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Controlar Serviços de Subscrição de Conteúdos

  • 14 April 2016
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Reputação 7
Crachá +26
PS: ATUALIZAÇÃO DE ECRÃS

Por vezes os serviços de Subscrição de Conteúdos são ativados sem que o utilizador se aperceba, acabando por dar conta desta ativação apenas quando nota um aumento na fatura do telemóvel.
É bastante comum navegar pela Internet e encontrar diversas aplicações apelativas que acaba por querer instalar no seu telemóvel. A verdade é que quando o faz, não sabe que em breve irá começar a receber SMS a falar de subscrições involuntárias ou simplesmente começará a notar que no seu saldo ou fatura da operadora de telecomunicações está a ser debitado um valor que não autorizou.



No MEO é possível prevenir esta situação de uma forma simples e rápida, diretamente na área de cliente my MEO.

Se tem um telemóvel MEO registado no my MEO, pode consultar as subscrições ativas e bloquear ou cancelar serviços de valor acrescentado, evitando assim surpresas na sua fatura.

Para ver, cancelar ou bloquear estas subscrições, deve seguir os seguintes passos:

  1. Entre no my MEO
  2. Escolha um produto do tipo Telemóvel ou Internet Móvel;
  3. Faça scroll down até à caixa das Subscrições - “Pagamento de Conteúdos Digitais” - clique em "Gerir".



Se tiver serviços de Subscrição de Conteúdos subscritos eles irão aparecer listados, assim como o histórico de subscrições dos últimos 6 meses. Entrando em cada uma das subscrições, tem toda a informação sobre o serviço subscrito, e caso pretenda pode cancelá-lo de imediato.


Por todas as alterações que forem feitas receberá notificações na área de mensagens do my MEO.





Veja também as recomendações da defesa do consumidor.

.

NOTA: Estas aplicações não são comercializadas nem geridas pelos operadores, apenas há um acordo para a cobrança das mesmas na fatura de telecomunicações.

Tópico fechado, já não permite mais respostas.

29 respostas

Boa tarde,

 

e na área de clientes empresariais(www.cliente.ptempresas.pt) como se faz para desactivar as subscrições. Não encontro essa opção.
Bom dia! Eu sei como activar/cancelar a subscrição de um canal premium, a minha dúvida é se há alguma maneira de impedir que o meu filho subscreva este tipo de canais (nomeadamente canais para adultos). É que ele subscreve o canal, eu cancelo a subscriçao e passado um tempo ele volta a activar o canal. Agora nem consigo cancelar a subscriçao pois diz que tem um periodo de 180 dias de fidelizaçao. Só daqui a 6 meses é que poderei cancelar??? Nao faz muito sentido. Agradecia que me ajudassem a arranjar uma soluçao de modo a que lhe seja impossivel subscreve-los pois ando todos os meses a pagar mais 10€. Obrigado.
Reputação 7
Crachá +26
Olá 


 


Pode controlar estas ativações através da colocação de um PIN diretamente na sua MEOBox.


Entre em MENU > DEFINIÇÕES > BLOQUEIOS


 


Dentro desta opção tem à escolha 3 possibilidades:


> PIN ADULTOS - para aluguer de canais de adultos


> PIN COMPRAS E ALUGUERES - para compras e aluguer de canais e filmes


> PIN CONTEÚDOS - para compra de apps e jogos


 


Escolha o bloqueio que pretende e o seu filho deixará de conseguir ativar canais indesejáveis.


 


Espero ter ajudao. Se ajudei, dê este posts como solução aceite e ajude outros com a mesma dúvida.
Obrigado, vou tentar. E há possibilidade de ser eu a escolher esse pin? Obrigado uma vez mais.
ola boa tarde,gostaria de saber qual o custo da instalação da nova box 4k,obrigado

 
boa noite , o meu filho subsreveu um canal para adultos a playboy , isto em dezembro quando fui as subscrições reparei e ele assumei que o fez , o problema e que não quero esse canal subscrito mas tem periodo de fedilização de 180 dias posso cancelar e vai ter algum custo ?
Reputação 7
Crachá +23
boas


 


se tivesses detectado no proprio dia...ainda seria possivel...


 


passado tanto tempo...tens de ficar com a fidelização até ao fim...
Bom dia, alterei o pin original do acesso a canais para adultos para um pin que só eu sabia. O que é certo é que ao voltar aos bloqueios deparei-me que alguem lá em casa conseguiu alterar o pin e está de novo o pin original, o 0803. Eu era a unica pessoa que sabia o novo pin. O que poderão ter feito na box que a fez voltar a assumir o pin original quando eu o tinha alterado? Agradecia uma resposta. Obrigado
Boa noite.
Recebi SMS de subscrição da todofun.
Já consultei a minha área de cliente, mas não tenho nada subscrito. Sou cliente empresarial, pelo que presumo que haverá uma segurança maior para prevenir estas situações.
Agradeço confirmação. Obrigado.
Ricardo Monteiro
Reputação 7
Crachá +24
Se na sua área de cliente não aparece nenhuma subscrição terá que contactar a MEO pelos canais habituais (area de cliente, 16200, loja) para obter mais informações e resolver isso. Quanto à maior segurança nestes casos para clientes empresariais tenho as minhas dúvidas que exista.
Bom dia Ricardo27,

