net? Desculpa a minha ignorância.

Pelo que percebi, os routers da MEO Fibra têm 4 portas LAN. Julgo ter visto há pouco tempo, no site da MEO Fibra, que os routers só tinham duas portas LAN. O telefone também ocupa uma das portas LAN do router? Sendo assim instalava as duas box´s, o telefone, tudo isto já ocuparia 3 portas LAN e na quarta ligava o switch para depois ligar lá os três pc´s. Podia fazer assim? Podia ligar uma das box´s ao switch ou para o efeito que pretendo tanto dá? É que estou com receio que depois de instalar o switch seja necessário fazer alguma configuração especial de ip´s fixos nos pc´s ou algo do género.

Obrigado mais uma vez!
Membro paulosousa
Membro

Isso dos telefones usarem uma porta LAN não me parece, que eu conheça so usam portas rj11 e não rj45 que são as portas LAN. Se tiver errado alguem que me corriga, mas tenho noção que seja assim como eu disse! Cumprimentos!
Moderador
Moderador

Existem telefones que usam RJ45...por exemplo telefones IP

GreenHead

Moderador MEO Fórum

Visitante Júnior nf76
Visitante Júnior

A quem me puder ajudar a esclarecer as dúvidas do meu último post, eu agradeço! É que dependendo destes factores eu irei optar ou não por instalar o MEO FIBRA em minha casa. Não esqueçam que, neste caso, estou a falar do serviço MEO FIBRA. Mais uma vez muito obrigado pelas vossas dicas!
Membro paulosousa
Membro

Existem telefones que usam RJ45...por exemplo telefones IP Ah os IP's nunca usei nenhum por isso não conhecia, pensava que o voip usavam as portas rj11 , afinal também da em rj45
Membro warpower
Membro

A quem me puder ajudar a esclarecer as dúvidas do meu último post, eu agradeço! É que dependendo destes factores eu irei optar ou não por instalar o MEO FIBRA em minha casa. Não esqueçam que, neste caso, estou a falar do serviço MEO FIBRA. Mais uma vez muito obrigado pelas vossas dicas! sem problema algum, podes atirar-te de cabeça e depois compras um switch. se não te agradar o serviço podes sempre desistir dele depois. Mas duvido que desistas. WP
Visitante Júnior nf76
Visitante Júnior

Muito obrigado Warpower. Já agora o que me aconselham? Eu tenho a CLIX para telefone e net e Cabovisão para televisão. Rescindo só os contratos depois da instalação da Meo Fibra ser feita em minha casa? Tendo a net da CLIX, ela fica desactivada a partir do momento em que vierem instalar a MEO FIBRA ou só fica desactivada quando eu rescindir contrato? Obrigado pelas vossas preciosas dicas!