Como colocar o Technicolor TG784n a dar ip's dinamicos na Wireless

  • 30 December 2014
  • 11 respostas
  • 9504 visualizações

Bom Dia , foi-me feita a instalação á poucos dias e depois de entrar pela Administração do router verifiquei que ele está a dar Ip's fixos aos equipamentos que se vão ligando a ele , coisa que não quero porque neste momento tenho vários equipamentos que não consigo distinguir porque estão com o Mac adress e entrei no modo de editar e alguns estão inactivos ora se o equipamento der ips dinâmicos sempre que alguém se liga ele dá-lhe um ip disponivel , quando se desliga o equipamento devia desaparecer. Já tentei tirei a flag aonde diz ip fixo mas não deu resultado !!! Alguém me pode dar essa informação. Obrigado

11 respostas

Reputação 7
Crachá +23
boas


 


tens de entrar com um root user...para poder apagar os equipamentos...


 


no entanto irá sempre associar um IP a um MAC....se tiveres root user podes associar um IP a cada MAC da tua escolha...
Obrigado
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@vsilvaps 


 


Para obter a atribuição dinamica de IP's,  aceda ao router MEO por telnet (telnet 192.168.1.254), com o user 'sumeo' e introduza os seguintes comandos:


 


code:
dhcp server config state=disabled
dhcp server lease flush
dhcp server pool config name=LAN_private state=enabled allocation=dynamic
dhcp server config state=enabled
saveall
system reboot

 


Só mesmo por telnet. Não consegui achar correspondência com a pagina web do router MEO.


 


No entanto, note que apesar desta mudança de configuração, apenas os endereços IP serão atribuídos de forma dinâmica e não haverá impacto na visualização dos hosts (nomes dos dispositivos), na Rede Doméstica. Essa lista dispôe de um controle independente, nestes routers.


 


Se, por outro lado, pretender configurar um tempo limite diferente de reserva para um endereço IP, ou obter sempre o mesmo endereço IP sem qualquer limite:


 





 


Entre na pagina web do router MEO - http://192.168.1.254 - e, em "Início > Rede doméstica > Interfaces", clique em "LocalNetwork" e depois, no canto superior direito, em "Configurar".


 


Em baixo, nas "Pools DHCP" (DHCPv4), editar a pool com nome 'LAN_Private' e escolher o tempo de lease (reserva) desejado, ou simplesmente activar a opção "Fornecer sempre o mesmo endereço aos clientes DHCP", para obter tempo de reserva infinito. Clique 'Aplicar' no fim. Clique em 'OK', para confirmar e reiniciar o router.


 


Alternativamente, por telnet:


code:
dhcp server config state=disabled
dhcp server lease flush
dhcp server pool config name=LAN_private state=enabled allocation=automatic leasetime=0
dhcp server config state=enabled
saveall
system reboot

 


 


De volta à questão dos hosts, se tem, no router MEO, a Rede Doméstica num "caos" pode ainda usar os seguintes comandos telnet para, mais facilmente:


 


Limpar por completo a lista de hosts (dispositivos)


code:
hostmgr flush

 


Eliminar um dispositivo de cada vez (por endereço MAC)


code:
hostmgr delete mac_addr=xx:xx:xx:xx:xx

 


Impedir que o router MEO adicione mais dispositivos à lista


code:
hostmgr config state=disabled

 


 


Atentamente,
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


esta desconhecia...mais uma para relembrar...
Obrigado , pela sua resposta , mas ontem estive a ver as configurações e no que diz respeito ao tempo de lease está para uma hora, no entanto a situação que eu não compreendo é que sempre que um equipamento é identificado pelo router fica registado sempre com um IP fixo, e depois chegamos lá e vimos por exemplo 20 aparelhos android que supostamente deviam ser só 5 porque lá em casa só existem 5 (felizmente) e supostamente sempre que um aparelho se desliga da rede(Router) ao fim de uma hora devia desaparecer da lista, mas não fica como inactivo.


Ontem voltei a apagar todos os inactivos , hoje quando chegar a casa de certeza que vão lá estar os 20, não percebo, já trabalhei com vários router e sempre que alguém entra fica registado e ganha um IP novo, quando alguém sai desaparece, para mim  isto é que é IP dinâmico, vou ter de apertar com a Meo.


Para além disso reparei que o máximo de velocidade na Rede Wireless que nas configurações do router apresenta é sempre 65Mbps, embora que por rede já apanhei 90Mbps , supostamente ele devia dar os 100Mbps , tanto pela rede como por Wireless. O que posso fazer ? Existe ou situação o canal por defeito é o 6 não sei se é o melhor ?
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


supostamente o router consegue velocidades de 130Mb mas isso seria em condições sem qualquer tipo de interferencias...
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@vsilvaps 


 


Note que ao usar a atribuição dinamica, como exemplificado no post anterior, os endereços IP não usados são imediatamente e efectivamente libertados, no momento em que um dispositivo abandona a rede local.


