Como a fibra chega até casa?

  • 21 November 2010
  • 35 respostas
  • 16872 visualizações

  • Estagiário Sénior
  • 19 respostas
Boa tarde, gostaria de saber como é que a fibra da MEO chega até nossa casa... Vem pelos postes, ou só pelas condutas? Se só for pelas condutas penso que há zonas que nunca terão fibra... Ligaram para um colega meu que vive na freguesia ao lado, a dizer que a fibra chegava neste mês ou até Março...

Agradecia resposta...

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

35 respostas

Olá, Aliás a fibra da PT, passa pelos mesmos sitios do cobre. Até a data já vi na rua as caixas pretas nas paredes dos prédios e também nos postes na zona de vivendas.
Não se justifica é que em 2 ruas paralelas uma á outra, uma tenha e outra não, como a minha, e ainda exista fibra no inicio da minha rua, no fim e no resto não, claro está que falo de zona de vivendas e não de prédios, que até nisso fazem discriminação. Estão muito lentos no resto da cobertura de fibra, os Srºs Engºs da PT andam a dormir na baliza..
Quando virem um Poste/parede ou dentro dum prédio uma caixa a dizer "PDOXXXX" podem ter ou estao quase a ter fibra...

A fibra entra em casa através de um cabo, dependendo do tipo de habitação, prédio ou moradia.
Basta ter um símbolo amarelo no PDO para saber que já têm fibra ou terão brevemente.
Eu ainda não tenho, sou da Lousã, parece que ainda vou ter que esperar.

Gostava de no fim do ano ter fibra, porque agora estou com 4Mb e para fazer downloads, carregar vídeos do YouTube e ainda partilhar a Internet com 2 portáteis é um tormento.
Atenção que as caixas com letras amarelas são PD de cobre! as caixas com letras vermelhas são PD de fibra... A vodafone usa letras amarelas para distinguir os seus PDO, que são muito iguais aos da PT
Fibra da PT em cima, cobre da PT em baixo

http://i46.tinypic.com/sfjvi0.jpg
Bem explicado
Quando virem um Poste/parede ou dentro dum prédio uma caixa a dizer "PDOXXXX" podem ter ou estao quase a ter fibra...

A fibra entra em casa através de um cabo, dependendo do tipo de habitação, prédio ou moradia.

Desculpa discordar da afirmação, conheço locais que têm o PDO da PT na entrada do prédio desde Maio de 2010 e hoje não instalam fibra nessas habitações, segundo o que me disseram, apesar de os cabos de fibra estarem passados e ter os respectivos PDO´s ainda não estão alimentados.

Isso é tudo muito relativo, também conheço locais em que numa semana passaram a fibra e colocaram os PDO´s e na semana seguinte estavam a instalar em casa dos clientes.

Só mesmo quem está no meio ou que tenha conhecimento poderá falar sobre o assunto.
Desculpa discordar da afirmação, conheço locais que têm o PDO da PT na entrada do prédio desde Maio de 2010 e hoje não instalam fibra nessas habitações, segundo o que me disseram, apesar de os cabos de fibra estarem passados e ter os respectivos PDO´s ainda não estão alimentados.

Isso é tudo muito relativo, também conheço locais em que numa semana passaram a fibra e colocaram os PDO´s e na semana seguinte estavam a instalar em casa dos clientes.

Só mesmo quem está no meio ou que tenha conhecimento poderá falar sobre o assunto.

