Como restaurar acessos RootUser e permissões num router TG784n (10.2.1.L)

Como restaurar acessos RootUser e permissões num router TG784n (10.2.1.L)

Visitante Júnior Renato_NG
Visitante Júnior

Re: Como restaurar acessos RootUser e permissões num router TG784n (10.2.1.L)

Caro ner0

Antes de mais, agradeço-lhe pelo seu trabalho e pelo interesse neste tópico.

Iniciei este procedimento e fui até ao passo 3, onde me deparei com a mesma dificuldade do @raposapt , ou seja, o meu router apesar estar como um TG784n V3 (10.2.1.L), parece que deve ser um TG784n. Depois de ter constatado isso, fiz-lhe reset de fabrica para começar de novo a restaurar o acesso rootuser. Entrei novamente por telnet, com o mesmo user (sumeo) e agora diz-me que o 1º comando (:system ra instadd name=remoteaccess) é desconhecido (unknown command). No entanto o comando seguinte (:system ra list) funciona.

Será que ao fazer reset ao router os senhores (amigos) da MEO, tendo-se apercebido que alguém já tinha contornado as limitações impostas por eles,  eliminaram este comando do firmware do router???

O interface do router continua a dizer que está na versão 10.2.1.L

Mais uma vez obrigado

Assessor Júnior ner0
Assessor Júnior

Olá @Renato_NG 

Após ler a sua mensagem, fiquei na dúvida se chegou a conseguir ganhar acesso RootUser.

Tenha em atenção que para a versão TG784n (que não seja v3) é necessário fazer login remotamente (parte 3) com um código diferente para o utilizador "nauser" (visível clicando no link Referência explícita (Spoiler) por baixo do código original para o v3).

Em relação ao primeiro comando, na parte 2, pode ter dado erro porque se calhar o reset não terá sido efetuado corretamente.

Isto porque apenas é necessário executar o comando uma única vez para criar o grupo "remote access" e ao fazer um reset corretamente o comando voltaria a ser necessário e não daria erro. Em todo caso, não era necessário ter feito um reset ao router, é sempre possível refazer todos os passos mesmo que alguns possam vir a dar algum erro como no caso que descreveu.

Visitante Júnior Renato_NG
Visitante Júnior

Olá novamento ner0.

Já ultrapassei a dificuldade anterior e continuei. Mas ainda no passo 3, depois de entrar remotamente na página do router, o acesso remoto estava desactivado (??). Fui ao acesso remoto e activei, tendo sido criada um utilizador chamado "tech" e uma password aleatória que anotei. depois desactivei o acesso remoto e ao tentar entrar localmente no router por telnet, pediu-me o user (tech) e a password que havia anotado, mas dá uma erro que não tenho tempo de ler e fecha a consola de telnet.

Peço desculpa, sou um pouco newbie nestas coisas e não quero ser aborrecido, mas agora sinto que estou perto de resolver este nó.

Obrigado

Assessor Júnior ner0
Assessor Júnior

Lamento mas não consigo perceber o que se passa no teu caso, penso que algum passo não te estará a correr bem.

Para entrares remotamente no router o acesso remoto tem de estar ativado, nem sequer te aparece a página de login com ele desativado portanto logo aí algo está mal. Se quiseres mais ajuda manda-me me uma mensagem privada com o teu endereço de e-mail de Skype.

Novo Membro opsapo
Novo Membro

Boas,

Segui o tutorial mas no passo onde deveria aparecer a password do user Debug não me aparece nada...

É possível ajudar? Obrigado desde já.

Assessor Júnior ner0
Assessor Júnior

Podes mostrar um screenshot do que te aparece?

A página que mostras no screenshot acima não é a página de assistência remota, de acordo com o link que está indicado no tutorial.

NOTA: Além disso, não percebo porque razão estás a seguir este tutorial visto que tens a versão 10.2.1.D do firmware.

Principiante rfilipeg
Principiante

Ora boas.

Precisava de ajuda, tentei fazer como referido acima e estava tudo a correr bem só que, não percebi bem a coisa de fazer login remotamente e pus-me a mexer. Agora não consigo aceder a 192.168.1.254.

Por telnet diz "no more sessions"

"Perdeu-se a ligação a ligação ao sistema anfitrião"

Alguém me ajude como resolver isto.

Moderador
Moderador

Olá @rfilipeg

Ao fazer login remotamente terá de usar o endereço IP da sua ligação de Internet, ou seja o endereço que os servidores da MEO lhe atribuem da WAN, e não o do router MEO na LAN (rede local).

Tambem não conseguiu aceder pela LAN ao router MEO? Lembre-se que pela LAN deve introduzir o habitual user, "Sumeo". Talvez esteja tambem definido, um timeout de acesso demasiado longo. Experimente reiniciar o router MEO, desligando-o da corrente electrica e ligando de novo.

Se diz ter "mexido" na configuração, pode ter alterado algo que não devia, se não souber o que corrigir e reiniciar o router MEO não resultar, aconselho-o a repor as definições de fabrica (através do botão reset) e tentar novamente os procedimentos do tutorial.

Saiba como fazer reset ao TG784n, na página 104 do seguinte manual:

https://conteudos.meo.pt/meo/Documentos/Manuais/Routers/Manual-Router-TG784nv3.pdf

Atentamente,

NeoPT
Moderador MEO Fórum
Principiante rfilipeg
Principiante

Ora boas @NeoPT

No problema referido acima eu não me expliquei bem. Não consigui entender bem este passo..."Parte 4.
Entrar no router localmente através de Telnet com o utilizador Debug e a palavra-passe aleatória que foi recuperada anteriormente na página de acesso/assistência remota."

Os passos que fiz e que tentei para este passo foram, 

-> telnet 192.168.1.254

Depois pede-me o Username e Password e é aí que começam as dúvidas. Tenho de colocar o sumeo para entrar no menu?

Será que pode detalhar os passos para esta Parte 4?

Desde já obrigado.

Moderador
Moderador

Muito bem. Nesse caso, antes de mais, tome especial atenção ao que está descrito no final da parte 3:

ner0 escreveu:

...Estará também visível a palavra-passe aleatória que foi atribuída ao utilizador Debug, toma nota dessa palavra-passe uma vez que irá ser imprescindível no passo seguinte...

No passo 4, deverá entrar na página web do router MEO, com o user "Debug" e imtroduzir a palavra-passe aleatória que foi apresentada no passo anterior. Depois poderá alterar a palavra-passe para outra mais conveniente ou criar um novo 'Rootuser', em "Ferramentas > Gestão de Utilizadores".

Atentamente,

NeoPT
Moderador MEO Fórum