 


Como referi antes, a lista de anfitriões (hosts) tem um gestor próprio, que é idependente do controlo do DHCP. Cada anfitrião novo na rede é adicionado à lista, no momento que lhe é garantido o acesso à rede local e, quando esta é por ele abandonada, o mesmo, permanece sempre na lista até ser apagado manualmente, ou por reset ao router MEO - este é o funcionamento normal do router, observado por mim. A menos que a Thomson/Technicolor, lance um firmware diferente nada irá mudar em relação a isto. O que não creio que vá acontecer, pois a maioria dos modelos que a MEO distribui, foram descontinuados.


 


Supostamente, apenas os dispositivos a que garantiu acesso deviam figurar nessa lista. Se diz que outros, estranhos, estão a surgir, então deve imediamente rever as suas configurações de encriptação e segurança da rede, sobretudo trocar a chave de rede em uso.


 


Se combinar as soluções que lhe apresentei com a que o @@@NeoPayne sugeriu, do controlo de acesso por endereço MAC, terá esse problema resolvido, com um pouco mais de "suor", sim, mas resolvido de vez.


 


Sobre o Wi-fi do router MEO consulte: http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Wireless-no-Router-Thomson-TG799vn/m-p/22376/highlight/true#M9680


 


Atentamente
Bom dia


Ontem depois de ler este ultimo do moderador NeoPT, fiz dois testes simples , em primeiro lugar verifiquei o sinal do router da meo 65Mbps, a seguir fui ao quarto aonde tenho o AP da SMCWEB-N sinal com 135Mbps, está ligado á porta gigabyte do router da MEO.


Em seguida tentei criar utilizadores por telnet não deixa conforme script colocado aqui no forum , diz que me falta a password, existe um utilizador criado para além do MEO que o Administrator mas tem os mesmos privilégios , isto é quando coloco Menu na sessão telnet, para alé de me aparecer um pouco desconfigurada e não me deixa andar nos submenus para ir ao wireless.


Se houver alguem que me possa ajudar agradecia , porque ainda não percebi o barramento do wireless nos 65Mbps !!!


Tentei também entrar com os outros utilizadores com privilégios de rootuser e neste router não dá acesso.


Obrigado


 
Reputação 6
Crachá +10
Olá @@@vsilvaps 


 


O tutorial - Thomson tg799vn solucao velocidade wireless presa nos 65mbps - apenas foi testado com sucesso nos modelos TG7999vn e TG784nV3! É possível que não funcione com esse mais antigo.


 


A password pode não ser a correcta. Já tentou o exposto nos seguintes tópicos?


 


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Superusers-e-Passwords-Routers-MEO/m-p/2136#M1155


 


http://forum.meo.pt/t5/Equipamentos-Internet/Como-criar-um-RootUser-para-aceder-a-telnet-no-firmware-10-2-1-D/m-p/28653/highlight/true#M11531


 


EDIT: Ou então, como o seu TG784 está na versão 10.2.1.L, tente este user/password;


sumeo
bfd,10ng


 


Atenção: para visualizar correctamente a sessão telnet, terá de modificar as propriedades da janela da linha de comandos, nomeadamente, o 'tipo de letra', o 'tamanho da janela' e o 'tamanho da memoria intermédia do ecrã'. Clique com o botão direito do rato na barra de titulo, escolha 'Propriedades' no menu de contexto e, experimente o exemplificado abaixo, ou outra combinação que lhe pareça melhor.


 





 





 


Atentamente,
O meu supostamente é o mais moderno é o Technicolor TG784n v3, já tentei as passwords todas nenhuma dá.


No sábado esteve lá a pessoa que me montou o sistema e trocou-me o equipamento por outro, quando este arrancou a primeira vez e eu entrei na administração o sinal wireless estava nos 130Mbps, passados alguns segundos voltou para os 65Mbps. Para mim existe uma restrição no firmware , estive a testar todas as portas ethernet nenhuma delas chega aos 100Mbps , nem mesmo a porta gigabyte, tenho agendado a ida dos tecnicos para quarta feira, vou ver o que eles vão fazer.


Não sei se pode ser mas acho que o Meo Wifi esta a tirar 65Mbps ao meu acesso.


Obrigado
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


como já foi dito anteriormente


 


O tutorial - Thomson tg799vn solucao velocidade wireless presa nos 65mbps - apenas foi testado com sucesso nos modelos TG7999vn e TG784nV3! É possível que não funcione com esse mais antigo...


 


é só seguir os passos e fazer novo user com permissoes de superuser...ja o fiz no 799 e num v3...

Responder