Isso é verdade, assim como instalarem Fibra nas ruas, mas só em metade, mais uma vez são as empresas, neste caso a PT a trabalhar para a fotografia.........
Crachá +1
Participo neste forum pela 1ª vez. O meu caso é que na rua principal da aldeia já tem fibra, mas nas adjacentes não há. no meu caso dizem que já tem fribra, marco a instalação e o técnico diz que não podem instalar. mas porquê?. A cx PDO fica a uns 700 metros e dizem que não podem. Já marcaram umas seis vezes a instalação e é sempre assim, no dia recebo uma mensagem dizendo que não é possivel.
Reputação 5
Crachá +15
Boas


 


       Existem duas situações destintas, primeira situação existe um cabo de fibra a chegar a povoação , a um concentrador de fibra, mas a central ainda não pode distribuir fibra direta, o que quer dizer que a partir do concentrador de fibra para os clientes a ligação é sobre cobre norma ADSL, segunda situação os clientes recebem fibra directa em casa , o cabo de fibra vai até casa do cliente  terminando num Equimento ONT ,  verifique se puder com outros clientes da povoação se alguem tem efectivamente fibra até casa.
Reputação 7
Crachá +23
Boas


 


mfgc, nao existem duas situações distintas...só existe uma...o cabo de fibra a entrar na casa dos clientes...


 


o concentrador que falar é a chamada central remota...por norma pode ser alimentada por fibra ou ate nao...mas dai para a frente ser o cabo de cobre alimentar os serviços dos clientes nunca foi nem sera considerado serviço de fibra...
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


JoaquimCampos, estando a 700m de distancia do PDO nao me parece que alguma vez iram colocar um cabo de fibra dessa distancia para 1 cliente...


 


eu tenho um problema maior que o teu...a minha rua tem fibra mas o meu predio nao tem...estou a 50m do PDO e nao tenho fibra...


 


se é aceita a instalção no portal é porque existe erro de cadastro ou entao poderá estar previsto a extenção das linhas...eu sei que tenho projecto para o predio a 3 anos e o PDO nao existe no predio...


 
Reputação 5
Crachá +15
NeoPayne escreveu:

Boas


 


mfgc, nao existem duas situações distintas...só existe uma...o cabo de fibra a entrar na casa dos clientes...


 


o concentrador que falar é a chamada central remota...por norma pode ser alimentada por fibra ou ate nao...mas dai para a frente ser o cabo de cobre alimentar os serviços dos clientes nunca foi nem sera considerado serviço de fibra...



Caro NeoPayne, 


 


Eu nunca disse que era considerado fibra , ate sou muito claro ,  especifiquei que a ligacao  a partir do do concentrador/extencao da central , que voces batizam de central remota , seria sobre cobre norma ADSL, isto apenas para se perceber do que se estava a falar, a maior parte das pessoas quando veem uma bobine de fibra assumem que vao ter o servico de fibra em casa , nem sempre e assim como sabes.


        


        
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


como escreveste e para quem nao sabe estas a dizer que existem duas maneiras de ter a fibra...


 


só existe uma...quando a fibra entra em casa dos clientes...o que falas nada tem haver com o serviço de fibra
Reputação 5
Crachá +15
NeoPayne escreveu:

boas


 


como escreveste e para quem nao sabe estas a dizer que existem duas maneiras de ter a fibra...


 


só existe uma...quando a fibra entra em casa dos clientes...o que falas nada tem haver com o serviço de fibra



 


claro que uma extencao de fibra da central nada tem a ver com o serviço de fibra (mas a maior parte das pessoas nao sabe isso), trata-se apenas de um equipamento  para reduzir o comprimento do cobre entre a central e os clientes, possiblitando desse modo velocidades (sobre ADSL) mais altas, nalguns casos é a unica solução para para distribuir dados em povoações que estão muito longe da central.
PDOS com letras brancas, colocados em postes de eletrcidade de que operadora são?
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


postes de electricidade (cimento) ...transporta electricidade...postes de madeira leva telecomunicações...
Penso que estejas um pouco enganado...