A área de cliente não existe nenhum canal para desactivar ou inibir o recebimento destas sms, e também não é possível contactar os serviços MEO.
Num contrato empresarial, este bloqueio devia ser uma predefinição e não percebo porque assim não seja. É um telemóvel de uso exclusivamente profissional.
Conteúdos online, não vos compete controlar, mas com estas SMS o assunto é diferente.
Vou resolver este assunto, mas não estou contente com o vosso serviço.
Reputação 7
Crachá +24
Na sua área de cliente na secção Telemovel - Serviços - Outros Conteúdos – Subscrições e compras - Gerir pode verificar e cancelar possíveis subscrições que estejam ativas. Não lhe aparece nada?
Sendo empresarial ou não, eu sou da opinião, que esse tipo de subscrições/serviços deveria estar bloqueado sempre por defeito e apenas quem tivesse interesse é que desbloqueava. Infelizmente é exactamente ao contrário... Para finalizar informo só que não sou nada à MEO para além de um simples cliente como quase todos aqui no forum. Apenas tento ajudar da melhor forma que sei e posso.
Se eu nos serviços nao tenho outras subscrições isso significa que nao tenho subscriçoes ,

Vanessa_MEO escreveu:
Por vezes os serviços de Subscrição de Conteúdos são ativados sem que o utilizador se aperceba, acabando por dar conta desta ativação apenas quando nota um aumento na fatura do telemóvel. 

Agora é possível prevenir esta situação de uma forma simples e rápida, diretamente na Área de Cliente.

 

Se tem um telemóvel MEO registado na Área de Cliente, pode consultar as subscrições ativas e bloquear ou cancelar serviços de valor acrescentado, evitando assim surpresas na sua fatura.

 

Para ver, cancelar ou bloquear estas subscrições, deve seguir os seguintes passos:

  1. Escolha um produto do tipo Telemóvel;
  2. Aceda à tab “Serviços”.
  3. Em baixo na opção "“Outros Conteúdos – Subscrições e compras” clique em "Gerir".
 

 



 

 

 


porque eu aceitei uma subscriçao por semana e nao sei como retirá-la.Obrigado pela sua atenção.
Não encontro tal caminho na minha área de clieente...


Nem me aparece o meu telemóvel, mas diz que se encontra registado.


Reputação 7
Crachá +24
Sendo assim sugiro que contacte o 16200.
Boa noite,

Hoje a bem pouco tempo recebi a seguinte mensagem: "Subscricao do servico OkMovel concluida. Preco 3,49 Eur/semana (IVA incl) +Info 308803323 ou help@okmovel.com, okmovel.com"

Solicito a não cobrança deste serviço, tendo em conta que não realizei ativação de qualquer tipo de serviço, nem autorizei nada!!
Espero que resolvam esta situação o mais breve posível, desactivando um serviço que nunca foi pedido e solicitando a não cobrança deste tipo de serviços e, se possível, bloqueando-os para evitar este tipo de situação no futuro!!
Sem outro assunto de momento, com os melhores cumprimentos.

Arnaldo Santos
Reputação 7
Crachá +26
Olá parakuka,


 


Leia aqui neste tópico a forma como pode cancelar e impedir novas subscrições indesejáveis.
Olá
Não consigo registar o meu telemóvel porque ele já foi registado. Por isso não consigo cancelar uma subscrição que não fiz. Como posso fazer?
Reputação 3
Olá LourencoB,


 


Aconselhamos-lhe a consutlar o nosso tópico de ajuda "Como gerir um produto que foi registado na Área de Cliente por outro utilizador".


 


Quando lhe for atribuída permissão para gerir o produto, poderá então "Bloquear a subscrição de serviços de valor acrescentado através da Área de Cliente".


 


Consegui ajudar? Então marque este post como “Solução aceite” e ajude outros utilizadores com a mesma dúvida a encontrar a solução.


 


Obrigada, 


 
Ola, eu nao pareco que consiga encontrar estas opcoes, porque parece que o website tem um novo "lay out" podia me enviar um link para directar me ao sitio que eu possa cancelar a minha subscricao? por favor

Vanessa_MEO escreveu:
Por vezes os serviços de Subscrição de Conteúdos são ativados sem que o utilizador se aperceba, acabando por dar conta desta ativação apenas quando nota um aumento na fatura do telemóvel. 

Agora é possível prevenir esta situação de uma forma simples e rápida, diretamente na Área de Cliente.

 

Se tem um telemóvel MEO registado na Área de Cliente, pode consultar as subscrições ativas e bloquear ou cancelar serviços de valor acrescentado, evitando assim surpresas na sua fatura.

