Como a fibra chega até casa?

Como a fibra chega até casa?

Visitante Júnior rasp
Visitante Júnior

Re: Como a fibra chega até casa?

Boas,

Esse PDO é da NOS

Moderador
Moderador

boas

pelo que me lembro é proibido colocar insfrastruturas de telecomunicações nos postes electricos...assim que a EDP saber disso vai dar bosta...

Visitante Júnior rasp
Visitante Júnior

Boas,

"pelo que me lembro é proibido colocar insfrastruturas de telecomunicações nos postes electricos...assim que a EDP saber disso vai dar **bleep**..."

Boas,

Sei que não tenho qualquer autoridade aqui no fórum, mas há que ter cuidado quando se faz afirmações desta natureza e se é moderador.

Deixo aqui o meu pequeno contributo.

É perfeitamente legal utilizar redes não dedicadas para o transporte de serviço de telecomunicações, TODOS os operadores o fazem.

Para construir uma rede é necessário o parecer e autorização de várias entidades as coisas não aparecem do dia para a noite. Quem tiver formação ORAP sabe bem do que estou a falar. Um dos maiores distribuidores de redes de fibra óptica em Portugal é a REFER que utiliza as condutas e passagens aéreas para passar os cabos de FO para todos os operadores.

Os postes de Betão há mais de 20 anos que são utilizados por todos os operadores, o que acontece atualmente é que os principais operadores de retalho constroem infra-estruturas próprias e alugam as infra-estruturas uns aos outros incluindo a REN e EDP.

A única alteração é que a equipa técnica  que sobe a um poste misto (electricidade/telecomunicações) tem de estar munida de escada cujo o ultimo lance tem de ser em fibra.

Tal como as fotos postadas os cabos de FO passam 1,5m abaixo dos cabos eléctricos, não existe qualquer problema as redes de FO são passivas e a proximidade de electricidade não tem qualquer influência.

Moderador
Moderador

boas

então vou dar a minha experiencia que me passou pelas mãos 2x...casos distintos com o mesmo problema...

num acidente de carro que mandou um poste de electricidade a baixo e por sua vez mandou algumas dezenas de clientes a baixo...o PD estava instalado no poste electrico...foram colocar o poste novo e quiseram montar o PD que la estava no poste, foram impedidos pela propria EDP, argumento utilizado os postes são insfrastruturas da EDP e não se pode usar a insfrastrutura alheia...a PT foi obrigada a fazer uma nova passagem com um poste novo que ainda por cima estava previsto em projecto...alguem resolveu cobrar um poste e usar insfrastruturas alheia...

na 2ª situação...foi o responsavel de zona da propria PT que fez queixa da equipa de cabos (sub-contratada) que tinha instalado uma serie de PD's nos postes electricos...grande multa que essa empresa levou...

falo por conhecimento proprio e experiencia em algumas situações...é proibido a instalação de infrastruturas de telecomunicações sem ser em infrastruturas proprias para o efeito, especialmente em postes que fazem passagem de electricidade...estou a falar expecialmente em infrastruturas para o cliente final...e só para terminar...a PT não instala poste de betão...são e sempre serão postes de madeira...se por acaso aparecer algum foi alguma empresa que o instalou sem a PT saber...podes confirmar com qualquer tecnico

Visitante Júnior rasp
Visitante Júnior

Boas,

Existe uma grande diferença entre PD e PDO

Aquilo que eu disse e reafirmo é que as redes de FO são construidas quer nos traçados de telecomunicações quer sob os traçados das redes electricas por todos os operadores de retalho

em caso de duvida posso facultar o manual de certificação ORAP desde que o mesmo não seja publicado.

Moderador
Moderador

boas

seja o que for...PD ou PDO...a PT não instala infrastruturas sem ser em postes de madeira e com o seu proprio projecto...nunca vai depender de outros projectos no qual não tem controlo...é uma questão de logica...

o que os outros fazem...sinceramente pouco importa...se a EDP resolver mudar o poste de sitio não vai esperar que a operadora que usa a sua infrastrutura faça alguma coisa...muda de sitio e os outros que se desenrasquem...isso não faz qualquer sentido...eu nunca iria correr esse tipo de risco...

Visitante Júnior rasp
Visitante Júnior

Boas,

Já vi que está formatado para uma e só uma verdade,  rede partilhada diz-lhe alguma coisa?

A Meo e a Vodafone tem partilha da rede em algumas zonas, se duvidas houver basta ir ver algumas zonas de lisboa que ao abrir as tampas dos PDO da VDF encontra lá dentro as cassetes da Meo (o contrario também é valido), nessas zonas e ao contrário do que pensa o dono da rede é a Vodafone.

Contínuo disponível para lhe facultar o manual de certificação para acesso a postes, nele pode encontrar toda a informação sobre redes de FO, acesso utilizado, tipologia de rede e por aí fora.

disponha

Moderador
Moderador

boas

claro que sei...as plataformas são iguais com o mesmo fornecedor tecnologico (microsoft)...faz todo o sentido que façam a partilha da infrastrutura de telecomunicações...que eu saiba nem a Meo nem a Vodafone tem infrastruturas electricas...e é só disso que falo...infrastruturas de telecomunicações não se misturam com infrastruturas electricas...e as infrastruturas de telecomunicações só são montadas em postes de madeira...não percebo a confusão...

Visitante Júnior rasp
Visitante Júnior

NeoPayne escreveu:

boas

claro que sei...as plataformas são iguais com o mesmo fornecedor tecnologico (microsoft)...faz todo o sentido que façam a partilha da infrastrutura de telecomunicações...que eu saiba nem a Meo nem a Vodafone tem infrastruturas electricas...e é só disso que falo...infrastruturas de telecomunicações não se misturam com infrastruturas electricas...e as infrastruturas de telecomunicações só são montadas em postes de madeira...não percebo a confusão...

Vou deixar de tentar explicar,

Perca algum tempo a ler informação sobre o assunto.

Cumps.

Visitante Júnior rasp
Visitante Júnior

Simbologia

PE =ponto de entrada