Vê as fotos... achas que essa caixa(PDO) transporta eletricidade??
http://s22.postimg.org/okox0hkbl/IMG_20150606_204535.jpg


http://s11.postimg.org/u2ahhccrn/IMG_20150606_204226.jpg


http://s27.postimg.org/ez3uit36r/IMG_20150606_204125.jpg


 


Esse poste tem um mix de cabos, fibra e eletricidade....
Boas,

 

Esse PDO é da NOS

 

 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


pelo que me lembro é proibido colocar insfrastruturas de telecomunicações nos postes electricos...assim que a EDP saber disso vai dar bosta...
Boas,

"pelo que me lembro é proibido colocar insfrastruturas de telecomunicações nos postes electricos...assim que a EDP saber disso vai dar **bleep**..."

Boas,

Sei que não tenho qualquer autoridade aqui no fórum, mas há que ter cuidado quando se faz afirmações desta natureza e se é moderador.

Deixo aqui o meu pequeno contributo.

É perfeitamente legal utilizar redes não dedicadas para o transporte de serviço de telecomunicações, TODOS os operadores o fazem.

Para construir uma rede é necessário o parecer e autorização de várias entidades as coisas não aparecem do dia para a noite. Quem tiver formação ORAP sabe bem do que estou a falar. Um dos maiores distribuidores de redes de fibra óptica em Portugal é a REFER que utiliza as condutas e passagens aéreas para passar os cabos de FO para todos os operadores.

Os postes de Betão há mais de 20 anos que são utilizados por todos os operadores, o que acontece atualmente é que os principais operadores de retalho constroem infra-estruturas próprias e alugam as infra-estruturas uns aos outros incluindo a REN e EDP.

A única alteração é que a equipa técnica  que sobe a um poste misto (electricidade/telecomunicações) tem de estar munida de escada cujo o ultimo lance tem de ser em fibra.

Tal como as fotos postadas os cabos de FO passam 1,5m abaixo dos cabos eléctricos, não existe qualquer problema as redes de FO são passivas e a proximidade de electricidade não tem qualquer influência.

 
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


então vou dar a minha experiencia que me passou pelas mãos 2x...casos distintos com o mesmo problema...


 


num acidente de carro que mandou um poste de electricidade a baixo e por sua vez mandou algumas dezenas de clientes a baixo...o PD estava instalado no poste electrico...foram colocar o poste novo e quiseram montar o PD que la estava no poste, foram impedidos pela propria EDP, argumento utilizado os postes são insfrastruturas da EDP e não se pode usar a insfrastrutura alheia...a PT foi obrigada a fazer uma nova passagem com um poste novo que ainda por cima estava previsto em projecto...alguem resolveu cobrar um poste e usar insfrastruturas alheia...


 


na 2ª situação...foi o responsavel de zona da propria PT que fez queixa da equipa de cabos (sub-contratada) que tinha instalado uma serie de PD's nos postes electricos...grande multa que essa empresa levou...


 


falo por conhecimento proprio e experiencia em algumas situações...é proibido a instalação de infrastruturas de telecomunicações sem ser em infrastruturas proprias para o efeito, especialmente em postes que fazem passagem de electricidade...estou a falar expecialmente em infrastruturas para o cliente final...e só para terminar...a PT não instala poste de betão...são e sempre serão postes de madeira...se por acaso aparecer algum foi alguma empresa que o instalou sem a PT saber...podes confirmar com qualquer tecnico
Boas,


Existe uma grande diferença entre PD e PDO


Aquilo que eu disse e reafirmo é que as redes de FO são construidas quer nos traçados de telecomunicações quer sob os traçados das redes electricas por todos os operadores de retalho


em caso de duvida posso facultar o manual de certificação ORAP desde que o mesmo não seja publicado.
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


seja o que for...PD ou PDO...a PT não instala infrastruturas sem ser em postes de madeira e com o seu proprio projecto...nunca vai depender de outros projectos no qual não tem controlo...é uma questão de logica...


 


o que os outros fazem...sinceramente pouco importa...se a EDP resolver mudar o poste de sitio não vai esperar que a operadora que usa a sua infrastrutura faça alguma coisa...muda de sitio e os outros que se desenrasquem...isso não faz qualquer sentido...eu nunca iria correr esse tipo de risco...