 

Para ver, cancelar ou bloquear estas subscrições, deve seguir os seguintes passos:

  1. Escolha um produto do tipo Telemóvel;
  2. Aceda à tab “Serviços”.
  3. Em baixo na opção "“Outros Conteúdos – Subscrições e compras” clique em "Gerir".
 

 



 

 

 

 
Exmos Srs

Venho por este meio acusar ter recebido a seguinte mensagem: "INFO: Voce esta subscrito no serviço Encontros Picantes por 4.99EUR/sem (IVA Incl). Info: 800780213 ou clientes@encontrospicantes.mobi"

e manifestar que não irei pagar o referido serviço, pelo otivos que asseguir indico:

- recebi a referida mensagem após um período de inatividade do telemóvel;

- desconheço tal serviço, nunca aderi ao mesmo e dei autorização a ninguém para que o fizesse;

- verifiquei que o telemóvel esta limpode qualquer site ou outra forma maliciosa de reotamente aceder a essa permisão;

- não existem quaisquer provas nem confirmações da minha parte na subscrição de quaisquer serviços.

Pelo exposto, a adesão só pode ter sido feita  pela própria MEO. Assim se compreende porque oferecem privilégios para a faturação eletrónica e pagamento automatizados por transferência bancária.

No vosso fórum existem várias referências e reclamações a subscrições igualmente vergonhosas desde novembro de 2015 (pelo menos); na sequência das mesmas dão instruções para cancelar o serviço, mas não referem a devolução dos valores "roubados". É absurdo que os Vossos serviços tenha ativado (por defeito) sequer a possibilidade de compra destes e outros serviços "extra plano" contratual por qualquer telemóvel incluído no mesmo. 

Já anteriormente paguei outros serviços do género subscritos por outro telemóvel de um dos meus filhos culpabilizando-o da subscrição - agora verifico que afinal foi indevida. 

Os Srs. deviam (pena é os serviços de justiça não funcionarem de forma eficaz) serem responsabilizados pelos danos morais e familiares que tais subscrições indevidas provocam.

Refiro também que nos termos do nº4 do artigo 9º da Lei de Defesa do Consumidor (Lei nº 24/96, de 31 de julho) venho solicitar a devolução mensalidades indevidamente cobradas. (artigo transcrito de seguida)

“Artigo 9.º-A 
Pagamentos adicionais
1 - Antes de o consumidor ficar vinculado pelo contrato ou oferta, o fornecedor de bens ou prestador de serviços tem de obter o acordo expresso do consumidor para qualquer pagamento adicional que acresça à contraprestação acordada relativamente à obrigação contratual principal do fornecedor de bens ou prestador de serviços. 
2 - A obrigação de pagamentos adicionais depende da sua comunicação clara e compreensível ao consumidor, sendo inválida a aceitação pelo consumidor quando não lhe tiver sido dada a possibilidade de optar pela inclusão ou não desses pagamentos adicionais. 
3 - Quando, em lugar do acordo explícito do consumidor, a obrigação de pagamento adicional resultar de opções estabelecidas por defeito que tivessem de ser recusadas para evitar o pagamento adicional, o consumidor tem direito à restituição do referido pagamento. 
4 - Incumbe ao fornecedor de bens ou prestador de serviços provar o cumprimento do dever de comunicação estabelecido no n.º 2. 
5 - O disposto no presente artigo aplica-se à compra e venda, à prestação de serviços, aos contratos de fornecimento de serviços públicos essenciais de água, gás, eletricidade, comunicações eletrónicas e aquecimento urbano e aos contratos sobre conteúdos digitais. “

Aguardo ainda solução e resposta por parte da MEO.
Crachá
Como não encontyro outro espaço, vou utilizar este!


Acabo de receber a factura de agosto e reparo que arbitràriamente eliminaram o explicativo da factura no que refere a extrato de chamadas efectuadas ! Acho que aproveitam para esconder ao cliente algo que não está correto ! Pretendo saber os gastos efectuados quando o montante ultrapassa o montante do pacote subscrito. De outro modo estou a ser facturado de qualquer coisa que não gastei! O seu a seu dono! A falta de explicativo obriga-me a suspender o pagamento por débito em conta!


Já não basta a falta de qwualidade da internet e agora aparece-me esta omissão que não se compreende!


Obrigado


Boaventura
Muito boa noite!

Após ter feito os passos discritos para cancelar as subscriões automáticas em geral e cancelar uma subscrição ativa, recebi as mensagens com o estado PROCESSADO das duas coisas. Mas após aceder novamente à pagina de GERIR, aparecem me as subscrições automáticas bloqueadas, mas a subscrição em curso mantém-se activa apesar de a ter cancelado.

O que significa? não estão inactivas?, tenho que fazer mais alguma coisa para a tornar inactiva?

 
Situação resolvida!

 

Obrigada
Muito obrigada pela ajuda.


Fiz todos os passos indicados e, agora sim, estou tranquila.


Hoje fui surpreendida com uma subscrição que não subscrevi e nem sequer conheço e foi só vir aqui e seguir as suas indicações.


Agradeço imenso.


Bom serviço!